A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DE EMPRESA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DE EMPRESA"— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DE EMPRESA
MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES ASSUNTO

2 MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES
GRUPO Valmir da Silva Martines Carlos Eduardo Garrido Cleber Rodrigo Toledo Aparecido da Silva Joyce A. Silva Prof. Leonardo A. Garnica

3 ASSUNTO: MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES TÓPICO : A CONSTITUICAO DA EQUIPE
Apresentação : Aluno Joyce A. Silva

4 O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO? É UMA REUNIÃO DE ESFORÇOS INDIVIDUAIS QUE VISA A REALIZAÇÃO DE PROPÓSITOS COLETIVOS

5 OBSTÁCULOS Á MUDANÇAS:
ORGULHO, ARROGÂNCIA, IMOBILISMO, DESCONFIANÇA, SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA, COMPLACÊNCIA, AUTO-PROTEÇÃO, PESSIMISMO...

6 O CHEFE. NÃO PODE SE ENCARREGAR SOZINHO DO PROCESSO DE MUDANÇA. MAS,
DEVE SER A FORÇA CENTRAL NA CONDUÇÃO DA EQUIPE, PARA ASSEGURAR QUE O PROCESO NÃO TERMINE PREMATURAMENTE E PARA DAR CREDIBILIDADE AO PROCESSO. ESCOLHE OS FUNCIONÁRIOS ADEQUADOS PARA FORMAR A EQUIPE, FUNCIONÁRIOS QUE SEJAM: COMPETENTES, LIDERANTES, CREDÍVEIS, BEM RELACIONADOS QUE EXIBAM ESPÍRITO DE EQUIPE.

7 APÓS A ESCOLHA DA EQUIPE PELO CHEFE É HORA DE ESCOLHER UM LÍDER PARA A EQUIPE.
ALGUÉM QUE CONHEÇA A ORGANIZAÇÃO INTERIORMENTE E EXTERIORMENTE. ALGUÉM QUE TENHA CREDIBILIDADE, QUE SE RELACIONE BEM COM OS COLEGAS DE TRABALHO, QUE POSSUA UMA AUTORIDADE FORMAL, COMPETÊNCIA EM PLANEJAMENO E ORGANIZAÇÃO E COLTROLE, CAPACIDADE DE LIDERANÇA, VISÃO, E MOTIVAÇÃO.

8 APÓS A ESCOLHA DA EQUIPE PELO CHEFE É HORA DE ESCOLHER UM LÍDER PARA A EQUIPE.
ALGUÉM QUE CONHEÇA A ORGANIZAÇÃO INTERIORMENTE E EXTERIORMENTE. ALGUÉM QUE TENHA CREDIBILIDADE, QUE SE RELACIONE BEM COM OS COLEGAS DE TRABALHO, QUE POSSUA UMA AUTORIDADE FORMAL, COMPETÊNCIA EM PLANEJAMENO E ORGANIZAÇÃO E COLTROLE, CAPACIDADE DE LIDERANÇA, VISÃO, E MOTIVAÇÃO.

9 ASSUNTO: MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES TÓPICO : ECOSSISTEMA E SOCIEDADE
Apresentação : Aluno Valmir da Silva Martines

10 O que é mudança: Mudar é trocar alguma coisa, para melhorar a casa, a organização, as pessoas... Mudança física. Mudança de pensamento. Mudança de atitudes.

11 O processo da mudança: FASE 1 Estímulo sobre a estrutura de poder
Pressão sobre a alta administração FASE 2 Intervenção na cúpula Ativação para agir FASE 3 Reorientação para os problemas internos Diagnóstico das áreas de problema FASE 4 Reação da estrutura de poder Invenção de novas soluções Reconhecimento de problemas específicos

12 O processo da mudança: FASE 6 Aceitação de novas práticas
Comprometimento com os novos cursos de ação Experimentação de novas soluções FASE 6 Procura de resultados + Reforço dos resultados positivos Aceitação de novas práticas

13 Causas para resistir às mudanças:
Resistência a mudanças Causas para resistir às mudanças: Não aceitar o que incomoda. Tendência a perceber só o que convém. Desconfiança. Receio de perder coisas boas atuais. Necessidade de reagir contra.

14 Ecossistema: Definição:
A palavra Ecossistema refere-se a um sistema de organismos vivos que interagem não só com o meio físico que os rodeia, mas também com a química ambiental e com o meio social e biológico em que estão inseridos.

