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TOMADA DE DECISÃO Anjel Diniz Karen Aveiro Lisiane Lopes Marlene Rodrigues Matias Oliveira Vinicius de Moraes.

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1 TOMADA DE DECISÃO Anjel Diniz Karen Aveiro Lisiane Lopes Marlene Rodrigues Matias Oliveira Vinicius de Moraes

2 TOMADA DE DECISÃO Na administração uma decisão é uma escolha feita entre duas ou mais alternativas disponíveis.

3 A tomada de decisão é o processo para escolher a melhor alternativa para alcançar os objetivos desejados

4 Informação é tudo aquilo que se sabe sobre uma situação
Informação é tudo aquilo que se sabe sobre uma situação. Raciocínio é o pensamento sobre a resolução de uma situação Para se obter uma decisão eficaz primeiramente é necessário ter informações e raciocínios corretos.

5 RACIONALIDADE RACIONALIDADE significa a capacidade de selecionar os meios necessários para atingir os objetivos que se pretende; representa a adequação dos meios aos fins desejados.

6 O administrador depara-se constantemente com a tomada de decisão, ele deve ter uma ação orientada com previsão e planejamento para alcançar o seu objetivo

7 No processo decisório devemos incluir alguns elementos essências como :
Buscar informações coerentes para o assunto Ser capacitado para escolher a alternativa que aumentem a eficácia e diminuam as conseqüências negativas Tomar as decisões satisfatórias com um claro sentido dos objetivos da empresa; Determinar preferências utilizando algum tipo de resultado tangível

8 Ambientes de decisão Ocorre dentro de três condições ; ou ambientes: certeza, risco e incerteza. Ambiente de certeza Existe quando a informação é suficiente para produzir os resultados, de cada alternativa de curso de ação

9 Ambiente de risco O risco ocorre quando não se pode predizer o resultado das alternativas com certeza, mas apenas com uma certa probabilidade - Ambiente de incerteza A incerteza existe quando o tomador de decisão tem pouco ou nenhum conhecimento, para utilizar como base de modo a atribuir probabilidade a cada estado da natureza ou a cada evento futuro

10 Tipos de decisão do administrador
Hebert Simon criou os termos decisões programadas e decisões não programadas para designar as decisões que ocorrem com certa freqüência.

11 Definindo esses termos criados por Simon temos
Decisões programadas: são aquelas que podem ser feitas de acordo com métodos e técnicas tradicionais, conjuntos de procedimentos pré-estabelecidos. Problemas rotineiros.

12 Decisões não – programadas: são aquelas que são novas e tendem a ser feitas apenas por regras práticas e por esforços desiguais para definir o problemas, obter fatos, desenvolver alternativas, pesar e escolher uma delas. Uma solução específica criada por meio de processos menos estruturados de tomada de decisão e solução de problemas. Problemas não rotineiros.

13 Tipos de Decisão Existem quatro tipos de decisões que são relevantes nesse estudo, são elas: Computação: é usada para assuntos técnicos e mecânicos, também conhecida como decisão programada. Quando a causa e os resultados são certos

14 Julgamento: quando a casualidade é incerta e aberta à discussão
Julgamento: quando a casualidade é incerta e aberta à discussão. Os resultados são claros e certos, a tomada de decisão é difícil e complexa. É uma decisão não programável. Compromisso: quando as alternativas são certas, mas seus resultados são duvidosos e incertos deve se usar estratégias pelo compromisso que a empresa tem com ela mesma, o cliente, a sociedade, o meio ambiente entre outros e o impacto que causará. Essa também é uma decisão não programável.

15 Inspiração: é quando há incerteza nas causas e nos resultados, onde as decisões acontecem por inspiração, que não há lógica nenhuma

16 Processo decisório Elementos do processo decisório
Segundo Chiavenato (2004,p.255 e 256) os principais elementos do processo decisório são: O estado da natureza: são as condições de incerteza, risco ou certeza que existam no ambiente de decisão que o tomador de decisão deve enfrentar.

17 O tomador de decisão: é o individuo ou grupo que faz uma opção entre várias alternativas. o tomador é sempre influenciado pela situação em que esta envolvido, pelos seus valores pessoais e o envolvimento social, bem como pelas forças políticas e econômicas que estão presentes.

18 Os objetivos: são os fins ou resultados que o tomador de decisão deseja alcançar com suas ações. Há muita variação no grau em que os objetivos organizacionais são estáveis e facilmente identificados ou mensurados. Preferências: são os critérios que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha.

19 A Situação: são os aspectos do ambiente que envolve o tomador de decisão, muitos dos quais fora de seu controle, conhecimento ou compreensão e que afetam sua escolha.

20 Estratégia: é o curso de ação que o tomador de decisão escolhe para melhor atingir os objetivos. Depende dos recursos que pode utilizar ou dispor.

21 Resultados: é a conseqüência resultante de uma determinada estratégia.

22 Processo Decisório O processo decisório é um modelo a ser seguido para uma tomada de decisão eficaz. Para que uma decisão seja eficaz na resolução de um problema é necessário que o tomador de decisão passe por seis etapas, que é o processo decisório.

