A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Didática do Ensino Superior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Didática do Ensino Superior"— Transcrição da apresentação:

1 Didática do Ensino Superior
Profª. MSc. Elisabete Cristina Carnio Beltrame NAPE

2 Questões sobre a formação pedagógica do professor universitário
Formação pedagógica negligenciada? Como fica a questão da titulação? Será que a titulação melhora a qualidade do ensino? E os programas de pós-graduação?

3 Questões sobre a formação pedagógica do professor universitário
3 fatores relacionados à questão docente: Formação para docência constitui-se uma atividade menor Produção acadêmica Amparo Legal

4 Questões sobre a formação pedagógica do professor universitário
Ser um excelente pesquisador não é sinônimo de excelente desempenho acadêmico. Qual a conseqüência disso?

5 Questões sobre a formação pedagógica do professor universitário
Inserção em universidades que: Priorizem a pesquisa; Priorizem a atividade docente.

6 Questões sobre a formação pedagógica do professor universitário
Na atual realidade qual o sentido do sistema educacional? Diversidade cultural; Aumento do número de alunos; Formação superior visando mercado de trabalho.

7 Questões sobre a formação pedagógica do professor universitário
O que é importante na formação do professor? PROCESSO: Contínuo Particularizado

8 Questões sobre a formação pedagógica do professor universitário
“A formação pedagógica não se limita ao desenvolvimento dos aspectos práticos(didáticos ou metodológicos) do fazer docente. Engloba também dimensões relativas às questões éticas, afetivas e político-sociais envolvidas na docência” (Pachane,2003)

9 Histórico da Didática Origem: Palavra grega – techné didaktiké
Significado – arte ou técnica de ensinar

10 Multifuncionalidade:
Histórico da Didática Século XXI: Multifuncionalidade: Técnica Humana Política

11 ENSINO : Objeto da Didática
O que é ENSINAR? Verbo transitivo direto: ensinar o quê? indireto: a quem?

12 ENSINO : Objeto da Didática
O ensino deve produzir uma transformação no aprendiz, tornando-o diferente, melhor, mais capaz e sabido

13 ENSINO : Objeto da Didática
Atividade relacional: aluno-aspectos cognitivos atuação docente recursos e métodos contexto sócio-econômico

14 ENSINO : Objeto da Didática
Como ensinar? Sistema? Método? Técnicas? Estratégias? Táticas?

15 ENSINO : Objeto da Didática
E qual procedimento adotar? Ativo ou tradicional? Individualizado ou Socializado? Indutivo ou dedutivo?

16 ENSINO : Objeto da Didática
Aprender o quê? O aluno pode aprender cognitivamente; O valor que é dado à experiência diante conhecimento aprendido; As habilidades adquiridas pelo aluno.

17 ENSINO : Objeto da Didática
Para que ensinarmos? Corresponder às exigências do mercado; Beneficiar o desenvolvimento pessoal; Desenvolver as relações pessoais; Desenvolver a capacidade de decidir.

18 ENSINO : Objeto da Didática
Objetivo da relação ensino-aprendizagem? Substituição de hábitos passividade para os de participação.

19 Habilidades e competências do professor
1- Organizar e dirigir situações de aprendizagem: 1.1) boa seleção de conteúdos, de acordo com os objetivos da aprendizagem; 1.2) trabalhar a partir das representações dos alunos; 1.3) trabalhar com os obstáculos; 1.4) planejar seqüência didática; 1.5) envolver os alunos em atividades de pesquisa.

20 Habilidades e competências do professor
2- Administrar a progressão das aprendizagens: 2.1) administrar situações problemas ajustadas ao nível e às possibilidades do aluno; 2.2) visão longitudinal dos objetivos do ensino; 2.3) relacionar as teorias abordadas; 2.4) avaliar os alunos objetivando sua formação.

21 Habilidades e competências do professor
3- Conceber e fazer evoluir os objetivos de diferenciação: 3.1) trabalhar a heterogeneidade; 3.2) fornecer apoio integrado; 3.3) desenvolver a cooperação entre os alunos.

22 Habilidades e competências do professor
4- Envolver o aluno na aprendizagem, visando sua reestruturação de compreensão de mundo: 4.1) suscitar no aluno o desejo de aprender; 4.2) explicitar a relação entre a aprendizagem e o saber; 4.3) fazer os alunos sentirem agentes do processo de aprendizagem; 4.4) oferecer estratégias diferentes.

23 Habilidades e competências do professor
5- Aprender e ensinar em equipe: 5.1) elaborar projetos em equipe; 5.2) buscar referências e apoio com outros docentes; 5.3) analisar as situações em equipe.

24 Habilidades e competências do professor
6- Dominar e fazer uso de novas tecnologias: 6.1) rede mundial de computadores - internet.

25 Habilidades e competências do professor
7- Vivenciar e superar os conflitos éticos da profissão: 7.1) lutar contra preconceito e discriminação; 7.2) desenvolver a consciência de sua profissão e o sentimento de responsabilidade, solidariedade e justiça.

26 Habilidades e competências do professor
8- Administrar sua própria formação e enriquecimento contínuo: 8.1) ousar; 8.2) gerenciar; 8.3) ter objetivos; 8.4) envolver-se; 8.5) avaliar.

27 Definições: Ementa: é uma descrição discursiva que resume o conteúdo conceitual ou conceitual / procedimental de uma disciplina. Objetivo: é a formulação geral da competência que se espera do aluno ao terminar um curso, disciplina ou uma unidade de ensino. Ex: A Arteterapia busca na Arte ampliar a consciência do indivíduo, pois acredita que assim ele será capaz de se conhecer melhor o que propicia seu crescimento pessoal. A Arteterapia facilita o conhecer a si mesmo e entender os mecanismos de integração com o outro e com o mundo.

28 Definições: Objetivo Específico:
EX: Enfocar a criatividade para a solução de problemas do cotidiano;  Aprimorar as funções de percepção, atenção, organização, memória, pensamento, exploração, execução e controle da ação; Explorar e desenvolver auto-imagem, corpo, comunicação e relacionamentos.

29 Definições: Metodologia: estratégias utilizadas, de forma que se consiga propiciar ao aluno o entendimento do conteúdo apresentado na disciplina ou curso e dessa forma atinja os objetivos estabelecidos. Ex: Saúde mental - atingir um ponto de equilíbrio entre o principio de realidade e as emoções, junção e coesão de alguns aspectos de personalidade cindidos, diminuir rigidez nas articulações das mãos; reduzir agressividade e ansiedade; estimular sensação tátil; construir algo para estruturar, organizar e elaborar, além de favorecer a concentração, psicomotricidade e atenção Argila

30 Definições: Restabelecer ordem psíquica. Ajudar o equilíbrio das polaridades. Abrir porta para interiorização Mandala geométrica. Trabalhar a questões da postura rígida do perfil de personalidade; não necessitam ter o controle da situação; mostrar uma nova forma de enxergar as mensagens que a vida lhe traz com o elemento surpresa desta atividade Tinta Conteúdo: são os assuntos que serão abordados no decorrer da disciplina.

31 Definições: Avaliação: é importante descrever quais serão os critérios para avaliação. Exemplo: prova, análise de casos, etc.. E qual será o valor da avaliação. Bibliografia: a relação de todos os livros e/ou artigos que serão utilizados na preparação da aula.


Carregar ppt "Didática do Ensino Superior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google