A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalhando com Grupos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalhando com Grupos"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalhando com Grupos

2 A função social do educador é ser agente de transformação
A função social do educador é ser agente de transformação. Cabe a ele auxiliar na organização dos desejos e necessidades da população com a qual trabalha. Ele se constitui numa referência para a comunidade, participando da estruturação do movimento popular a partir do seu trabalho com os jovens. Sua função não se restringe ao trabalho com os grupos, mas também ampliá-lo para as famílias e comunidade em geral. O educador, no desempenho do seu trabalho com os grupos, é chamado de facilitador. O facilitador ajuda a descobrir caminhos, a pensar alternativas e a revelar significados. Não se trata de um condutor, pois na condução o outro é passivo, na facilitação o outro é ativo.

3 Esse processo exige uma formação continuada do educador.
No Peas Juventude temos grande empenho em formá-lo nas temáticas que são de interesse dos jovens alunos. Assim, teremos professores melhor preparados para lidar com as questões dos jovens e jovens melhor preparados para realizar escolhas mais assertivas para suas vidas, sendo protagonistas de suas ações.

4 Um dos propósitos da educação é promover a reflexão sobre os valores socialmente aprendidos e a superação de decisões e adaptações inadequadas à realização pessoal e coletiva. Nesse sentido, mudar significa aprender a ser e fazer de uma nova maneira: implica problematizar experiências e padrões de comportamento, questionar modelos e regras internalizadas e avançar na criação de formas diferentes de interpretar a realidade. É tornar-se capaz de ir além dos padrões pré-estabelecidos e encontrar o caminho da realização pessoal, que é único, pessoal e intransferível.

5 Todas essas questões são abordadas na formação do educador através do GDPeas – Grupo de Desenvolvimento do Peas. Pretendem preparar os educadores para o domínio mais seguro dos conhecimentos referentes à sua área de atuação e para uma compreensão mais adequada das questões relativas ao seu campo de ação. Nessa perspectiva, desenvolver-se profissionalmente significa adquirir novos conhecimentos e estar melhor preparado científica e tecnicamente para decidir sobre a melhor maneira de conduzir o seu trabalho.

6 Desenvolver-se profissionalmente significa:
tornar-se mais capaz de propor soluções originais aos desafios que enfrenta ou de fazer escolhas mais adequadas em cada situação; considerar de maneira nova o sentido e o valor do trabalho que realiza e os compromissos éticos da sua profissão; conhecer o que faz e dominar os métodos e técnicas para fazer melhor; sentir-se e tornar-se parte de um esforço coletivo de aprimoramento dos conhecimentos e dos meios que utiliza na sua profissão.

7 Mas isso não é algo a ser feito sozinho, isoladamente
Mas isso não é algo a ser feito sozinho, isoladamente. Ao contrário, devido à complexidade dos desafios a serem enfrentados, a melhor estratégia é procurar integrar-se a um grupo e constituir o que tem sido chamado de “comunidade de aprendizagem”, isto é, um grupo em que cada um orienta os demais e, ao mesmo tempo, discute temas de interesse comum, em um processo de mútua aprendizagem.

8 Dimensões essenciais do Desenvolvimento Profissional
A identidade profissional A inovação O protagonismo O compreender e o saber-fazer

9 SETE RAZÕES PARA A FORMAÇÃO DE UM GDPEAS
Ampliação do universo pessoal e social do educador Redimensionamento das relações pedagógicas Constituição de novos espaços de referência Desenvolvimento de relações de apoio mútuo entre os profissionais Constituição de uma personalidade coletiva Unidade na diversidade Aprendizado de estratégias de gestão


Carregar ppt "Trabalhando com Grupos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google