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Visão geral das principais normas: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS

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Apresentação em tema: "Visão geral das principais normas: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS"— Transcrição da apresentação:

1 Visão geral das principais normas: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS
Introdução Visão geral das principais normas: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18000, SA 8000 Sistema de Gestão da Qualidade Família ISO 9000 Princípios de gestão da qualidade Requisitos da ISO 9001:2015

2 Todas as organizações buscam alcançar níveis aceitáveis de eficácia e eficiência para serem competitivas. Sabem, também, que devem conquistar seus clientes, uma vez que sem estes a Organização não existe, entregando produtos que satisfazem os requisitos e os prazos demandados por ele. Para conquistar os resultados esperados é necessário que a Organização desenvolva uma boa Gestão. Com uma boa Gestão, a Organização pode demonstrar aos clientes a sua capacidade de: Fazer certo – oferecer a vantagem da qualidade → obtida pela qualidade do produto; Fazer barato – oferecer a vantagem do preço → obtida pela qualidade do processo; Fazer prazo – oferecer a vantagem da pontualidade → obtida pela qualidade da gestão; Fazer mudanças – oferecer a vantagem de flexibilidade.

3 Com uma boa Gestão, a Organização pode demonstrar aos clientes a sua capacidade de (continuação):
A Qualidade do Produto é obtida pelo domínio da tecnologia e pela capacidade de tomar decisões viáveis quando a memória da organização é mantida; A Qualidade do Processo é obtida quando este é gerenciado de forma a torná-lo previsível e sistematizado, lembrando sempre de aperfeiçoá-lo com base nos resultados obtidos; A Qualidade da Gestão é obtida com a implantação de um modelo de gerenciamento em que todos os envolvidos estão comprometidos em atingir os resultados pretendidos. As normas da série ISO 9000 é a mais simples das referências para o aperfeiçoamento da forma de operar de um processo ou um negócio. Elas incorporam as expectativas da sociedade quanto à sistematização das práticas de Gestão da Qualidade o que é comprovado pelo número de países que as adotam.

4 Benefícios que se obtém com a aplicação das normas ISO 9000
Fortalecimento da visão do processo produtivo; Direcionamento do processo produtivo para os resultados; Diminuição dos conflitos inter-setoriais na Organização; Construção de um desempenho global a partir do desempenho das partes envolvidas; Divulgação do “o que” deve ser feito; Estabelecimento do foco na melhoria dos processos; Otimização dos resultados; Uma Organização capaz de minimizar os efeitos das causas externas nos resultados; Orientação dos processos para convergirem para sua visão estratégica.

5 Escopo do sistema de gestão da qualidade
O escopo de um sistema de gestão da qualidade (SGQ) em uma organização define a abrangência deste sistema e quais os processos cobertos que seriam objetos de auditoria para certificação. A definição do escopo pode levar em consideração: tipos de processos e produtos da organização, aspectos comerciais, requisitos contratuais, etc. Visão geral das principais normas Gestão da qualidade: as normas ISO 9.000 A série ISO refere-se a um conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade Sistema de gestão: diretrizes, procedimentos e instruções que a organização prepara e segue visando a gerenciar os seus processos A fim de se obter um padrão na execução, é importante que o sistema de gestão seja documentado. As normas de sistemas de gestão fornecem à organização um padrão a seguir para preparar e operar seu sistema de gestão (ex: gestão da qualidade, gestão ambiental)

6 Visão geral das principais normas (continuação)
Normas primárias que compõem a família ISO 9000:2008: ISO 9000: Sistemas de gestão da qualidade – fundamentos e vocabulário Estabelece o ponto de partida para o entendimento das normas e define termos fundamentais usados na família ISO 9000, necessários para evitar interpretações erradas durante o seu uso ISO 9001: Sistemas de gestão da qualidade – requisitos Usada para avaliar a capacidade da organização em atingir os requisitos aplicáveis à satisfação do cliente ISO 9004: Sistemas de gestão da qualidade – diretrizes para melhoria do desempenho Fornece diretrizes para a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade da organização visando a beneficiar todas as partes interessadas ISO Diretrizes para a auditoria de sistemas de gestão da qualidade e/ou ambiental Fornece diretrizes para a verificação da capacidade do sistema de gestão da qualidade da organização em atingir os objetivos da qualidade definidos

