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Importância dos Transportes

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Apresentação em tema: "Importância dos Transportes"— Transcrição da apresentação:

1 Importância dos Transportes
O Transporte é o elemento mais importante nos custos logísticos. Absorve de 1/3 a 2/3 dos custos logísticos de uma empresa. Brasil: mais de 10% do PIB. Estados Unidos: US$ 0,5 trilhão.

2 Custos Logísticos no Brasil - 2006 (Fonte: Coppead)
Modal Custo em Reais (bilhões) % do PIB Rodoviário 128,90 5,60 Ferroviário 9,50 0,40 Aquaviário 11,50 0,50 Dutoviário 3,00 0,10 Aéreo 1,80 Total Transporte 154,80 6,70% Estoque 89,70 3,90 Armazenagem 15,60 0,70 Administração 10,00 Total 115,30 4,97 Custos Logísticos Totais 270,10 11,7 PIB 2006 mi

3 Representatividade dos Custos Logísticos
                                                                    Fonte: Panorama de custos logísticos no Brasil

4 Características de Escolha dos Serviços
Preço Tempo em trânsito e variabilidade Perdas e danos

5 Classificação Relativa de Modais

6 Comparativo entre Modais

7 Extensão das Redes

8 Modal Ferroviário Transportador de longo curso.
Movimentador lento de matéria-prima e de baixo valor. Preferência para carregamentos completos. Velocidade baixa (35 km/hora). Maior parte do tempo é gasta em operações de carregamento e descarregamento.

9 Definições Trens unitários: utilizados para ligações envolvendo grandes volumes. Transporta entre dois pontos diretos sem paradas com vagões unitários. Piggy-back: tipo de combinação ferrovia-rodovia.

10 Modal Rodoviário Transporte de produtos semi-acabados e acabados.
Tamanhos médios menores que o ferroviário. Mais da metade dos carregamentos por caminhões pesa menos que 5 toneladas. Vantagens: serviço porta a porta, freqüência e disponibilidade de serviço, velocidade porta a porta e conveniência.

11 Definições FTL: full truck load (lotação completa). Utilizada na transferência de produtos entre a fábrica e um centro de distribuição. LTL: less than truck load (carga fracionada). Utilizada geralmente na distribuição urbana de produtos.

12 Custo Unitário vs. Capacidade

13 Modal Aquaviário Serviços domésticos:
Exigências de localizações próximas às vias. Mais vagaroso que o ferroviário na média (8 a 14 km/hora). Disponibilidade e confiabilidade variam com o clima. Norte dos Estados Unidos e Canadá: movimentação impossível no inverno.

14 Serviços Internacionais
Embarcações conteinerizadas. Tempo de manuseio reduzido. Transferência intermodal efetiva. Redução de perdas e danos.

15 Definições Transporte marítimo de longo curso: linhas de navegação entre o Brasil e países mais distantes. Navegação de cabotagem: cobertura da costa Brasileira. Pequena cabotagem: portos nacionais. Grande cabotagem: ligações marítimas com países próximos (Uruguai, Argentina, etc).

16 Definições (2) Navio de carga geral: cargueiro típico que vemos nos portos. Navio graneleiro: voltado ao transporte de produtos sólidos a granel (soja, milho, carvão, etc). Box-shaped: navio onde o casco apresenta linhas mais retas, permitindo melhor estivagem da carga (roll-on, roll-off).

17 Definições (3) Transporte conferenciado: empresas regulares de navegação que oferecem transporte de carga geral. Navios afretados: utilização de carga completa.

18 Modal Aéreo - Características
Velocidade imbatível entre origem-destino, principalmente em longas distâncias. Extensão média de frete (USA): 2100 km. Velocidades de cruzeiro dos jatos comerciais: 877 a 941 km/h. Boa confiabilidade e disponibilidade de serviços. Variabilidade absoluta do tempo de entrega é pequena. Vantagem distinta em termos de perdas e danos. Menores exigências de embalagens.

19 Modal Aéreo - Características
Frete aéreo alto. Capacidade aérea restringida pelas dimensões físicas da aeronave e capacidade de decolagem. Tempo de entrega porta a porta comparados ao modal rodoviário em muitos casos.

20 Definições Aviões de fuselagem larga (wide-body): Ex. Boeing , Antonov 223 (maior cargueiro do mundo – 250 ton). Aviões cargueiros: exclusivos para transporte de carga – dotados de portas amplas e rampas de acesso para veículos e contêineres. Aviões combi: misto carga/passageiros. Boa parta das cargas Brasileiras são transportadas nos porões de aeronaves de passageiros.

21 Modal Dutoviário Faixa limitada de serviços e capacidades.
Principais produtos: petróleo cru e produtos de petróleo refinado. Velocidade média: 3 a 4 milhas/hora. Por outro lado: os produtos movem-se 24h/dia e 7 dias/semana. Capacidades: até 320 mil litros/hora


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