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O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.

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Apresentação em tema: "O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS."— Transcrição da apresentação:

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2 O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS

3 Estratégias de abordagem utilizadas no PIM  Visita domiciliar  Grupos de gestantes e crianças  Visitas de acompanhamento

4 O trabalho do Visitador Visitador É a pessoa que atua diretamente com as gestantes, famílias e/ou cuidadores e suas crianças, nas comunidades vinculadas ao Programa, por meio de atividades específicas. Visitação domiciliar As famílias recebem orientações semanais visando à promoção das habilidades/capacidades das crianças e/ou gestantes, em seu contexto cultural, sendo incentivadas a valorizar as potencialidades de seus filhos e a ficarem alertas para as suas dificuldades, além de promover o cuidado adequado

5 A visita domiciliar favorece:  escuta qualificada ao usuário (gestante);  identificar possíveis dificuldades e assim levar a demanda para o representante do Grupo Técnico Municipal da Saúde, que encaminhará a unidade de saúde;  o estabelecimento de vínculo entre o serviço e a comunidade.

6 Estratégia utilizada para orientar e potencializar as famílias e/ou cuidadores, para que promovam atividades de estimulação com vistas ao desenvolvimento integral da criança, desde a gestação. A identificação de demandas que possam interferir no desenvolvimento da criança, deverão ser encaminhadas e articuladas junto à rede de serviços.

7 Articulação com a rede Triagem Neonatal Através do trabalho dos Visitadores é possível:  ampliar a capacidade da UBS/ ESF de agir na comunidade e nos domicílios ( responsável pela coleta da amostra e entrega dos resultados )  acompanhar as gestantes mais de perto, tendo assim, uma maior ligação com a unidade de saúde.  Auxiliar na busca e localização do bebê.

8 Para que a triagem neonatal atinja seu principal objetivo, que é a prevenção das sequelas, é necessário um trabalho de base. Primeiro - a informação deve ser amplamente divulgada para as gestantes, através dos métodos de abordagem: visita domiciliar, grupos de gestantes, visitas de acompanhamento e materiais de apoio/guia da gestante Segundo – que as gestantes saibam o que estão prevenindo; Terceiro - que saibam como prevenir.

9 Diagnóstico inicial da Criança No PIM, a captação é realizada com famílias com crianças na faixa etária de zero a cinco anos. O Visitador realiza inicialmente o preenchimento do Censo, Caracterização e Diagnóstico, composto por formulários que nos fornecerá o diagnóstico da família.

10 Formulários

11 Formulário C  Permite traçar o perfil da criança atendida pelo Programa Primeira Infância Melhor quanto aos aspectos de saúde, relacionamentos, rotinas e hábitos;  Possibilita acompanhar a qualidade da atenção que esta criança está recebendo.  Identifica aspectos da convivência da criança com sua família.  Caracteriza a convivência familiar da criança, juntamente com os demais dados contidos neste instrumento;  Auxilia o trabalho do PIM com a família, no sentido de torná-lo o mais adequado possível ao seu cotidiano, respeitando sua cultura, hábitos e experiências Observação: Deve ser preenchido pelo Visitador, através de entrevista junto a um adulto cuidador da criança. Para cada criança, deverá ser preenchido um formulário, tendo em vista a singularidade do relacionamento com sua família..

12 No formulário C, temos uma pergunta (26) que nos ajuda na identificação da criança com deficiência: Se sim, qual a deficiência? auditiva, física, intelectual, visual e múltipla. A criança apresenta alguma deficiência diagnosticada clinicamente ? Para que a criança seja acompanhada na sua integralidade é importante conhecer seu contexto familiar, sua história clínica junto a outros profissionais envolvidos na atenção, de modo a propiciar o efetivo alcance de suas necessidades, além de facilitar seu acesso à rede de serviços.

13 O acompanhamento dos ganhos das crianças e famílias atendidas é realizado, a partir de indicadores do Desenvolvimento Infantil - Tabela de ganhos por faixa etária- complementado por parecer descritivo. As crianças com diagnóstico de deficiência são acompanhadas através de parecer descritivo trimestral. Toda ação é construída e acompanhada com suporte da rede, que já esta atendendo esta criança. A família é orientada para acompanhar os ganhos de sua criança.

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15 Total de crianças ativas cadastradas no SISPIM em 20/08/2015 – 22.041 Crianças atendidas p/ PIM com deficiência

16 Total de crianças ativas cadastradas no SISPIM em 28/09/2011 – 22.041 Identificação p/ deficiência

17 Vídeo de 16 de novembro

18 Prêmio Salvador Célia - 2013

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