A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO II Seminário de Acompanhamento e Avaliação UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (São Paulo, Campinas, Pedreira, Sud Mennucci)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO II Seminário de Acompanhamento e Avaliação UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (São Paulo, Campinas, Pedreira, Sud Mennucci)"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO II Seminário de Acompanhamento e Avaliação UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (São Paulo, Campinas, Pedreira, Sud Mennucci)

2 HorárioAtividade 14: 00 as 14:10 (10’) Apresentação dos participantes e da proposta de trabalho do dia 14:10 às 14:30 (20’) O conceito: Aprendizagem por investigação Dinâmica da atividade: apresentação sobre os níveis de investigação (o pesquisador, o professor, o aluno) e o método científico. 14:30 às 15:30 (60´) Concepções Espontâneas de Fenômenos Naturais Atividade “Mão na Massa” [em grupos] 15:30 – 15:45 (15’)Café 15:45 – 16:30 (45´) Apresentações da Atividade “Mão na Massa” [pelos grupos] Lição de casa: situando a atividade no seu contexto escolar 16:30 – 17:00 (30 ’) Fechamento do Evento e Próximos Passos A GENDA

3 CONCEPÇÕES PARA CIÊNCIA MÉTODO CIENTÍFICO PESQUISA

4 ter a possibilidade de indagar na busca de informação relevante a apreensão da realidade, do que nos rodeia e sobretudo do que nos gera interesse é feito mediante o questionar, indagar e pesquisar. No construtivismo, autores como Piaget, Papert e Gardner assumem claramente que o conhecimento não é uma verdade absoluta mas implica a sua aquisição e organização, por parte do aprendente, processos onde os conhecimentos prévios e as experiências vividas por cada um influenciam o que se aprende e a forma como se aprende.

5 APRENDIZAGEM/FORMAÇÃO POR INVESTIGAÇÃO O Método Científico O pesquisador indaga, O professor indaga, O aluno indaga

6 A ETIMOLOGIA DA PALAVRA ciência vem do latim scientia ("conhecimento"), o mesmo do verbo scire ("saber") que designa a origem da faculdade mental do conhecimento ( BLOCH, Oscar; WARTBURG, Walther von. Dictionnaire étymologique de la langue française (em francês). 2 ed. Paris: Presses Universitaires de France, 2004. 682 p. ISBN 2-13- 054426-6)latimconhecimentosaberISBN 2-13- 054426-6 Em uma visão cronológica a ciência nasceu como uma tentativa de se achar respostas para os questionamentos humanos, questionamentos como "o que há lá fora?", "do que o mundo é feito?", "qual é o segredo da vida?" e "como chegamos até aqui?" British Broadcasting Corporation (BBC) - The History of Science, Power, Proof and Passion - Apresentado por Michael Mosley

7 A P ESQUISA Uma pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. (Wikipedia) conhecimento conjunto de atividades orientadas e planejadas pela busca de um conhecimento.

8 (Lauro Chieza de Carvalho(Lauro Chieza de Carvalho em Wikimedia Commons)Wikimedia Commons

9 ATIVIDADE “MÃO NA MASSA”: CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS DE FENÔMENOS NATURAIS em Grupos, com base em um cenário hipotético

10 CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS DE FENÔMENOS NATURAIS Dinâmica: Os professores, em grupos, discutem o cenário hipotético e registram a resposta do Grupo aos itens a, b e c Obs. cada Grupo exporá seus resultados da Atividade na Atividade de Socialização [depois do café]. Você está em sua sala de aula, com a turma do ____ ano e um aluno chega com uma pergunta que o intriga sobre um fenômeno natural (por ex. _____). O que você faz? a.Responde a pergunta. Desenvolva: o aluno fica satisfeito? O aluno faz novas perguntas? etc. b.Pede ao aluno que faça uma pesquisa na Internet sobre o fenômeno. Desenvolva: como o aluno faz a pesquisa na Internet? Que palavras- chave utiliza no mecanismo de busca? Como interpreta os resultados da busca? Como traz a você os resultados? Como seleciona as fontes de informação? (em quem acredita? Porquê?) c.Inicia um Processo de Investigação...Desenvolva...

11 LIÇÃO DE CASA Propor uma investigação em seu contexto escolar para coletar e analisar as Concepções Espontâneas dos Alunos para Ciência, Método Científico e Pesquisa. Resultados serão apresentados e discutidos no próximo Seminário

12 CONSTITUIÇÃO DA EQUIPE DO PROJETO UCA/CNPQ EM SP * a ser indicado pela Escola Campinas PedreiraSud Mennucci Supervisor Bolsista* Supervisor UCA Professor Bolsista* Equipe UNICAMP

13 T AREFAS E SPECÍFICAS DOS ENVOLVIDOS Professor Bolsista Envolvimento em Atividades da Aprendizagem por Investigação em sala até o final do ano Coleta de Dados e Registro da Investigação Análise de Dados da Investigação Documentação sobre os Resultados Supervisor Bolsista Suporte às Atividades do Professor Bolsista Suporte à possível extensão da investigação no contexto da Escola (com outros professores) Relatório Geral da Investigação no contexto da Escola


Carregar ppt "APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO II Seminário de Acompanhamento e Avaliação UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (São Paulo, Campinas, Pedreira, Sud Mennucci)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google