7 Visão geral das principais normas (continuação)
Gestão ambiental: ISO O que é um sistema de gestão ambiental (SGA)? Processo adaptativo e contínuo por meio do qual as organizações definem objetivos e estratégias de negócios compatíveis com a proteção do meio ambiente (desenvolvimento sustentável). Razões que levam as organizações a adotarem um SGA: legislação, pressões da sociedade, mudança de hábitos dos clientes. Principais normas da série ISO 14000 Sistemas de gestão ambiental – especificação e diretrizes para uso (ISO e ISO 14004) Auditoria ambiental – diretrizes e princípios gerais (ISO 14010, 14011, e ) Rotulagem ambiental (ISO 14020, 14021, 14024, 14025) Avaliação de desempenho ambiental (ISO e 14032) Avaliação do ciclo de vida (ISO 14040, 14041, 14042, 14043, 14048, 14049): abrange todo o ciclo de vida do produto, desde o processo de produção até o descarte

8 Visão geral das principais normas (continuação)
Gestão ambiental: ISO (continuação) Princípios do SGA (ISO 9004) Comprometimento da alta administração com a gestão ambiental Desenvolvimento e comunicação da política ambiental Formulação de requisitos sobre aspectos ambientais compatíveis com requisitos legais Formulação de objetivos e metas departamentais relativos ao SGA Formulação do PGA – Programa de Gestão Ambiental (medidas necessárias para se atingir os objetivos e metas) Implementação das ações do PGA (incluindo medidas necessárias ao controle do plano) Monitoramento das atividades operacionais do PGA (acompanhamento do desempenho ambiental e medidas corretivas) Análise crítica e melhoria (avaliação e melhoria do SGA)

9 A norma de Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001: 2015 (que está substituindo ISO 14001: 2004) foi publicada em julho/2015 As normas OHSAS 18000 são um guia para implementação de sistemas de gestão de segurança e higiene ocupacional A norma de Segurança e Saúde Ocupacional ISO 45001: 2016 (substituindo OHSAS 18001) é esperada para setembro de Assim, até o final de 2016, todas as normas mais utilizadas estarão alinhadas pela mesma estrutura de alto nível e um conjunto de requisitos comuns. A SA 8000 é uma norma de certificação internacional de responsabilidade social que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas socialmente aceitáveis no local de trabalho.

10 As diferenças entre as versões 2015 e 2008 
Algumas diferenças notáveis entre a ISO 9001: 2015 e a versão atual ISO 9001: 2008 são:  • Pensamento baseado em risco como base para o sistema de gestão. Ao invés de uma abordagem única para todos os requisitos da norma, ela desafia a organização a analisar seus riscos, a fim de planejar um sistema de gestão da qualidade adequado. • Uma visão mais ampla sobre a gestão de riscos e oportunidades através da determinação sistemática e monitoramento de seu contexto de negócios, e as necessidades e expectativas das partes interessadas. Isso proporciona uma melhor oportunidade para melhorar o sistema de gestão da qualidade e sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos. • Ênfase na liderança e comprometimento da alta administração para assumir a responsabilidade da eficácia do sistema de gestão da qualidade. 

11 Algumas diferenças notáveis entre a ISO 9001: 2015 e a versão atual ISO 9001: 2008 são (continuação):  • Mais foco nos objetivos como incentivo a melhorias, e planejamento relacionado necessário para alcançar os objetivos.  • Os requisitos relacionados com os recursos necessários estão agrupados e mais abrangentes. •A norma presta uma atenção maior para o controle de processos, produtos e serviços externos. Isto segue a realidade de hoje, onde as organizações operam em um ambiente mais complexo de processos terceirizados e cadeias de fornecimento. • Mais ênfase no planejamento e controle de mudanças, incluindo mudança s exigidas nos processos e mudanças necessárias no sistema de gestão. 

