A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I ENCONTRO DO COLETIVO BAIANO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS E EM ÁREA PROFISSIONAL DE SAÚDE DA BAHIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I ENCONTRO DO COLETIVO BAIANO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS E EM ÁREA PROFISSIONAL DE SAÚDE DA BAHIA."— Transcrição da apresentação:

1 I ENCONTRO DO COLETIVO BAIANO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS E EM ÁREA PROFISSIONAL DE SAÚDE DA BAHIA.

2 I ENCONTRO DO COLETIVO BAIANO DE RESIDENTES Ocorreu no dia 29 de novembro de 2011, no auditório da UNASUS. Participaram 95 residentes dos programas de residência vinculados a UFBA, UNEB,UNIVASF e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

3 I ENCONTRO DO COLETIVO BAIANO DE RESIDENTES O Encontro teve cinco momentos: – Acolhimento e Aquecimento – Exposição Dialogada – Trabalho em Grupos – Exibição do vídeo com egressos da Residência e Roda de Conversa – Fechamento

4 Acolhimento e Aquecimento

5 Desenvolvido pelo residente Erick Fróes (Prof. de Ed. Física). Este momento teve o objetivo de acolher os participantes e promover a vinculação. A dinâmica teve três etapas: 1) Alongamento individual e em duplas; 2)Dinâmica do corpo (aproximação de outra pessoa a partir de uma parte do corpo citada pelo facilitador) realizada em duplas e depois em grupos; 3)Bom Dia (abraço e bom dia aos presentes). Foi um momento de quebra-gelo em que os participantes se aproximaram de outros residentes de Programas diferentes e se sentiram mais a vontade naquele espaço.

6 Exposição Dialogada Apresentação sobre: – Histórico das Residências Multiprofissionais no Brasil. – O Fórum Nacional dos Residentes em Saúde (FNRS). – o Coletivo Baiano, sua organização e as ações realizadas em 2011.

7 Trabalho em Grupos Foram formados cinco grupos com residentes de diferentes programas. Neste espaço ocorreu: Apresentação pessoal (nome, profissão, programa de residência). Conversa sobre a participação no Coletivo Baiano (Você participa do grupo? Como?), dificuldades em participar e sugestões para potencializar o grupo. A síntese das discussões foram escritas em um cartaz com potencialidades, desafios e sugestões e depois apresentada para o grupo maior.

8 Exibição do vídeo e Roda de Conversa Foi exibido um vídeo com egressos de Residências Multiprofissionais contando sobre sua experiência e participação em movimentos dos residentes. Participaram deste vídeo residentes do Rio Grande do Sul, João Pessoa e Bahia. Duas egressas (Lygia e Camila) participaram da roda de diálogo.

9 Fechamento Ao som de uma ciranda, os residentes avaliaram o encontro dizendo uma palavra e fazendo um gesto.

10 Avaliação do Coletivo O encontro superou nossas expectativas tanto pela quantidade de residentes quanto pela qualidade das discussões. O espaço propiciou a vinculação entre os residentes, identificação com o coletivo baiano, mobilização para participar deste grupo e unir forças para modificar alguns aspectos das residências que consideramos importante.

11 Avaliação do Coletivo Possibilitou motivar mais residentes e os R1 a participarem mais visto que a maioria do Coletivo Baiano são de residentes do segundo ano. Os residentes expuseram problemas que estão acontecendo em seus programas e o grupo se responsabilizou por pensar em estratégias para resolvê-los.

12 Propostas para o próximo seminário: Reservar espaço (auditório) com capacidade para todos os residentes participarem. Dar continuidade a parceria com o Coletivo Baiano de Residentes incluindo na programação um momento para este grupo. Propor encontros pré-seminário para cada programa de residência. Ter um momento para discutir sobre o que foi proposto nos seminários anteriores e o que avançou. Incluir na programação momento para apresentação oral e comunicação visual (banners) de trabalhos dos residentes (relatos de experiência, pesquisas, etc.)

13


Carregar ppt "I ENCONTRO DO COLETIVO BAIANO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS E EM ÁREA PROFISSIONAL DE SAÚDE DA BAHIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google