A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BRINCANDO ME ALFABETIZEI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BRINCANDO ME ALFABETIZEI"— Transcrição da apresentação:

1 BRINCANDO ME ALFABETIZEI
Objetivo Geral: O projeto tem como objetivo alfabetizar e letrar crianças com suas necessidades individuais no seu processo de construção do conhecimento (aprendizagem) por meio do lúdico.

2 O lúdico precisa estar inserido no processo de ensino, pois alfabetização e letramento estão interligados e um depende do outro. Nosso projeto BRINCANDO ME ALFABETIZEI, teve início em maio de 2015, ao iniciarmos atividades sobre a Festa Junina, por meio de cantigas fazendo referência ao evento, dança, listas de palavras, frases e produção de texto coletiva.

3 Produzindo listas de palavras coletiva na quadro
Produzindo listas de palavras coletiva na quadro. Após, iniciamos vestindo as camisas alfabéticas aleatoriamente.

4 Quando nos desafiamos a fazer esse trabalho pedagógico, nos perguntamos o que queríamos alcançar, quais eram os nossos objetivos e partindo desse contexto, nos propusemos a nos esforçar para que o projeto “Brincando me alfabetizei” fosse iniciado.

5 Quando a escrita faz parte do seu meio cultural, também constrói conhecimento sobre a escrita, leitura e também no raciocínio matemático. O lúdico vem transformar nossas aulas mais significativas e interessantes, onde estão aprendendo e ao mesmo tempo brincando.

6 Trabalho coletivo chegando no produto final que era montar a palavra desafiada.

7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Tornar as crianças alfabetizadas e letradas, questionadoras que ao brincar façam uso da ação imaginária, cooperando com os colegas, seguindo sempre as regras de jogos, brincadeiras. Saber fazer o uso da leitura, escrita, raciocínio matemático na vida social em que leva.

8

9 COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS
COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS * Afetividade, colaboração e compreensão nos trabalhos em grupos; * Trabalhos artísticos; * Autoestima; * Segurança; * Controle dos impulsos; * Prestatividade e solidariedade; * Sinceridade; * Saber ouvir e falar na hora certa; * Administração das emoções e impulsos (saber perder e esperar a vez); * Trabalhando o alfabeto, formando sílabas, palavras e construção de frases e pequenos textos; * Noções de quantidade; associar o número á quantidade e a escrita;

10 Raciocínio matemático (cálculos de adição, subtração);
* Raciocínio matemático (cálculos de adição, subtração); * Desafios matemáticos (fazer com que eles construam o problema a partir de parcelas dadas a eles); * Ordem crescente / decrescente; maior/menor; número que está faltando; * Percepção visual; * Lateralidade (noção espacial), coordenação.

11 ESTRATÉGIAS Construir em sala de aula com os alunos, brincadeiras e jogos com materiais reciclados; Registrar por meio de fotos das crianças construindo e participando dos jogos e brincadeiras distribuídas em grupos ou duplas; Conversar com o grupo sobre a importância de se obedecer as regras dos jogos e de comportamento; Procurar estimular sempre os alunos com autoestima baixa e aqueles que são inseguros ou dispersos, por meio de elogios a fim de aumentar sua autoestima; Realizar debates sobre as atitudes positivas e negativas levando-os a uma reflexão; Confecção de mural com fotos em momentos diversos da aprendizagem.

12 CONCLUSÃO Podemos concluir que o projeto pedagógico BRINCANDO ME ALFABETIZEI, fez com que o ensino aprendizagem das crianças evoluíssem de maneira gradativa, tendo em vista que na alfabetização para obtermos bons resultados é preciso planejar as aulas com objetivos claros e precisos, com materiais concretos e replanejar se for preciso.

13 REFERÊNCIAS PNAIC, 2013 (Prefeitura Municipal de Pomerode), Mattos de Lourdes, Elizete . Brincando e aprendendo. Vale das letras Alfabetização e Letramento: Perspectivas e desafios no cotidiano escolar.

14 Anexos

15

16

17


Carregar ppt "BRINCANDO ME ALFABETIZEI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google