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Avaliação Neuropsicológica

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Apresentação em tema: "Avaliação Neuropsicológica"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Neuropsicológica
Histórico da Neuropsicologia Funções Cognitivas Avaliação Neuropsicológica na Infância Bateria de Testes Caso Clínico WISC-III (Teoria e Prática)

2 O que é Neuropsicologia?
É a área da neurociência que visa o estudo da relação entre comportamento e funcionamento cerebral em condições normais e patológicas.

3 Histórico Hipócrates ( a.C.) e Cróton (século V a.C.) afirmavam que o cérebro, além de ser a sede da inteligência, regulava determinadas funções (Bear, Connors e Paradiso, 2002). “o cérebro é o órgão mais poderoso do corpo humano, sendo, além do mais, o intérprete da consciência”. (Hipócrates)

4 Histórico A contribuição de Broca
Definiu a “Afasia de Broca” ou “Afasia Motora”; Em 1861 descreveu o caso de seu paciente “Tan” – que era capaz de compreender a linguagem mas não de falar; Em 1865 Broca associou o hemisfério esquerdo com a produção da fala e com a idéia de dominância manual (Kandel, 2003). Paul Pierre Broca ( )

5 Histórico A contribuição de Broca
Definiu a “Afasia de Broca” ou “Afasia Motora”; Em 1861 descreveu o caso de seu paciente “Tan” – que era capaz de compreender a linguagem mas não de falar. Em 1865 Broca associou o hemisfério esquerdo com a produção da fala e com a idéia de dominância manual (Kandel, 2003). Paul Pierre Broca ( ) Região Frontal Inferior Posterior Esquerda

6 Histórico A descoberta de Wernicke
Definiu a “Afasia de Wernicke” ou “Afasia Sensorial”; Wernicke descobriu que lesões na região posterior esquerda do giro temporal superior resultavam em déficits na compreensão da linguagem. Karl Wernicke ( )

7 Histórico A descoberta de Wernicke
Definiu a “Afasia de Wernicke” ou “Afasia Sensorial”; Wernicke descobriu que lesões na região posterior esquerda do giro temporal superior resultavam em déficits na compreensão da linguagem. Karl Wernicke ( ) Região Posterior Esquerda do Giro Temporal Superior

8 Histórico O caso Phineas Gage Caso descrito por John M. Harlow;
Phineas sofreu um acidente de trabalho em 1848, quando uma barra de ferro de mais de 1m de comprimento atravessou frontalmente seu crânio (região órbito-frontal). A perda de parte dos lobos frontais passou a ser associada às funções mentais e emocionais que ficaram alteradas. Phineas Gage ( )

9 Histórico O caso Phineas Gage

10 Histórico O paciente H.M. Caso descrito por Scoville e Milner (1957);
Paciente tinha Epilepsia grave (refratária ), apresentava 10 crises por dia e foi submetido à cirurgia no lobo temporal mesial. Foi realizada uma ablação bilateral no lobo temporal mesial, sendo removidos hipocampo, amígdala, úncus, giro parahipocamal e córtex entorrinal. Resultados neuropsicológicos após a cirurgia: QI, percepção e pensamento abstrato aparentemente normais; MCP e memória implícita preservadas; prejuízo em memória episódica. Amnésia retrógrada parcial (três anos antes da operação) e amnésia anterógrada. Henry Molaison ( )

11 Histórico O Cérebro do H.M. após a cirurgia

12 Histórico Alexander Romanovich Luria (1902-1977)
Luria difundiu a idéia de sistema funcional:a importância de determinadas localizações cerebrais para o funcionamento cognitivo e comportamental; estudos realizados por meio de observações da correlação entre lesões em diferentes regiões cerebrais e disfunções cognitivas.

13 Funções Cognitivas Percepção – estudo das sensações. Para Luria, a percepção é um processo ativo de busca da correspondente informação, distinção das características essenciais de um objeto, comparação de características, criação de hipóteses apropriadas e posterior comparação dessa hipótese com os dados originais.

14 Funções Cognitivas Atenção – processo multifacetado, que requer uma percepção direcionada e seletiva à fonte de informação, possuindo duração determinada.

15 Funções Cognitivas - Atenção
A atenção possui três níveis de funcionamento: 1. Atenção seletiva: capacidade de focar e selecionar um determinado estímulo e ignorar vários outros que estejam viáveis no momento. 2. Atenção dividida: todos os estímulos são relevantes, porém, o organismo deve responder concomitantemente aos diferentes estímulos que são apresentados, que podem variar tanto em características espaciais quanto temporais. 3. Atenção sustentada: capacidade de estar em prontidão, por um período prolongado de tempo, para responder a determinadas alterações na situação de estímulos, ou ao aparecimento de um estimulo alvo específico.

16 Funções Cognitivas Linguagem – refere-se a toda e qualquer informação através da qual o ser humano se comunica pelo uso de sistemas de linguagem que se apresentam de diversas formas (linguagem verbal, visual, gestual, escrita etc).

