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Anderson Valadares Lívia Tofani Paula Guimarães Rafael Arruda.

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1 Anderson Valadares Lívia Tofani Paula Guimarães Rafael Arruda

2 A inteligência diferenciada se baseia na idéia de opostos – paradoxo. Atualmente empresas que sabem lidar com os paradoxos se adaptam a dinamicidade do ambiente ao seu redor. Empresas fracassam por se apegar a rotinas baseadas em sucessos anteriores. Na Sociedade do Conhecimento há elevação do paradoxo, sendo aceita a dualidade nas formas de conhecimento: tácito e explícito Conhecimento explícito: expresso em palavras, números, pode ser compartilhado, transmitido; Conhecimento tácito: vivenciado, baseado nas experiências, sendo dividido em: Técnica – habilidades informais de difícil detecção, know how Cognitiva – crenças, percepções, valores e modelos mentais O conhecimento é ao mesmo tempo tácito e explícito

3 Dialética é algo não estático, em movimento, com ênfase nos opostos, apresentando a seguinte divisão: Tese Antítese (negação/oposto da tese) Síntese (reconciliação da tese e antítese buscando a transcendência) As organizações criam, mantém e exploram o conhecimento de forma similar ao padrão dialético, buscando a transcendência e síntese das contradições. AAssim temos que o conhecimento tácito e explicito são complementares e interpenetrantes (há conhecimento explícito no conhecimento tácito e vice versa, são contínuos mas separáveis)

4 A criação de cotas é a solução para a educação superior no Brasil.

5 IBM grande porém rápida, empreendedora e disciplinada; ao mesmo tempo científica e direcionada ao mercado; capaz de criar capital intelectual em escala mundial e fornecê-lo a um único cliente. Seu CEO, Louis Gerstner, baseando-se no conhecimento tácito adquirido, tomou as seguintes decisões: -Manteve a IBM junta e não em segmentos individuais; -Decidiu construir a mais influente empresa de serviços na indústria; -Lançou a Operação Abraço de Urso, que determinava que os administradores-sênior fossem a campo visitar os maiores clientes da empresa, e ouvissem o que eles tinham a dizer; (Proposta do CEO de enfatizar que a empresa seria construída de fora para dentro, direcionada pelos seus clientes) IBM como empresa dialética

6 O CEO da IBM deixou como legado mais significativo a criação de uma empresa verdadeiramente integrada, já que era certa a solução de dividir a organização em segmentos individuais. Gerstner identificou o potencial da empresa na sinergia. A decisão de Gerstener pode ter sido baseada em seus conhecimentos tácitos obtidos enquanto trabalhou na American Express, cliente da IBM e através das interações com seus clientes, já como executivo da IBM Utilizou a visão interna (tese) quanto externa (antítese) para criar um integrador verdadeiramente centrado no cliente (síntese). IBM como empresa dialética

7 Criação e utilização de conhecimento convertendo o conhecimento tácito em explícito Socialização, Externalização, Combinação e Internalização. Socialização: Ind > Ind Externalização: Ind > grupo Combinação: grupo > organiz. Internalização: organiz > Ind

8 Raciocínio Dialético livra do ou-ou e aceita ambas idéias, buscando um novo conhecimento Enfâse da criação do conhecimento através da experiência corporal, pois o fazer predispõe o conhecimento tácito. Similar fase Internalização Um nível mais alto de conhecimento através da interação de corpo e mente. Corpo (a) + mente (b) = Síntese (c)

9 Conhecimento é criado por indivíduos Função da organização é de estimular o ambiente e ser um amplificador do conhecimento. Exemplo Honda. Teoria da evolução do Automóvel

10 Modelo Top down Modelo Bottom-up Middle-up-down que é onde a alta administração diz o que deveria ser, linha de frente diz o que é e administradores medianos trabalham a contradição.

11 Hierarquia é especializada e centralizada. Força-tarefa é flexível e adaptável. Hierarquia é eficiente para metódos de conversão de combinação e internalização Força tarefa é eficiente para socialização e externalização Analogia Força tarefa eficiente para criação de conhecimento e Hierarquia para amplificação

12 Ocidente tem tendência a conhecimento explícito, formal. Oriente tem tendência para conhecimento tácito. Riscos de utilizar somente conhecimento explícito ou somente o tácito Futuro pertence às empresa que podem sintetizar explícito e tácito. Ocidente (a) e Oriente (b) gera modelo universal (c)

13 Conhecimento como fonte de vantagem competitiva duradoura; Empresas não entendem o que é e como explorá-lo. O único conhecimento válido é o formal.

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15 Explícito Formal e sistemático. Pode ser facilmente comunicado e compartilhado Tácito Pessoal, habilidades, know-how difícil de comunicar. Sabemos mais do que podemos dizer

16 Onde está o conhecimento tácito e o explicito?

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18 Teoria da Evolução do Automóvel - Honda Design microcopiadora – Canon Optoeletrônica – Sharp Reconhecimento de que a criação do novo conhecimento não se refere simplesmente ao processamento da informação objetiva. (...) A chave para o processo é o compromisso pessoal, a sensação de identidade dos empregados e com o empreendimento e com a sua missão.

19 Encoraja o diálogo frequente criando uma base cognitiva comum.

20 A A criação de quotas é a solução para a edu- cação superior no Brasil O sistema de quotas atrapalha a educação no Brasil C Entrada na faculdade através do ENEM para equalizar a chance dos concorrentes D O ENEM continua oferecendo vantagem para alunos de escolas particulares. E Fazer média ponderada para notas de alunos de escolas particulares e públicas para diminuir desigualdade F O sistema é facilmente bur- lado, com alunos transferin- do-se para escolas públicas visando obter vantagem G O Brasil precisa de mais universidades públicas B


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