A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelo de Relatórios de Atividades Complementares 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelo de Relatórios de Atividades Complementares 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Modelo de Relatórios de Atividades Complementares 2012

2 1. APRESENTAÇÃO: Este manual apresenta a definição, os objetivos, os conteúdos, as estratégias e a forma de avaliação das Atividades Complementares (AC) em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia, Resolução nº 8 de 07/05/2004, e com o Guia Geral de Atividades Complementares da Universidade Paulista (UNIP).

3 2. CARGA HORÁRIA 1 ao 5 semestre = 40 horas No total são 200 horas no curso ATENÇÃO: Importante ler o Manual das Atividades Complementares

4 3. ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS Recomenda-se que os textos sejam apresentados em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), digitados na cor preta.Outras cores são permitidas para as ilustrações. Recomenda-se a utilização de fonte tamanho 12 para o texto e tamanho menor para citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas. No caso de citações de mais de três linhas, deve-se observar o recuo de 4 cm da margem esquerda. As folhas devem apresentar margens esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

5 4. MODELO DA CAPA:

6 5. ITENS DO RELATÓRIO 1.Identificação do curso: Psicologia Matutino ou Noturno 2. Identificação pessoal: Nome Número de Registro Acadêmico (RA) Semestre Turno Sigla da turma.

7 3.Identificação da atividade Atividade desenvolvida: Local, data e duração da atividade: Pessoa ou entidade responsável: Frase síntese: (pode ser um pensamento de algum autor, ou uma frase que possa explicar o assunto que será relatado).

8 4. Texto: 4.1. Objetivo Falar sobre o objetivo da atividade em um parágrafo. Exemplo: O objetivo do relatório é informar quais as medidas necessárias para a adoção e como a disciplina de Psicologia Jurídica pode nos esclarecer sobre o assunto.

9 4.2. Descrição O texto deve ser corrido. Isso significa não colocar tópicos. Discorra o texto de acordo com as palavras do autor, do palestrante, do local da visita. Descreva o principal assunto do tema.

10 Exemplo 1: visita ao Museu da Cadanga. É importante discorrer sobre a criação do museu e sobre as histórias do local. incluir os objetos que tem e o que representou para a cidade de Brasília também. Geralmente, no museu, tem um folhetim com várias informações que podem auxiliar na escrita. Exemplo 2: O curso on line sobre teinamento oferecido pela Fundação Getúlio Vargas – FGV teve 03 módulos. O primeiro se referiu a importância do treinamento; o segundo sobre os tipos de treinamento e por fim, ensinou algumas dicas sobre o assunto abordado.

11 Dicas Não emitir opiniões. Não fazer citações. Use a linguagem formal. Não colocar "eu acho", "eu penso"... Colocar: "nós pensamos", "nós aprendemos"... "Notou-se"...

12 4.3. Desenvolvimento Aqui é importante fazer a correlação com as matérias de Psicologia. Nesse item, o aluno deverá contar o que foi dito nas palestras, nos cursos, nas visitas, ou em outras atividades. O aluno deverá procurar referências bibliográficas para constar no trabalho.

13 Exemplo de um trabalho sobre o Filme Gandhi, realizado na UniP, com duração de 04 (quatro) horas: Gandhi foi um grande líder nato da história, assim como George Washigton e Nelson Mandella. Segundo Morris e Maisto (2004), líderes são pessoas extraordinárias que assumem posição de influência e então, modelam os acontecimentos em torno de si. Durante sua trajetória de vida, Gandhi lutou verozmente para estabelecer a paz entre os homens e entre as religiões. E com isso, acolheu todo o seu povo, pela influência social. Essa tal influência é conseguida através de que os pensamentos, sentimentos e todas as ações das pessoas são influenciadas pelo comportamento e pelas próprias características dele.

14 De acordo com a matéria Ética e a Cidadania, ministrada pela professora Melissa Kern, a Declaração dos Direitos Humanos, no seu artigo 1, diz que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas as outras com espírito de fraternidade.

15 4.4. Conclusão É a opinião do aluno sobre o trabalho / assunto exposto. Não precisa ter muitos parágrafos, desde que a idéia seja concisa e completa. É recomendável não fazer citação bibliográfica. Linguagem formal, assim, como foi falado anteriormente. Pode resumir o assunto e emitir uma crítica sobre o assunto. Dicas: Responda as seguintes perguntas: O que foi aprendido, quando fez esse trabalho? Como o trabalho pode enriquecer na formação profissional?

