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Estratégia SEBRAE de Educação via Rádio

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Apresentação em tema: "Estratégia SEBRAE de Educação via Rádio"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia SEBRAE de Educação via Rádio
Clarice Veras

2 Cenário Necessidade de ampliar o acesso aos serviços do SEBRAE
Necessidade de democratizar o acesso, chegando às classes C,D e E.

3 Por que rádio? Abrangência, penetração social e popularidade
Linguagem coloquial, simples e direta Diversidade de elementos de discurso Potencial para: Informar, entreter, ensinar Reforçar e legitimar discursos em torno de idéias e práticas

4 Por que rádio? É o veículo mais ouvido em qualquer segmento da população, em média 3 horas e 45 minutos por dia (Data Folha, 1993) O rádio tem o triplo da audiência da televisão durante a manhã e mais do dobro durante à tarde O horário nobre do rádio dura 13 horas, o da TV só três.

5 Por que rádio? Pesquisa do Ibope (2000) confirma também que as pessoas passam 17% mais tempo ouvindo o rádio que vendo a televisão. E com a vantagem de que o ouvinte não precisa estar olhando para o aparelho para ser atingido pelo programa. O rádio está em toda parte: na cozinha, no quarto do adolescente, no automóvel, nos restaurantes, nos pequenos transmissores colocados nos andaimes da construção civil, nas bancas das feiras.

6 Por que rádio? É o segundo em credibilidade, logo atrás da Igreja Católica, 7 posições acima dos jornais e 17 posições acima da televisão. Ou seja: as pessoas acreditam muito mais no que é veiculado no rádio do que nos telejornais. (Ibope)

7 Educação Empreendedora
Experiência atual do SEBRAE em EAD via rádio Produção de 260 programas (7 ou 15 minutos cada) Um programa para cada região do País Veiculação em mais de 500 emissoras Prêmio ABED Embratel 2002 Audiência de cerca de 19 milhões de pessoas Cerca de 300 mil contatos com o SEBRAE

8 Concepção pedagógica Programa Nordeste numero 19 CD 5 fax 3
Na altura do 7 minutos Inicial: E se vc vai começar um negócio Final: morena pros meus braços.....(música) Possui conteúdos que estimulam a reflexão e a construção do conhecimento a partir da vivência coletiva e do saber popular. Faz uso de uma linguagem popular, simples e direta, destacando os falares locais e o modo de vida da população como elementos básicos para estabelecer a empatia necessária com o público-alvo.

9 Concepção pedagógica Poesia para ajudar explicar qualidade. A novela que vem na sequencia é boa. Tem até voz de criança.... passagem de tempo.... Programa Sudeste número 17 CD 3 FX 17 Início até 4’48 Início: vinheta de abertura Final: falar com ela fade música Apresenta variedade de recursos de linguagem para garantir o caráter lúdico e educativo numa perspectiva formativa. Combina educação e entretenimento na abordagem do conteúdo. Apresenta o conteúdo de forma ordenada numa progressão ou seqüência clara e lógica.

10 Exemplo de comparação, explicação clareza. O que é Marketing
Exemplo de comparação, explicação clareza. O que é Marketing. Explica é brilhante... Programa Sudeste nº 20 CD 3 FAX 4 Início: vinheta de abertura Final : sempre valorizando a mercadoria (1’43) Exemplo de caso de sucesso, história contada pelo Boldrin Emenda com um exemplo de comparação. Para explicar planejamento e correr riscos calculados mostra uma situação de jogo de futebol (tema difícil mas onde a comparação ajudou) Ficou muito bem gravado. Programa Centro-Oeste numero 8 CD2 Fx 4 Altura de 5’13 até 8’ 39 Inicial: a gente já falou Final: e sabe que tem condições. Concepção pedagógica Aborda o conteúdo passo a passo, onde cada tópico é tratado de forma que o ouvinte compreenda cada novo item antes de seguir na audição do próximo. Faz uso da exemplificação de modo a favorecer a compreensão dos conceitos ensinados. Estabelece analogias e comparações com elementos do cotidiano da audiência para explicar o conteúdo.

