A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Fabiana Veríssimo Acadêmicos(as): Eliza Beatriz Schmitz; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villalba; Suzane Becker.

2 SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução
4. Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

3 CRONOGRAMA DO MÊS DE AGOSTO
DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana 09/09 – Planejamento das ações para o mês; 2ª semana 16/09 – contação de história: A menina bonita do laço de fita ; 3ª semana 23/09 – contação de história: Diversidade; 4ª semana 30/09 – elaboração do portfólio;

4 INTRODUÇÃO O portfólio referente ao mês de setembro , tem como objetivo apresentar as ações das bolsistas e supervisora do C.E.I, sobre práticas de letramento, alfabetização e leitura, tendo como objetivo o planejamento das ações pedagógicas, presentes no projeto, que serão elaboradas no espaço da biblioteca. As bolsistas iniciaram o planejamento e a aplicação de ações previstas no projeto, com o objetivo de trazer as crianças para o espaço da biblioteca e coloca-las em contato com diferentes formas de apresentar uma história, como através de mídia, para que usem e sintam-se acolhidas e assim promover o incentivo a leitura e demais objetivos previstos no projeto. Devido ao mês de setembro ter uma semana distinada a inclusão, as acadêmicas elaboraram ações com histórias voltadas para a diversidade.

5 Processo de Investigação
Nosso processo de investigação constituiu-se da leitura de autores relacionados à alfabetização e letramento de crianças, na faixa etária que encontra-se no CEI, para dar suporte na prática com os objetivos em que as ações pretendem atingir, conforme o projeto e suas atividades previstas. Para a realização do planejamento das aulas as bolsistas realizaram diversas leituras sobre o tema inclusão e diversidade, consultaram planos de aula para que assim pudessem adequar melhor as habilidades e objetivos previstos no projeto com a realidade das crianças do CEI.

6 As bolsistas apresentaram a história da Menina Bonita do Laço de Fita da autora Ana Maria Machado. A história apresenta a relação entre um menina negra que tem um amigo coelho branco que acha ela linda e quer ter uma filha igual ela. No desenrolar da historia é apresentado por que a menina é pretinha e como o coelho poderia ter uma filha igualzinha ela.

7 Nesse sentido, a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço Público permitem a coexistência , em igualdade dos diferentes. O trabalho com pluralidade Cultural se dá a cada instante , exige que a escola alimente uma “ Cultura da Paz”, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos os brasileiros. O aprendizado não ocorrerá por discursos, e sim num cotidiano em que uns não sejam “mais diferentes” do que os outros (BRASIL, 1998)

8 Em seguida as acadêmicas realizaram uma roda da conversa com as crianças, questionando os fatos da história, os detalhes e o que elas acharam da história. A participação das crianças foi muito significativa e importante para a conscientização sobre as diferenças e do respeito entre todos.

9 Durante o mês de agosto foram realizadas leituras com o intuito de fundamentar as ações que as acadêmicas realizaram e algumas leituras como preparação para a aplicação das ações, conforme descrito no projeto, é importante a preparação e leitura prévia do livro que será apresentado para as crianças. MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. São Paulo: Melhoramento, 1986. BELINKY, Tatiana. Diversidade.

10 A segunda aplicação foi diferente
A segunda aplicação foi diferente. Ao invés de contar com um livro as acadêmicas apresentaram a história Diversidade da Tatiana Belinky através de um vídeo. Essa história apresenta as características das pessoas e segue na mesma linha da diversidade entre as pessoas. Durante a história as crianças foram se identificando com as características que eram apresentadas.

11 Depois da apresentação da história, as acadêmicas conversaram com as crianças sobre as características de cada um e como todos somos diferentes uns dos outros. As acadêmicas pediram para que cada um dissesse alguma característica sua como cor do cabelo, da pele e dos olhos. Em seguida, as crianças fizeram um auto retrato. Nesse momento as acadêmicas auxiliaram mostrando a foto de cada um no celular e durante o desenho, ajudando eles a identificarem a cor da pele e outras características.

12 Análise dos Resultados Alcançados
Apropriação de conceitos relevantes para subsidiar os trabalhos realizados em campo: letramento, alfabetização e literatura; As bolsistas continuaram com a aplicação das ações previstas no projeto, como a contação de histórias sobre diversidade e inclusão. Essa ação foi muito importante pois conciliou com a semana da inclusão, auxiliando as crianças a perceberem as diferenças bem como respeitar a todos igualmente. Para as bolsistas foi importante a experiência de utilizar novas ferramentas para contar histórias para as crianças e sentir como lidar com as crianças sobre um assunto tão delicado.

13 Para as ações do projeto, foi necessário leituras complementares para fundamentar o tema diversidade e dar subsídios para que as bolsistas pudessem realizar as atividades assim como leituras de livros sobre esse tema, como a Menina Bonita do Laço de Fita e Diversidade. As acadêmicas, juntamente com a supervisora de área, buscaram textos de autores que abordam o tema e realizaram as leituras e análises dos respectivos textos. Houve também a elaboração do portfólio do mês de agosto, com as ações realizadas no mês.

14 Receber as crianças no espaço da biblioteca, consolidou as leituras que salientavam a importância do lúdico no espaço que receberá as crianças, com isso foi comprovado que os materiais ali dispostos como a árvore, as crianças se sentirão mais acolhidas nesse espaço. Temos que ter como prioridade; enriquecer o espaço e o currículo escolar com práticas de leitura que sejam reais, que tragam sentido aos alunos, que traga motivação, e emoção, pois está em nossas mãos guiar os alunos para o caminho da cultura e da imaginação. As ações e as estratégias já estão sendo aplicadas e desenvolvidas nesse espaço, incentivando a leitura e a alfabetização. Valorizarmos o espaço devido ao seu poder de organizar, de promover relacionamentos agradáveis entre pessoas de diferentes idades, de criar um ambiente atraente, de oferecer mudanças, de promover escolhas e atividade, e a seu potencial para inicia toda a espécie de aprendizagem social, afetiva e cognitiva. Tudo isso contribui para uma sensação de bem-estar e segurança nas crianças. Também pensamos que o espaço deve ser uma espécie de aquário que espelha as ideias, os valores, as atitudes e a cultura das pessoas que vivem nele (Malaguzzi, 1988).

15 Referências: ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997. BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. BRANDÃO, Ana Carolina P. et al. Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Disponível em <httpm:portal.mec.gov.br> COELHO, Betty. Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1997 EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. FILHO, Paulo Bragatto. Pela leitura literária na escola de 1º grau. São Paulo: Ática, 1995. FONSECA, Edi. Interações: com olhos de ler. São Paulo: Blucher, 2012. MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. São Paulo: Melhoramento, 1986. MALAGUZZI, L. 1988, dezembro). Se 1’ Atelier è Dentro una Storia Lunga e ad un Projetto Educativo. Bambini,pp26-31. SILVA, Ezequiel Teodoro. Leitura na escola e na Biblioteca. Campinas: Papirus, 1993.


Carregar ppt "CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google