16 5. Referências Bibliográficas Colocar nesse item, os nomes dos autores citados no Relatório de acordo com as normas e regras da ABNT. 6. Comprovante (anexe fotos, certificado, declarações) 7. Local e data do relatório. Brasília/DF (data que foi feito o trabalho) / 2012.

17 8. Assinatura _______________________________________ (Nome do aluno por extenso)

18 Observações importantes: Os eventos do Curso referentes às atividades Internas, serão realizados conjuntamente com as turmas do 1º ao10º semestres. Os relatórios deverão ser entregues apenas nos dias e horários de atividades complementares referentes a cada semestre. Não haverá prorrogação de datas e prazos para a finalização das Atividades Complementares. Os eventos SALA DE LEITURA e PSICOLOGIA NA TELA, estão sendo organizados. E os nomes dos filmes e livros posteriormente serão disponibilizados.

19 AVALIAÇÃO Os relatórios serão corrigidos levando em conta: coerência textual, fundamentação teórica, correção gramatical e pertinência das atividades realizadas junto com os comprovantes anexados e sem rasuras. As atividades internas só serão validadas mediante a apresentação da Ficha de Atividades Internas, carimbadas e assinadas de acordo com o Evento.

20 6. AS ATIVIDADES 1.Visita ao Museu da memória candanga. Total: 2 horas. Comprovante: Comprovante (declaração) emitido e assinado pelo responsável da instituição, contendo a assinatura e o carimbo/ou o número de um documento - a matrícula como funcionário, o número de registro em conselhos de classes, etc. e relatório da visita.

21 2. Visita a uma Instituição (creche, orfanato, asilo, ONG). Total: 2 horas em cada instituição Comprovante (declaração) emitido e assinado pelo responsável da instituição, contendo a assinatura e o carimbo/ou o número de um documento - a matrícula como funcionário, o número de registro em conselhos de classes, etc. e relatório da visita.

22 3. Trabalho Voluntário em entidades sem fins lucrativos cuja finalidade seja evidentemente social e de promoção de saúde para seus usuários (orfanatos, asilos, creches, igrejas, etc.). Total : 5 horas em cada instituição Planejamento de proposta de trabalho e entregar na Coordenação para serem para serem validadas Declaração fornecida pelo responsável da instituição em que o voluntariado foi feito e relatório detalhado do planejamento e desenvolvimento das atividades (NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS COM MEMBRO DE COMUNIDADES RELIGIOSAS, TAIS COMO: ENCONTRO DE JOVENS, DE CASAIS. AULAS DE CATECISMO, ETC.).

23 4. Participação em cursos, palestras, conferências, workshops, seminários ou qualquer atividade de cunho pedagógico, RELACIONADO À ÀREA DA PSICOLOGIA, devidamente validadas pelo coordenador do curso. Total: o que estiver no certificado Inscrições, certificados(cópia) ou declarações(original). Quando for ligada a psicologia: VALIDAÇÃO TOTAL; Quando for da área correlata: PASSARÁ POR AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÂO, com relatório.

24 5. JORNADA ACADEMICA DE PSICOLOGIA Total: 4 horas por turno Carimbo e visto na Ficha de Atividades Internas – SEM RELATÓRIO

25 6. Psicologia na Tela e Luz, câmera e emoção A UNIP irá marcar os dias e todos os alunos serão avisados.

26 7. Teatro, exposição de artes, show musical. Total: 2 horas Comprovante (declaração) emitido e assinado por um responsável pelo evento, contendo a assinatura e o carimbo/ou o número de um documento - a matrícula como funcionário, o número de registro em conselhos de classes, etc. e relatório.

27 8. Cursos ou Mini – cursos Total: O que estiver no certificado Comprovante: Certificado de Presença

28 LIMITES DE ATIVIDADES : Estão limitadas por modalidade, conforme indicação abaixo (isso significa o máximo de atividades que o aluno poderá desenvolver em cada modalidade por semestre). Para a aprovação,o aluno deverá entregar atividades nas duas modalidades: INTERNAS e EXTERNAS para completar a carga horária necessária, juntando-se as correções de relatórios e validações dos comprovantes.. Teatro: três Exposições de arte: duas Show musical: um Visita a instituições: uma visita por semestre para cada modalidade institucional TRABALHO VOLUNTÁRIO : deverá ser feito em uma instituição diferente da visitada; um por semestre ATIVIDADES INTERNAS : sem limites

29 Alguma dúvida? "E sem saber que era impossível, ele foi lá e fez" (Jean Cocteau). Obrigada!!!!!!!


Carregar ppt "Modelo de Relatórios de Atividades Complementares 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google