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Demanda. Nos primeiros dias de janeiro de todos os anos, os principais jornais apresentam matérias sobre as liquidações que algumas grandes lojas de departamento.

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1 Demanda

2 Nos primeiros dias de janeiro de todos os anos, os principais jornais apresentam matérias sobre as liquidações que algumas grandes lojas de departamento promovem com vários tipos de eletrodomésticos. Uma delas fazia descontos de até 70% e estimava vender R$ 15 milhões em apenas dois dias. De madrugada, já havia uma fila de clientes à espera da abertura da loja. O próprio gerente da loja, ao ser entrevistado, afirmou: os consumidores são muito sensíveis a preços. O economista diria: a demanda por eletrodomésticos é elástica com relação ao preço.

3 Um outro exemplo: já em 1973, quando a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) decidiu restringir a extração de óleo (leia- se: diminuir a oferta), o preço do petróleo subiu substancialmente (de US$ 2,50/barril, em 1973, para mais de US$ 30/ barril, ao final de 1979), mas o consumo de petróleo continuou a ser praticamente o mesmo. O economista diria: a demanda por petróleo é inelástica com relação ao preço

4  Entender a lei da demanda e explicar a relação inversa entre preços e quantidade demandada.  Compreender o que está "por trás" da curva de demanda, ou seja, os fundamentos da teoria do consumidor.  Analisar o comportamento do consumidor diante dos preços dos produtos e da sua renda.

5  Relacionar os fatores que afetam economicamente as decisões dos consumidores.  Compreender o efeito da propaganda sobre o deslocamento da curva de demanda.  Aprender por que a abertura da economia está fazendo com que os consumidores fiquem mais sensíveis aos preços.

6 2.1 Fundamentos da teoria do comportamento do consumidor 2.2 A curva de demanda 2.3 Fatores determinantes da lei da procura 2.4. Fatores deslocadores da demanda 2.5 Consumo no Brasil

7 As pessoas não conseguem adquirir o suficiente de muitos produtos, mas procuram maximizar sua satisfação dentro dos limites da renda e dos preços dos bens disponíveis A utilidade é a satisfação proporcionada pelo consumo de um determinado bem ou serviço

8  O que é a margem de um rio?  Em economia, é importante analisar o que acontece a cada momento  Marginal – “adicional”  A satisfação (utilidade) marginal – a picanha do final do churrasco

9 A satisfação gerada por cada unidade adicional adquirida é inicialmente crescente e depois decrescente, até atingir um máximo Consumo de copos de água e utilidade: Copos de água consumidos 012345678910 Utilidade total 070120165190210225235240242243 Utilidade marginal -70504525201510521

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11  A utilidade total é maximizada quando toda a renda disponível do consumidor é gasta e a utilidade marginal é igual para todos os bens e serviços consumidos  Coeteris Paribus  Não falaremos das curvas de indiferença

12  A idéia da demanda origina-se da noção de conjuntos  “As diferentes quantidades de um bem ou serviço que os consumidores estão dispostos a retirar do mercado a um conjunto alternativo de preços”  Há uma relação inversa entre os preços e a quantidade demanda

13  Efeito novo comprador – com a queda nos preços, novos consumidores passam a ter condições de comprar o produto  Efeito renda – a queda no preço de um produto o poder de compra do consumidor aumenta: pode comprar mais unidades

14  Efeito substituição – a queda no preço de um bem faz com que o preço relativo dos outros aumente; com isso, a satisfação gerada pela compra de mais unidades aumenta.  Utilidade marginal decrescente – cada unidade adicional de produto acrescenta uma satisfação menor do que a unidade anterior

15 Como seria o gráfico do deslocamento da curva de demanda? Alterações na demanda X alterações na quantidade demandada

16 2.4.1 Demografia – tamanho e crescimento da população; idade; rural X urbano; educação, etc. 2.4.2 Renda do consumidor – renda per capita e distribuição de renda Os princípios de Engel: quanto maior a renda, menor o percentual gasto com alimentos e maior o gasto com serviços extras (educação, saúde, etc.)

17 2.4.3 Preço dos produtos concorrentes – normalmente, quanto maior o número de alternativas, mais o consumidor estará disposto a trocar de marca ou de produto (carnes, por exemplo) 2.4.4 Propaganda – busca incluir novos consumidores e também fidelizar

18  Mudanças principalmente a partir dos anos 90: globalização, queda na inflação, etc.


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