15 Ecossistema Organizacional:
Definição: É formado por organizações que compartilham um mesmo espaço de ação, ou seja, que têm responsabilidades compartilhadas sob um mesmo conjunto de decisões.

16 Sociedade: Definição:
É o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

17 EMPRESA Ecossistema e Sociedade: Forças Exógenas: Educacionais Sociais
Culturais Econômicas Legislação Políticas Tecnológicas

18 EMPRESA Forças atuantes no Ecossistema Organizacional:
Forças Endógenas: Estrutura Políticas Objetivos EMPRESA Tecnologia

19 Ecossistema Organizacional:
Mudanças: Mudança na organização é a superposição da nova cultura sobre a velha.

20 ASSUNTO: MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES TÓPICO : GRUPO E ORGANIZAÇÃO
Apresentação : Aluno Cleber Toledo

21 Grupo VANTAGENS DESVANTAGENS 1 - Sinergia 2 - Coletividade
3 - Proteção

22 Grupo DESVANTAGENS “A pressão social ocorre para aceitação ou negação de qualquer mudança” 1- Aspecto Religião 2- Política 3- Econômico 4- Cultural 5- Social

23 Grupo Existem alguns fatores que influenciam diretamente no grau da pressão social: - Coesão do grupo - Líder de opinião

24 Ao ser convidado para assumir um cargo de importância em uma empresa, a diretoria pede para você mudar de postura e ser mais enérgico, rígido e extremamente calculista, contrariando seus princípios o que você faz : A) Para manter o emprego aceita e tenta seguir as orientações, muda de personalidade e aceita a regra do jogo passivamente ? B) Não aceita a promoção, mesmo provocando uma quebra de afinidade e desprestígio ? C) Aceita a promoção, e resiste a mudança o máximo possível ? EXERCÍCIO

25

26 Porcentagem Acumulada

27 II - Organização Em relação ao aspecto de resistência de mudança dentro de uma organização está atrelada aos eventos passados na própria organização Como vencer a resistência dentro da Organização? Resistência é uma questão colocada como fator a ser superado. Para isso, deverá usar política e poder

28 Organização Ambiente ideal: mudança sem resistência
Alguns fatores ideais para manutenção e preparação da mudança são: • clima de coesão • motivação/satisfação • alto grau de conhecimento no assunto • confiança. • gestão participativa e ativa • crescimento e expansão.

29 Organização “A visão de que a mudança condiz com a atualização deve incluir perspectivas pessoais como planos de melhora, antecipação de benefícios, novas responsabilidades. No plano dos processos, mostrar os benefícios da nova forma de trabalho para a empresa e para o membro da equipe deve conduzir ao convencimento pelo Conhecimento”.

30 ASSUNTO: MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES
TÓPICO : SENTIMENTO Apresentação : Aluno Aparecido da Silva

31 SENTIMENTO Sentimentos, de uma forma genérica, são informações que seres vivos biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam. Por exemplo, o medo, é uma informações de que a risco, ameaça ou perigo direto para o próprio ser, ou para interesses correlatos. A empatia é uma informação sobre os sentimentos dos outros. Este tipo de informação não resulta necessariamente na mesma reação entres os receptores, mas varia de caso p/ caso, dependendo da competência em lidar com a situação, e como isso se relaciona com experiências passadas e outros fatores.

32 Alguns exemplos dos sentimentos:
O amor – amar (pode-se amar ou não, a si mesmo, ou outrem indivíduo); ÓDIO-ODIAR (pode-se ou não cometer o ato de odiar a si mesmo. Segundo um professor de Harvard, Abraham Maslow, todos os seres humanos nascem com um senso de valores pessoais positivos e negativos, sendo atraídos por tais valores. Os positivos são: honestidade, justiças, verdade, beleza, vigor, poder, ordem, inteligência e o humor. Os negativos são: morbidez, feiúra, falsidade, caos, engano, fraqueza e etc.