23 Identificar a situação.
Este primeiro estágio do processo procura identificar a situação e prever o problema. Ele apresenta três aspectos, que auxiliam na resolução de problemas. 1.Definição do problema: quando o tomador de decisões precisa verificar se, o que na aparência é realmente um problema, ou apenas um sintoma. Assim, o administrador não perderá tempo somente com os sintomas do problema, mas irá diretamente ao foco da questão.

24 2.Diagnósticos das causas: Neste processo o tomador de decisões irá buscar as causas do problema.
3.Identificação dos objetivos da decisão: este processo irá identificar quais são os objetivos da decisão. Esclarecer o problema, o que precisa ser resolvido e dentre as alternativas selecionar a que melhor favorecer os objetivos da organização.

25 Obter informações sobre a situação
Nesta etapa o tomador de decisões irá buscar informações sobre o problema. Ele examina o problema, lê sobre o assunto, pede relatórios, ouve pessoas, verifica se o mesmo problema já aconteceu anteriormente. Caso tenha acontecido o tomador de decisões irá verificar qual foi à atitude tomada, e analisar a possibilidade de usar a mesma solução.

26 Gerar soluções ou cursos alternativos de ações
Nesta etapa o tomador decisões gera alternativas de ações para a resolução do problema. Em todos os casos, quanto maior o número de alternativas para a resolução de problema, melhor

27 Avaliar as alternativas ou cursos de ações preferidos
Nesta etapa o tomador de decisões irá escolher a alternativa de solução mais adequada à situação. A alternativa escolhida deverá provocar o mínimo de conseqüências negativas para a organização.

28 Transformar a solução escolhida em ação efetiva
Nesta etapa o tomador de decisões irá pôr em prática a solução escolhida por ele, ele irá obter recursos, fazer seu orçamento de despesas e programar a implantação da solução.

29 Avaliar os resultados obtidos
Esta é a última etapa do processo decisório, o tomador de decisões irá avaliar como está o desempenho da solução posta em prática (feedback). Ele irá avaliar os resultados, e verificar a sua eficácia na solução do problema.

30 Cada etapa do processo decisório é interligada a outra
Cada etapa do processo decisório é interligada a outra. Nem sempre elas precisam ser seguidas, se a urgência para encontrar uma solução for muito grande as etapas 2 e 3 poderão ser minimizadas ou desconsideradas Toda decisão segue um curso de ação, quando chega ao objetivo proposto é chamado de árvore das decisões

31 Arvore de decisões A alternativa é viável? não Descartar a alternativa
sim A alternativa é satisfatória? A alternativa resolve o problema? Sim Levar a outras avaliações

32 As Decisões nas Organizações
Como as decisões são realmente tomadas nas organizações? Para uma tomada decisão eficaz dentro de uma organização, é necessário que o tomador de decisões passe por várias etapas, mas essas etapas são realmente respeitadas e seguidas?

33 Boa parte das decisões tomadas no mundo real não segue o modelo racional. Por exemplo, as pessoas geralmente se contentam em encontrar uma solução aceitável ou razoável para seu problema em vez de buscar a alternativa ótima. Por esta razão, os tomadores de decisões geralmente fazem uso limitado de sua criatividade

34 Solução de Problemas O problema é o motor de propulsão para a tomada de decisão, pois toda vez que surge, é necessário optar por uma atitude a ser tomada e adotada.

35 Para muitos o problema é algo motivador, entusiasmante, uma oportunidade para fazer diferente, fazer novo, experiência única, oportunidade para o crescimento entre outros. Já outros travam diante dele, o medo do possível fracasso leva ao desespero.

36 Brainstorming É uma técnica para reuniões de grupo que visa ajudar os participantes a vencerem suas limitações em termos de inovação e criatividade uma sessão de brainstorming pode durar desde alguns minutos até várias horas, dependendo das pessoas e a dificuldade do tema (problema).

37 O brainstorming tem quatro regras importantes:
Nunca critique uma sugestão Encoraje as idéias bizarras Prefira a quantidade à qualidade Não respeite a propriedade intelectual.

38 O Diagrama de Ishikawa É conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito" ou "Espinha-de-peixe“. é uma apresentação de um gráfico utilizada para o gerenciamento de processos diversos, entre eles resolução de problemas.

39 Foi proposto pelo Kaoru Ishikawa em 1943, que era engenheiro químico e foi sendo aperfeiçoado.

40 O Diagrama de Ishikawa

41 Exemplo indústria têxtil

42 Este diagrama também é conhecido como 6M pois, em sua estrutura, todos os tipos de problemas podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes: Método Matéria-prima Mão-de-obra Máquinas Medição Meio ambiente

43 CONCLUSÃO

44 A decisão que o administrador toma hoje...

45 ...O levará ao sucesso, ou...

46 ... Ao fracasso !

47 ...Vídeo escolhas..

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