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Computador e Sociedade. Nome: Computador e Sociedade Carga Horária: 2 h/aula semanais Ano Letivo: 2010 Turma: 6º semestre Justificativa da disciplina:

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1 Computador e Sociedade

2 Nome: Computador e Sociedade Carga Horária: 2 h/aula semanais Ano Letivo: 2010 Turma: 6º semestre Justificativa da disciplina: Desenvolver no aluno visão crítica quanto às tendências da área da informática moderna e de novos conceitos sociais, capacitando-o para tomada de decisões dentro do contexto social contemporâneo. Objetivos: Apresentar, analisar e discutir novas tendências e alternativas para atuação na área de sistemas de informação e suas relações com a sociedade.

3 Metodologia: - Aulas expositivas, promovendo debates; -Estudos de casos individuais e em grupos; -Leitura de textos atuais com elaboração de resumos e debates dos temas apresentados. Recursos de Ensino: - Utilização do quadro; - Data show. Sistema de Avaliação: -Avaliação 1 (A1) e Avaliação 2 (A2) = cada avaliação vale de 0 a 10; -Questões de final de aula = bônus de 0,1 a 0,5 pontos para auxiliar na média bimestral;

4 Bibliografia Básica: STAIR, Ralph M., Princípios de Sistemas de Informação: Uma Abordagem Gerencial – 2ªed. Rio de Janeiro: LTC, NEGROPONTE, Nicholas, A VIDA DIGITAL - São Paulo: Companhia Das Letras, LAMOTTE, Sebastião Nunes, O PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA: ASPECTOS ADMINISTRATIVOS E LEGAIS. São Paulo: Sagra Luzzato, Bibliografia Complementar: DIMEN STEIN,G. O aprendiz do futuro: cidadania, hoje e amanhã. 8ªed. São Paulo: Ática, LITWIN, E. Tecnologia educacional. Porto Alegre: Artes Médicas, MORAIS, R. Filosofia da ciência e tecnologia. 6ª ed. São Paulo: Papirus, PAESANI, L. M. Direito de informática. 3a ed. São Paulo: Atlas, TAIRA, S. F. Informática na educação. São Paulo: Érica, 2000.

5 Construção de Valores

6 Quatro Principais Instituições: Instituição Família e Parentesco Instituições Religiosas Instituições Políticas Instituições Econômicas

7 Conceituação e Características Organização Social INSTITUIÇÕESASSOCIAÇÕES

8 Associações Mais Especializada Menos Universal Apresentam determinada adaptação às classes sociais

9 Tipos de Associações Participação de acordo com a posição social Ex: Clubes recreativos e sociedades secretas Clubes Igualdade de Profissão e Interesses afins Ex: Sindicatos, CREA Interesse Diferenças específicas como sexo e idade Ex: Associações Femininas, Grupos Juvenis Pessoais

10 Instituições São organizações ou mecanismos sociais que controlam o funcionamento da sociedade e, por conseguinte dos, mostram-se de interesse social, uma vez que refletem experiências quantitativas e qualitativas dos processos socioeconômicos. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

11 Instituições Estrutura relativamente permanente de padrões, papéis e relações que os indivíduos realizam segundo determinadas formas sancionadas e unificadas, com o objetivo de satisfazer as necessidades sociais básicas.

12 Características das Instituições FINALIDADE – satisfação das necessidades CONTEÚDO – padrões, papéis e relações entre indivíduos da mesma cultura ESTRUTURAÇÃO – coesão entre os componentes, mesmo padrão de comportamento VALORES – código de conduta

13 Instituição Família e Parentesco Dela depende a sociedade Básica Existe em todas as sociedades Universal CÉLULA MÃE (célula tronco) UNIDADESOCIALUNIDADESOCIAL

14 Parentesco homensmulherescriança Família SANGUE AFINIDADE

15 Funções da família SEXUAL REPRODUTIVA ECONÔMICA EDUCACIONAL ESCOLA: TRANSMITIR DE MODO FORMAL O CONJUNTO DE CULTURA, BUSCANDO O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE.

16 ECONÔMICA PASSADO: PRODUÇÃO E CONSUMO PRESENTE: FUNÇÃO DE MOVIMENTAR O SETOR DE CONSUMO REGRADO CONSUMISMO

17 EDUCACIONAL FUNÇÃO SOCIALIZADORA Transmissão da herança cultural e social / Linguagens, Costumes, Valores, Crenças Preparando a criança para o INGRESSO na Sociedade

18 FENÔMENO SOCIAL encontrado em todas as SOCIEDADES NÃO se BASEIA nas NECESSIDADES FÍSICAS DO SER HUMANO O HOMEM vive em 3 AMBIENTES Instituições Religiosas

19 ESTADO: organização que exerce AUTORIDADE sobre o seu povo, por meio de um GOVERNO supremo ESTADO implica GOVERNO ordem GOVERNO ESTADO Existem Governo sem Estado Instituições Políticas

20 ESTADO Parte ESSENCIAL da ESTRUTURA SOCIAL FUNÇÕES LIMITADO: aos aspectos exteriores da vida social Garantir a SOBERANIA Manter a ORDEM Promover o BEM ESTAR SOCIAL

21 Povo, Nação e Estado POVO: homogeneidade / agrupamento humano com cultura semelhante Ex: JUDEU (antes do Estado de Israel) NAÇÃO: povo (um ou mais) + território língua/etnia = reforça a unidade nacional ESTADO: nação politicamente organizada povo + território + governo (imposição)

22 Tipos de Estado TOTALITÁRIOSLIBERAIS SOCIAL- DEMOCRÁTICOS FORTE INTERVENÇÃO ESTATAL / LIBERDADE INDIVIDUAL MÍNIMA LIBERDADE e IGUALDADE / INTERFERÊNCIA MÍNIMA POSIÇÃO INTERMEDIÁRIA / INTERFERÊNCIA e LIBERDADE

23 FAMÍLIA Instituições Econômicas PRIMEIRA INSTITUIÇÃO ECONÔMICA BUSCA: SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES PRIMÁRIAS: ALIMENTAÇÃO, VESTUÁRIO, MORADIA URBANA RURAL COMÉRCIO CRESCENTE REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FAMÍLIA PERDE PARTE DE SUA FUNÇÃO ECONÔMICA

24 ORGANIZAÇÕES ECONÔMICAS NÃO CONTROLADA PELOS COSTUMES SUBMETIDAS À LEGISLAÇÃO PRÓPRIA CONTROLE GOVERNAMENTAL EMPRESAS FAMILIARES Ex. Pão de Açúcar Gerdau

25 O TRABALHO EM SOCIOLOGIA TRABALHO AMBIENTE ORGANIZACIONAL AMBIENTE SOCIAL Nesse CONTEXTO, o INDIVÍDUO PARTICIPA E INTROJETA COMPORTAMENTOS INTERAÇÃO AVALIAÇÃO REALIZAÇÃO

26 Por volta da década de 1950, quando surgiram os primeiros computadores digitais capazes de efetuar operações matemáticas complexas em grande quantidade, a sociedade passou a lidar com um novo bem, não menos valioso que os já conhecidos: A INFORMAÇÃO

27 Qual a diferença entre informação e dados?

28 Informações baseadas em computadores: –Utiliza-se de todos os componentes dos computadores para coletar, manipular, armazenar e processar dados em informação. –Um sistema de computador é um subsistema especial de um sistema de informação global de uma pessoa, organização, órgãos públicos, etc.

29 Qual as vantagens e desvantagens da utilização de computadores no processamento de informações?


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