17 Funções Cognitivas Memória – “Habilidade de adquirir,
reter e usar informações e conhecimentos”. (Baddeley, 1997) Tipos de memória: Memória de Curto e Longo Prazo Memória Operacional - Memória Episódica - Memória Semântica

18 Funções Cognitivas - Memória
MEMÓRIA OPERACIONAL Executivo Central Esboço Visuo-Espacial “Buffer” Episódico Alça Fonológica Semântica Visual MLP Episódica Linguagem Conhecimentos Fluidos Conhecimentos Cristalizados

19 Funções Cognitivas Funções Executivas – referem-se à
habilidade de responder de modo adaptativo a situações novas sob controle consciente. Segundo Lezak (2004), envolve: Volição (vontade); Planejamento; Ação Intencionada; - Desempenho Efetivo.

20 Funções Cognitivas – Funções Executivas
As funções executivas envolvem: Raciocínio Abstrato; Conceitualização; Flexibilidade Mental; Resistência à Distração; Auto-Regulação; Controle Inibitório; Organização; Estratégia.

21 Da Avaliação Psicológica à Avaliação Neuropsicológica
A influência da Psicometria A psicometria consiste na medição das funções psíquicas através de testes normatizados destinados a estabelecer uma base quantificável das diferenças entre os indivíduos. Introduzindo a Neurociências Segundo Lezak (2004), a avaliação neuropsicológica não é um processo distinto do psicodiagnóstico, mas sim um psicodiagnóstico que tem como foco a relação cérebro-comportamento. Análise Quantitativa X Análise Qualitativa

22 Da Avaliação Psicológica à Avaliação Neuropsicológica
Os métodos de neuroimagem e sua importância Início nos anos 90; Evolução das técnicas: Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Ressonância Magnética Funcional e SPECT.

23 Avaliação Neuropsicológica na Infância
As disfunções ou distúrbios neuropsicológicos na infância têm características muito mais heterogêneas, pois são resultantes de variações devidas a: Maturação cerebral; Fatores ambientais e sociais.

24 Sócio Econômico Biológico Ambientais Emocionais

25 Avaliação Neuropsicológica na Infância
Objetivos Entender a natureza do déficit; Prognóstico Estabelecer um plano de Reabilitação / Habilitação (Intervenção) O uso da Avaliação Neuropsicológica na Infância é mais freqüente em: TDAH; Distúrbios de Aprendizagem; Transtorno Global do Desenvolvimento (Autismo); Transtorno de Aprendizagem Não-Verbal; Deficiência Intelectual; Síndromes Genéticas.

26 Avaliação Neuropsicológica X Interdisciplinaridade
O neuropsicólogo nunca deve estar sozinho. A equipe deve ser sempre interdisciplinar. Neurologista; Psiquiatra; Psicólogo; Fonoaudiólogo; Psicopedagogo; Escola.

27 Etapas da Avaliação Neuropsicológica
Quando os pais chegam ao consultório deve-se: Fazer a Anamnese; Bateria de Testes; Avaliação da criança; Uso de avaliações complementares; Visão de outros profissionais envolvidos*; Relatório; Devolutiva (para pais e criança).

28 Os testes e as funções cognitivas
Completar Figuras (WISC-III) CPT (Continuos Performance Test) Códigos (WISC-III) Cancelamento (Ex: D2) Atenção

29 Os testes e as funções cognitivas
Wisconsin FAS Arranjo de Figuras (WISC-III) Figura de Rey Funções Executivas

30 Os testes e as funções cognitivas
Memória e Aprendizagem: Teste de Recordação Livre de Palavras (RAVLT) Memória Episódica: Recordação de Histórias Memória Operacional: Repetição de Palavras, Pseudopalavras, Dígitos OI, Blocos de Corsi OI; Memória Semântica: Informação e Vocabulário (WISC-III); Memória Visual: Figura de Rey Memória

31 Os testes e as funções cognitivas
Linguagem FAS / Animais / Frutas Vocabulário e Semelhanças (WISC-III) Teste do Desempenho Escolar (TDE) CONFIAS PROLEC

32 Os testes e as funções cognitivas
Figura de Rey Cubos (WISC-III) Cópia de Figuras Simples (Ex: Bender) Visuoconstrução

33 Baterias com fundamentos neuropsicológicos
Neupsilin-Infantil (UFRGS e UNIFESP) Teste de restreio Rápida aplicação Baixo custo Nepsy II (UFBA e UNIFESP) Bateria ampla Avaliação completa X avaliação seletiva Subtestes para fins diagnósticos (OBS: Ambas estão em processo de padronização e normatização)

34 NEPSY-II Funções Avaliadas: Atenção e Função Executiva;
Aprendizagem e Memória; Linguagem; Processamento Visuo-Espacial; Sensório-Motor; Percepção Social.

35 NEPSY-II Funções Avaliadas: Atenção e Função Executiva;
Aprendizagem e Memória; Linguagem; Processamento Visuo-Espacial; Sensório-Motor; Percepção Social.


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