11 Concepção pedagógica Considera que o público não é uma “caixa vazia” na qual são jogadas informações, conceitos, idéias e que reage automaticamente ao conteúdo sem reflexão ou contestação. Valoriza as habilidades e competências já adquiridas pelo ouvinte.

12 Exemplo de interação com a audiência – a participação pode ajudar a coletar dados para analise sobre o perfil da audiência. Aqui está bem explicadinho e educativo. Programa Centro-Oeste numero 7 CD 2 fx 3 4’30” até 5’ 28 Inicial: você já pegou lápis e papel Final: 170 (música jingle) Concepção pedagógica A educação a distância para o Sebrae é um espaço de aprendizagem provocador de interrogações, de partilhamento de idéias e de interação entre pessoas. Estabelece canal de interação e comunicação com a audiência, fazendo uso de diferentes meios (telefone, caixa postal, formulários).

13 Linguagem Sonora – Limitações e Recursos Limitações Recursos
Transposição SEBRAE Unisensorialidade Cansaço Descentração Distração Comunicação afetiva Estímulo à imaginação Imagens auditivas Poder de sugestão Lúdico e informativo Formativo e educativo Ausência do interlocutor Unidirecionalidade da mensagem Desconhecimento das reações do ouvinte. Empatia Estético Emocional Caráter intimista da abordagem Interação com o ouvinte Dialogo e reflexão Falares locais Receptor condicionado Atenção superficial Inconstância Limitada capacidade de apreensão Elementos de identificação Vínculos com o cotidiano Analogias, comparações, exemplos do cotidiano Vivencias coletivas Histórias de sucesso Cultura local e regional Fugacidade da mensagem Limitada capacidade de informação Monotonia Técnicas criativas Diversidade de formatos e recursos de linguagem. Dramatização de situações do cotidiano com ambientação sonora realista Entrevistas, enquetes, reportagens, Música regional

14 As Cartas: Identificação com o programa

15 As cartas dos ouvintes Carinho pelos locutores
Que alegria, que alegria, ouvir Rolando Boldrin Essa voz inesquecível que cheira rosa e jasmim! Eta caboclo sensível, cheio de prosa e de manha... Que ao desdobrar uma viola, quem ta por perto se assanha! Neide Oliveira – Bagé (RS) “Os apresentadores falam com bastante simplicidade e carinho” Lenedir Padilha (Araranguá, PR)

16 As cartas dos ouvintes Afinidade com personagens da novela
“Tem coisas que a gente sabe, mas precisa ouvir alguém para por em prática. Admiro a força de vontade da Maria e a força que a Belinha dá a ela.” Aparecido Carvalho, de Maringá (PR). “Quando eu ouço a participação da Dona Maria nos negócios, penso comigo mesma: ‘é uma pessoa igual a D. Maria que precisa aparecer aqui no nosso meio’”. Marilene Rodrigues, de Divinópolis de Goiás (GO)

17 A opinião dos Radialistas
“Muitos ouvintes interessados em abrir o seu negócio, fizeram comentários positivos sobre o programa por telefone. O programa é muito importante para nossa cidade e região que está passado por transformação de identidade econômica, viabilizando e incentivando novos empreendedores e fortalecendo as ações do Sebrae na região.” Rádio Sociedade de Ponte Nova, Ponte Nova, MG.

18 A opinião dos Radialistas
“É um programa que incentiva as pessoas. De parabéns o Sebrae por veicular esse programa. Muito bem gravado, as historinhas contadas com palavras simples e populares atingem o seu objetivo. O programa mostra que com o apoio do Sebrae meu negócio pode ser organizado e dar certo. Como proprietário de emissora eu não só veiculo o programa, como faço questão de ouvi-lo diariamente. Pessoas encontram comigo na rua e comentam sobre a excelente qualidade do programa em todos os sentidos.” Moacir Filho, Rádio Avany FM, Itaperuna, RJ.

19 E o que mais???? Quadrinhos Complementação da aprendizagem
Relacionamento com os clientes Fixação x efemeridade

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21 Clarice Veras


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