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PublicouMaria da Assunção Borja Gorjão Alterado mais de 8 anos atrás
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Marketing de Serviços Conceitos Básicos de Marketing Natália Xavier Bueno
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O Que é Marketing?
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Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de trocas, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.
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Evolução da atividade comercial
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Período inicial do comércio até a Revolução Industrial (final do Século XIX). Predomínio dos artesãos. Produção – sob encomenda, adaptação aos desejos dos clientes, a publicidade era a habilidade artesanal. Até essa época, produzia-se apenas para prover as necessidades básicas dos consumidores: roupas, alimentos e bebidas. 1. ETAPA ARTESANAL
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Predomínio da produção; Aumento da demanda; Produção em massa; Variedade de produtos; Novos hábitos de consumo; Dificuldades com a distribuição das mercadorias; (Posteriormente amenizada com a evolução dos transportes mecânicos) 2. ETAPA FABRIL (1870 - 1930)
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Baixo poder aquisitivo do consumidor; Escassa variação de produtos e pouca competição no mercado; Os comerciantes estavam orientados ao produto sem considerar as necessidades dos consumidores demanda excedia a produção – se vendiam por si só. 2. ETAPA FABRIL (1870 - 1930)
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Superprodução; Evolução tecnológica; (Criação de grandes séries de produção de artigos a preços relativamente baixos) 3. ETAPA DE VENDAS (1930 - 1950)
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Especialistas em eficiência; (Henry Ford cria a produção em série) 3. ETAPA DE VENDAS (1930 - 1950)
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Depressão dos anos 30; (Métodos de venda intensos e agressivos, importância da publicidade e do vendedor) 3. ETAPA DE VENDAS (1930 - 1950)
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Importância às técnicas e às formas de vender; (conhecer o consumidor e suas necessidades) Aumento progressivo do poder aquisitivo dos consumidores 3. ETAPA DE VENDAS (1930 - 1950)
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Criação de artigos próprios e exclusivos (Personalização). 3. ETAPA DE VENDAS (1930 - 1950)
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Período pós II Guerra Mundial; 4. ETAPA DO MARKETING (a partir de 1950)
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Aumento das entradas; Estudos de comportamento do consumidor; Fim de uma demanda reprimida; Meios de comunicação; Aumento dos ganhos das famílias, superior às necessidades do pacote básico (casa, alimento, roupa, transportes e férias); 4. ETAPA DO MARKETING (a partir de 1950)
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Valor excedente; (Poder optativo de gastos. Demanda por produtos diferentes e variados) Mercado de vendedores mercado de compradores; Disputa pelo dinheiro do consumidor; Segmentação do mercado; (Distinções entre grupos de consumidores com hábitos e motivos homogêneos e desejos idênticos) 4. ETAPA DO MARKETING (a partir de 1950)
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Fabricação de produtos de marca; (Publicidade orientada e efetiva) 4. ETAPA DO MARKETING (a partir de 1950)
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Distribuição dos produtos orientada para os grupos consumidores; (Relevância do comércio intermediário de distribuição – canais de distribuição) (Atitude de compra do consumidor: levava o produto por si mesmo ou tinha de ser estimulado e empurrado para a compra) Cadeia sem fim: fabricação, venda e compra; 4. ETAPA DO MARKETING (a partir de 1950)
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Adaptação do mercado às vontades do consumidor; Não era suficiente fazer um bom produto e vendê-lo bem, mas se fez necessário descobrir os desejos específicos dos compradores e dos grupos de consumidores, com o objetivo de comercializar um produto tão desejado quanto fosse possível – o marketing começava e terminava nos consumidores. O marketing tem de acompanhar o consumidor para ser capaz de adaptar o produto aos desejos do cliente. 4. ETAPA DO MARKETING (a partir de 1950)
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Importante da sociedade em geral; Aparecimento de movimentos como grupo contra o consumismo ou relacionado ao meio ambiente natural, entre outros; Necessidade dos fabricantes e empresários em considerar as consequências de suas atividades para a sociedade como um todo. 5. ETAPA DO MARKETING SOCIAL
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