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Marketing de Serviços Conceitos Básicos de Marketing Natália Xavier Bueno.

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1 Marketing de Serviços Conceitos Básicos de Marketing Natália Xavier Bueno

2 O Que é Marketing?

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15 Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de trocas, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.

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17 Evolução da atividade comercial

18 Período inicial do comércio até a Revolução Industrial (final do Século XIX). Predomínio dos artesãos. Produção – sob encomenda, adaptação aos desejos dos clientes, a publicidade era a habilidade artesanal. Até essa época, produzia-se apenas para prover as necessidades básicas dos consumidores: roupas, alimentos e bebidas. 1. ETAPA ARTESANAL

19 Predomínio da produção; Aumento da demanda; Produção em massa; Variedade de produtos; Novos hábitos de consumo; Dificuldades com a distribuição das mercadorias; (Posteriormente amenizada com a evolução dos transportes mecânicos) 2. ETAPA FABRIL (1870 - 1930)

20 Baixo poder aquisitivo do consumidor; Escassa variação de produtos e pouca competição no mercado; Os comerciantes estavam orientados ao produto sem considerar as necessidades dos consumidores demanda excedia a produção – se vendiam por si só. 2. ETAPA FABRIL (1870 - 1930)

21 Superprodução; Evolução tecnológica; (Criação de grandes séries de produção de artigos a preços relativamente baixos) 3. ETAPA DE VENDAS (1930 - 1950)

22 Especialistas em eficiência; (Henry Ford cria a produção em série) 3. ETAPA DE VENDAS (1930 - 1950)

23 Depressão dos anos 30; (Métodos de venda intensos e agressivos, importância da publicidade e do vendedor) 3. ETAPA DE VENDAS (1930 - 1950)

24 Importância às técnicas e às formas de vender; (conhecer o consumidor e suas necessidades) Aumento progressivo do poder aquisitivo dos consumidores 3. ETAPA DE VENDAS (1930 - 1950)

25 Criação de artigos próprios e exclusivos (Personalização). 3. ETAPA DE VENDAS (1930 - 1950)

26 Período pós II Guerra Mundial; 4. ETAPA DO MARKETING (a partir de 1950)

27 Aumento das entradas; Estudos de comportamento do consumidor; Fim de uma demanda reprimida; Meios de comunicação; Aumento dos ganhos das famílias, superior às necessidades do pacote básico (casa, alimento, roupa, transportes e férias); 4. ETAPA DO MARKETING (a partir de 1950)

28 Valor excedente; (Poder optativo de gastos. Demanda por produtos diferentes e variados) Mercado de vendedores  mercado de compradores; Disputa pelo dinheiro do consumidor; Segmentação do mercado; (Distinções entre grupos de consumidores com hábitos e motivos homogêneos e desejos idênticos) 4. ETAPA DO MARKETING (a partir de 1950)

29 Fabricação de produtos de marca; (Publicidade orientada e efetiva) 4. ETAPA DO MARKETING (a partir de 1950)

30 Distribuição dos produtos orientada para os grupos consumidores; (Relevância do comércio intermediário de distribuição – canais de distribuição) (Atitude de compra do consumidor: levava o produto por si mesmo ou tinha de ser estimulado e empurrado para a compra) Cadeia sem fim: fabricação, venda e compra; 4. ETAPA DO MARKETING (a partir de 1950)

31 Adaptação do mercado às vontades do consumidor; Não era suficiente fazer um bom produto e vendê-lo bem, mas se fez necessário descobrir os desejos específicos dos compradores e dos grupos de consumidores, com o objetivo de comercializar um produto tão desejado quanto fosse possível – o marketing começava e terminava nos consumidores. O marketing tem de acompanhar o consumidor para ser capaz de adaptar o produto aos desejos do cliente. 4. ETAPA DO MARKETING (a partir de 1950)

32 Importante da sociedade em geral; Aparecimento de movimentos como grupo contra o consumismo ou relacionado ao meio ambiente natural, entre outros; Necessidade dos fabricantes e empresários em considerar as consequências de suas atividades para a sociedade como um todo. 5. ETAPA DO MARKETING SOCIAL

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