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Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.

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1 Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo dialético - Engels e Marx Concepção sócio interacionista – fatores biológicos e sociais

2 Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed Dupla natureza humana A cultura como parte da natureza humana Base orgânica – plasticidade cerebral, cérebro como sistema aberto – sistema funcional complexo O ser humano constitui-se como tal na sua relação com o outro social

3 Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed Funções Psicológicas superiores – memória, percepção, atenção, emoção, imaginação, pensamento e linguagem Mediação – instrumentos (atividades externas) e signos (atividades internas) Signos lingüísticos – organização do real, códigos para decifrar o mundo

4 Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed O acesso ao real não é direto, mas mediado por recortes do real operados pelos sistemas simbólicos da cultura (origem social) Representação mental, de natureza simbólica, substitui o real, libera do aqui e agora perceptivo

5 Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed Organização básica do cérebro (evolução da espécie) x processos mentais e sistemas funcionais (desenvolvimento do indivíduo) Internalização de formas culturalmente dadas de comportamento: do interpsicológico (atividade externa) para o intrapsicológico (atividade interna)

6 Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed Funções da linguagem: intercâmbio social e pensamento generalizante Formação de conceitos: abstração dos atributos relevantes que definem um conceito – classe de objetos, generalização Construção cultural: o grupo social elege os elementos que unem objetos em uma classe

7 Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed Formação de conceitos: 3 fases 1.Conjuntos sincréticos: nexos vagos, subjetivos, instáveis, perceptuais; 2.Pensamento por complexos: ligações concretas e factuais, por similaridade; 3.Conceito: abstração e lógica, organização por um atributo

8 Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed Raiz do pensamento por complexos: ligações e relações iniciando a organização das impressões Raiz do conceito: unir e separar, análise e síntese, abstração e generalização

9 Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed A interação com o real é direcionada pelas palavras, que organizam as categorias que organizam o real num dado grupo social A linguagem internalizada representa essas categorias – organização do conhecimento, do pensamento

10 Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed Conceitos cotidianos (espontâneos) x conceitos científicos Cotidianos: experiências do dia-a-dia, educação informal – da aquisição para a consciência e operacionalização Científicos: escola, educação formal – da definição/operações para o concreto

11 Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed Conceitos cotidianos – linha ascendente, da impregnação da experiência para a consciência Conceitos científicos – linha descendente, da abstração para o concreto (função da escola) São correlatos

12 Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed Conceitos científicos: sistemas consistentes de inter-relações – atitude meta-cognitiva, tomar consciência e controle dos conteúdos (definição e inter-relações com outros conceitos) Foco da educação formal – mediação na ação pedagógica – zona de desenvolvimento proximal

13 Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed Intervenção pedagógica: Progressos que não ocorreriam espontaneamente; Acesso ao conhecimento construído e acumulado pela ciência; Procedimentos meta-cognitivos – articulação dos conceitos científicos

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