33 . Estes sentimentos (estas decisões ou disposições mentais) porém, vão promover emoções no corpo que, estas sim, serão sentidas. Por isso, uma pessoa que ama outra, por haver tomado essa decisão de amar essa outra, mesmo depois de sofrer algum mal cometido pela pessoa amada, pode continuar amando-a muitas vezes sem entender como pode amar ao mesmo tempo que sente a emoção característica do momento da ira, ou da dor da traição, ou alguma outra emoção que, racionalmente, poderia conduzir a pessoa que ama a querer deixar de amar

34 ASSUNTO: MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES
TÓPICO : RESISTENCIA A MUDANCAS E AS TRES VARIAVEIS CULTURAIS Apresentação : Aluno Carlos Eduardo Garrido

35 Resistências às mudanças e as três variáveis culturais.
As três variáveis culturais estão dentro de cada nível da hierarquia por ordens de complexidade porque são intrínsecas ao ser humano. A sociologia diferencia o grau de aceitação das inovações conforme o componente de cultura envolvido

36 Podemos classificar em três variáveis culturais: TECNOLOGIAS; PRECEITOS e SENTIMENTOS.
Ao propor mudanças em uma organização pode ocorrer um conflito de pressupostos e valores culturais. Sendo assim, é imprescindível conhecer os traços da cultura nacional.

37 Numa organização, numerosas alterações acontecem concomitantemente em diversos níveis, o que torna o processo como um todo complexo, um aglutinamento de muitas dificuldades Mas, se forem coerentes com as informações disponíveis e com o conhecimento adquirido, levarão ao sucesso

38 TECNOLOGIAS: Inovações tecnológicas são sempre candidatas ao risco em razão da grande preocupação com novas informações, que às vezes requerem uma nova maneira de trabalhar e até de pensar; Porém as vantagens de modificações introduzidas nos processos, insumos (máquinas, matéria-prima, know-how), são relativamente fáceis de serem demonstradas. Isso torna a variável tecnológica (em relação às outras) a que oferece menor resistência

39 Exemplo: Um exemplo é o das resistências surgidas antigamente por ocasião da instalação dos grandes computadores, causadas pelo receio de provocar desemprego, o mesmo acontece hoje em relação à utilização de robôs em linhas de montagem.

40 Atitudes: - Atitude Pessimista: Experiências anteriores mal sucedidas; - Atitude Conformista: Não questiona os motivos da ocorrência - Atitude da Acomodação: Falta de vontade de participar que se torna hábito

41 PRECEITOS: As normas, crenças e valores adquiridos na infância são difíceis de mudar, de sorte que qualquer alteração proposta que envolva tais variáveis será a priori recusada. Exemplo: A resistência de empregados da construção civil para utilização de equipamentos de segurança, pois fere a atitude ser “machão” enfrentando o perigo de peito aberto.

42 Pode-se dizer, ainda, que um dos fatores mais complexos e potentes nesse sentido é própria subjetividade humana, ou seja, as motivações, interesses, valores, história de vida, modo de relacionar-se, enfim a singularidade de cada sujeito que influencia o grupo como um todo.

43 Nas mudanças relativas aos preceitos criados no ambiente de trabalho, são mais difíceis que as alterações de tecnologias. Isto porque suas vantagens não são evidentes e, também, por pretenderem modificar atitudes arraigadas com o tempo. Para que se possa compreender e intervir melhor em uma organização se faz necessário investigar e estudar sua cultura e os preceitos de cada organização.

44 Como minar a resistência e mostrar a perfeição na mudança.
A abordagem de decidir com firmeza, planejar cuidadosamente a mudança e implementar de forma eficiente. O plano de comunicação é imprescindível nessa ação. Explicar com clareza e riqueza de detalhes facilita o entendimento; mostrar os cenários previstos para a mudança e para a não mudança.

45 Permitir que as pessoas tenham suas próprias conclusões.
O medo ou a visão restrita podem trazer conclusões erradas e gerar ansiedade sobre o futuro. Podem ser citados três processos considerados cruciais nessa questão: a Preparação, a Observação e a Ação.

46 A preparação para criar o ambiente ideal para reduzir a resistência;
A observação para identificar a resistência; A ação para planejar e corrigir os impactos gerados pelas reações do indivíduo ou do grupo.

47 Conclusão Convencer de que a mudança condiz com atualização.
Em sumo pode se dizer que a mudança se faz necessária para movimentar a humanidade, pois cada vez mais o homem é obrigado a inventar e questionar ferramentas para melhorar as adversidades e necessidades da vida moderna diria que numa cadeia evolutiva “ infinita “ . No entanto o mesmo homem, utiliza-se de meios para excluir-se cada vez mais do mundo atual, e criar condições para viver o seu próprio mundo, mudando o que acha que deve mudar , e isto a qualquer custo . Cabe a nós resistirmos ou não às mudanças de acordo com nossos conhecimentos, preceitos e grupos a qual pertencemos em qualquer gama da sociedade. Convencer de que a mudança condiz com atualização.

48 OBRIGADO PERGUNTAS


Carregar ppt "SEMINÁRIO DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DE EMPRESA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google