A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CATEGORIA ENTRETENIMENTO.  São os programas que mais aproximam o telespectador da realidade da produção em televisão, pois permitem a entrada do público.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CATEGORIA ENTRETENIMENTO.  São os programas que mais aproximam o telespectador da realidade da produção em televisão, pois permitem a entrada do público."— Transcrição da apresentação:

1 CATEGORIA ENTRETENIMENTO

2  São os programas que mais aproximam o telespectador da realidade da produção em televisão, pois permitem a entrada do público nos estúdios ou nos locais preparados para a gravação.  São programas de variedades, geralmente caracterizados pela apresentação de música, comédia, quadros dramáticos, dança, competições, entrevistas.  Em muitos casos o nome do programa está ligado ao do apresentador.  A produção do programa prepara os textos para o apresentador após uma pesquisa sobre os assuntos que serão focados.

3  Podem aparecer como um quadro dentro de outro programa ou pode ser um programa específico.  É multifuncional, tanto informa com entretém.  Geralmente tem um famoso gourmet como apresentador e o horário de exibição normalmente antecede as refeições.  O cenário pode ser uma cozinha ou restaurantes.  O apresentador fica em primeiro plano e há muitos detalhes dos ingredientes e do “modo de fazer”.  Ana Maria Braga introduziu vários segmentos culinários em outros programas de variedades e imprimiu sua marca de “degustadora”.

4  No início da televisão brasileira o gênero desenho era voltado exclusivamente ao público infantil, hoje, a partir de alterações e da influência de desenhos importados dos EUA e da Europa ele também é destinados ao público jovem e adulto. Ex.: Simpsons e South Park.  Alguns desenhos são séries. Ele é produzido em escala industrial e comercializado em pacotes, formando uma série de desenhos de curta, média ou longa duração (de três minutos a meia hora).

5  É uma associação do gênero documentário, da categoria informação, com o gênero teledramaturgia, da categoria entretenimento.  Usado para transmitir credibilidade. Formatado com entrevistas, dramatizações, narração em off.  O Gênero surgiu na esteira dos seriados que fizeram sucesso como tema policial: crimes hediondos, desastres, mortes, contravenções penais, ações policiais.  Exemplo: programa Linha Direta, apresentado pelo jornalista Marcelo Rezende.

6  A estrutura de produção e o formato dos programas esportivos influenciam diretamente na classificação da sua categoria, que tanto pode ser de informação como de entretenimento.  No Brasil a maioria dos programas tratam de futebol, o que muda é o tempo de duração. Alguns programas conseguem abordar outras categorias, mas a que permanece mais tempo no ar é o futebol, com a transmissão de campeonatos regionais, nacionais e internacionais. Os programas do gênero inserem-se na estrutura dos departamentos de jornalismo.  Os formatos variam muito: telejornal, mesa- redonda, documentário.

7  Muito comum nos EUA este tipo de programa foi conquistando público em vários países. No Brasil, aparece como programa específico ou quadros em programas de auditório como Domingão do Faustão, Silvio Santos.  Uma diferença entre os games nos dois países é a interatividade. No Brasil o game shows são essencialmente para serem visto passivamente. Nos EUA o telespectador é estimulado a interagir durante a transmisssão.  Ex: Video Game, apresentado pela Angélica...

8  Gênero que veio do rádio.  Os formatos seguem vários estilos: de auditório, quadros, esquetes, telejornal, videoclipes, entrevistas, etc.  Dependem de redatores criativos e elenco talentoso. Este gênero já teve mais espaço na tv brasileira: Balança mas não cai, Os Trapalhões, A Família Trapo, Praça da alegria, Casseta e Planeta.

9  Desde o início da televisão no Brasil, este gênero tem espaço e audiência garantidos.  Na apresentação dos programas infantis nas décadas de 80 e 90 houve a introdução do padrão “loira e bonita” – Angélica, Xuxa e Eliana.  A Rede Cultura imprimiu um padrão de qualidade nos programas infantis com Castelo Ra tim bum, Menino Maluquinho e outros.  Os formatos vão desde capítulos e seriados (Sítio do Pica Pau Amarelo, Castelo, Vila Sésamo). Desenhos, quadros com personagens, auditório, game shows.

10  A TV brasileira acompanhou várias fases da MPB como promotora de festivais.  Independente do formato esses programas parecem transmissões ao vivo, em palcos, muitas vezes com a presença de público. Ex: Sabadão Sertanejo (SBT); Viola, minha viola; Globo de Ouro, etc.

11  O gênero favorito e mais popular da tv brasileira.  O texto da novela estimula a “interação familiar” cotidiana possibilitando ao telespectador deixar de assistir alguns capítulos sem perder a sequência da trama.  A telenovela reflete momentos da história, dita modas, mexe com o comportamento da sociedade, está ligada à vida do brasileiro de todas idades e classes sociais.  O formato utilizado pelo gênero novela é praticamente o mesmo em todas as redes: capítulos diários, sequenciados, com duração média de 30 a 40 minutos.

12  Mistura a fórmula de um game show de resistência com câmeras captando as reações dos participantes. Chegou no Brasil em 2000 batizado pela Rede Globo de “No limite”.  Todos esses programas seguem os mesmos princípios do filme Truman Show, no qual a vida do personagem é vigiada por câmeras espalhadas por todos os lugares...  A ideia vem de um fetiche que, segundo Freud, está presente em todo o ser humano: o voyeurismo. A palavra voyeur significa “pessoa que vê algo por curiosidade”.

13  É um programa que cabe me quase todos os formatos. Informação e entretenimento. Pode ter notícias, humor, dramatização, musical.  Exemplo de sucesso há mais de 30 anos “Fantástico”, da Rede Globo. Dá a sensação ao telespectador de estar bem informado.

14  A partir de roteiros de ficção. Podem ser limitadas, em tantos capítulos, tendo continuidade. Ex.: minisséries brasileiras.  Séries. Podem ter início, meio e fim em cada episódio. São os mesmos personagens principais, mas uma história por episódio.


Carregar ppt "CATEGORIA ENTRETENIMENTO.  São os programas que mais aproximam o telespectador da realidade da produção em televisão, pois permitem a entrada do público."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google