A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O IMPACTO DOS GESTORES NARCISISTAS NAS ORGANIZAÇÕES Roy Lubit Danny Roger Duarte Araújo Luiz Henrique Duarte Oliveira Raquel Mota Pio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O IMPACTO DOS GESTORES NARCISISTAS NAS ORGANIZAÇÕES Roy Lubit Danny Roger Duarte Araújo Luiz Henrique Duarte Oliveira Raquel Mota Pio."— Transcrição da apresentação:

1 O IMPACTO DOS GESTORES NARCISISTAS NAS ORGANIZAÇÕES Roy Lubit Danny Roger Duarte Araújo Luiz Henrique Duarte Oliveira Raquel Mota Pio

2 Objetivo: Este artigo tem como finalidade apontar o perfil do narcisista destrutivo, e o impacto que um gestor ND pode causar nas organizações.

3 Justificativa: Este trabalho se justifica pela a importância de identificar no âmbito organizacional os lideres e gestores com inclinações narcisistas destrutivos apontando suas características, pois se constata que são prejudiciais á organização. Metodologia: Este trabalho foi baseado no estudo do artigo O Impacto dos Gestores Narcisistas nas Organizações, de Roy Lubit.

4 Gestores Narcisistas Destrutivos Possuir gestores com características Narcisista Destrutiva nas organizações é normal. Alguns dos seus traços podem levar ao funcionário a altos cargos na empresa. São eles:alto nível de autoconfiança e autoestima, bons em fazer política na organização, tomam decisões difíceis rapidamente, dentre outras.

5 O que prejudica o gestor são características como: sentimento de grandiosidade, se sentem muito importantes, melhores que os outros; menosprezo a subordinados ou a todos; menosprezo a subordinados ou a todos; obcecados por poder, riqueza e admiração (tentam obtê-la de qualquer forma, buscam excessivamente); Sem nenhuma empatia com os alheios, péssimo relacionamento com os colegas.

6 Gestores NDs Saudáveis Possuem características semelhantes aos NDs, mas sua diferença principal está no equilíbrio de seus traços. Podem apreciar poder, riqueza e admiração (mas não têm ambição por eles). Possuem auto-estima sólida, são verdadeiramente autoconfiantes.

7 Estudos de Caso William Agee, ex-executivo da Morrison Knudsen: achava que tinha direito a tudo, ausência de valores, desprezava e abusava dos outros, gostava de correr riscos (incalculados),se cercou de aduladores, apatia de pessoas talentosas. Mark: tinha necessidade de admiração e elogio pelo trabalho dos outros, autoglorificação, desprezo, crítica excessiva, inveja, apatia e falta de realidade própria.

8 Causas do Narcisismo Destrutivo Teoria Psicodinâmica: De acordo com essa teoria, o comportamento ND é influenciado pela atitude fria e insensível dos pais perante os desejos da criança. Fazendo com que ela não se sinta amada, com autoestima frágil,se escondendo posteriormente em sentimentos de grandiosidade e menosprezo dos outros.

9 TEORIA DE APRENDIZAGEM SOCIAL De acordo com a teoria da aprendizagem social, o comportamento é influenciado pelo reforço direto, indireto e pelos padrões auto – impostos. muito do nosso comportamento é aprendido à partir da observação dos outros.

10 Tanto as experiências vividas na primeira infância como os reforços do comportamento que se dá por toda a vida podem levar ao padrão comportamental que identificamos como narcisismo destrutivo. Os narcisistas com base psicodinâmica são menos capazes de perceber problemas em seu próprio comportamento, se comparados à aqueles que aprenderam a ser narcisistas. TEORIA DE APRENDIZAGEM SOCIAL

11 ORGANIZAÇOES E GESTORES ND Com sua aparente autoconfiança, entusiasmo energia, capacidade de seduzir e manipular pessoas fazem os lideres narcisistas prosperar na empresa

12 PRATICAS DE CONTRATAÇÃO E TRANSFERENCIA Os narcisistas destrutivos enfrentam vários problemas decorrentes ao seu comportamento, porem, eles conseguem novas chances no mercado No cargo de executivo principal, os narcisistas destrutivos podem chegar a levar uma organização à falência

13 A CULTURA ORGANIZACIONAL Muitas organizações se concentram principalmente nos lucros em curto prazo, e dão pouca ou nenhuma atenção ao custo humano O NARCISISMO NA LIDERANÇA Lideres ND não se importam com o bem estar dos subordinados e toleram gestores ND que atingem os números, mas não tratam bem as pessoas

14 A DIFICULDADE DE IDENTIFICAR GESTORES ND Nas organizações há dificuldades para identificar os gestores ND, pois, alguns fatores servem de proteção e impede que o seu comportamento seja descoberto é talentoso em fazer política na organização, o fator mais considerável, é a hesitação por parte dos subordinados em queixar – se deles aos superiores

15 GESTORES ND E DESCOMPENSAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO Quanto mais alto o cargo que ocupa, maior é o poder e maiores são as oportunidades que tem para fazerem estragos Se agir com complacência for fácil ou prazeroso para os gestores ND, eles podem muitas vezes fazer coisas para agradar os outros, porem, não gostam de determinadas tarefas

16 Como Lidar com Gestores de Personalidade ND O primeiro passo para administrar o problema é a identificação do gestor ND antes que ele alcance cargos de alto poder. Alguns sinais podem estar presentes no início de suas carreiras e devem ser observados com atenção pelas lideranças da organização:

17 Depreciar e explorar outras pessoas; Não dar importância às necessidades dos subordinados; Querer todo o crédito das operações bem sucedidas; Prejudicar seus concorrentes para conseguir promoção; Criticar os outros excessivamente; Auto promover-se e buscar atenção em excesso; Ter atitudes altamente defensivas ao receberem crítica.

18 Como Agir Com Chefes de Personalidade ND Deve-se evitar discussões, pois isso aumentará sua agressividade; Tente fazer com que suas orientações sejam escritas a fim de evitar dúvida em relação à tarefa a ser executada, pois reduz as chances dele se queixar de você; Tenha seu trabalho documentado para se defender de críticas do gestor ND e para o caso de precisar se defender perante outro superior; Deve-se tentar mudar de cargo.

19 Como Lidar Com Colegas de Personalidade ND Evite confrontações diretas e discussões a fim de não afetar sua imagem e desencadear novos ataques por parte do colega ND; Não compartilhe suas ideias com essa pessoa antes de comunicar à supervisão e à equipe, evitando que seus créditos sejam roubados; Em caso de ordens dadas pelo colega ND, peça esclarecimentos ao seu chefe ou simplesmente ignore-as.

20 Considerações Finais do Autor Executivos e gestores NDs representam um sério problema para as organizações, pois prejudicam a moral dos subordinados, tiram sua motivação e afastam funcionários talentosos. Devemos estar atentos às nossas próprias atitudes, dar bom exemplo e promover uma cultura contrária ao narcisismo destrutivo.

21 Considerações Finais do Grupo Deve-se ter o discernimento para lidar com pessoas NDs de quaisquer níveis hierárquicos e policiar-se constantemente para que, quando gestores, não promovamos uma cultura favorável ao narcisismo destrutivo.


Carregar ppt "O IMPACTO DOS GESTORES NARCISISTAS NAS ORGANIZAÇÕES Roy Lubit Danny Roger Duarte Araújo Luiz Henrique Duarte Oliveira Raquel Mota Pio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google