12 - contexto da organização;
A estrutura de alto nível e o texto comum para todas as normas ISO novas e revisadas são a maior mudança na ISO 9001:2015 e na ISO 14001:2015. Outros tópicos novos ou que agora contêm informações mais específicas incluem os seguintes: - contexto da organização; - necessidades e expectativas de partes interessadas; - abordagem de processo (maior ênfase, na ISO 9001); - abordagem baseada em riscos; - liderança e comprometimento da alta direção; - gestão de mudança; - conhecimento organizacional (na ISO 9001); - perspectiva de ciclo de vida (na ISO 14001); - informação documentada; - controle de processos, produtos e serviços providos externamente (na ISO 9001). :

13 Para quem está familiarizado com os 8 princípios da gestão da qualidade, vai notar imediatamente que agora são 7, sendo que os princípios 4 e 5 passam a fazer parte de um único item: Princípios de gestão da qualidade

14 O que é Normalização? Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto. Os Objetivos da Normalização são: Na prática, a Normalização está presente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida através de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente Economia Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos Comunicação Proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços Segurança Proteger a vida humana e a saúde Proteção do Consumidor Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos Eliminação de Barreiras Técnicas e Comerciais Evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando assim, o intercâmbio comercial

15 Benefícios da Normalização
Qualitativos: utilizar adequadamente os recursos (equipamentos, materiais e mão-de-obra) uniformizar a produção facilitar o treinamento da mão-de-obra, melhorando seu nível técnico registrar o conhecimento tecnológico e facilitar a contratação ou venda de tecnologia Quantitativos: reduzir o consumo de materiais reduzir o desperdício padronizar componentes padronizar equipamentos reduzir a variedade de produtos fornecer procedimentos para cálculos e projetos aumentar a produtividade melhorar a qualidade e controlar processos É ainda um excelente argumento para vendas ao mercado internacional como, também, para regular a importação de produtos que não estejam em conformidade com as normas do país importador.

16 A Elaboração de uma Norma
As normas podem ser elaboradas em 4 níveis: Nível internacional - normas destinadas ao uso internacional, resultantes da ativa participação das nações com interesses comuns. Por exemplo, normas da ISO (International Organization for Standardization- Organização Internacional para Padronização) e IEC (International Eletrotechnical Comission). Nível regional - Normas destinadas ao uso regional, elaboradas por um limitado grupo de países de um mesmo continente. Por exemplo: normas da CEN (Comitê Europeu de Normalização - Europa), COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas- Hemisfério Americano), AMN (Associação Mercosul de Normalização - Mercado Comum do Cone Sul). Nível nacional - Normas destinadas ao uso nacional, elaboradas por consenso entre os interessados em uma organização nacional reconhecida como autoridade no respectivo país. Por exemplo: normas da ABNT (Brasil); AFNOR (França); DIN (Alemanha); JISC (Japão) e BSI (Reino Unido). Nível de empresa - normas destinadas ao uso em empresas, com finalidade de reduzir custos, evitar acidentes, etc.

17 Interpretação dos requisitos da ISO 9001
4. Contexto da Organização 4.1 Compreensão do Contexto da Organização 4.2 Compreensão das Necessidades e Expectativas das Partes Interessadas 4.3 Determinando o Escopo do Sistema de Gestão da Qualidade 4.4 Sistema de Gestão da Qualidade e seus Processos 5. Liderança 5.1 Liderança e Comprometimento 5.1.1 Liderança e Comprometimento para o Sistema de Gestão da Qualidade 5.1.2 Foco no Cliente 5.2 Política da Qualidade 5.3 Autoridades e Responsabilidades nas Funções Organizacionais 6 Planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade 6.1 Ações para Enfrentar os Riscos e Oportunidades 6.2 Objetivos da Qualidade e Planejamento para Atingi-los 6.3 Planejamento de Mudanças 7. Suporte 7.1 Recursos 7.2 Competência 7.3 Conscientização 7.4 Comunicação 7.5 Informações Documentadas 8. Operação 8.1 Planejamento e Controle Operacional 8.2 Determinação de Requisitos para os Produtos e Serviços 8.3 Projeto e Desenvolvimento de Produtos e Serviços 8.4 Controle dos Produtos e Serviços Fornecidos Externamente 8.5 Produção e Prestação de Serviço 8.6 Liberação de Produtos e Serviços 8.7 Controle de Não Conformidades de Saídas de Processos, Produtos e Serviços 9. Avaliação do Desempenho 9.1 Monitoramento, Medição, Análise e Avaliação 9.2 Auditoria interna 9.3 Análise Crítica pela Direção 10 Melhoria 10.1 Geral 10.2 Não-conformidade e Ação Corretiva 10.3 Melhoria contínua

18 REFERÊNCIAS: Acesso em nov. de Acesso em nov. de 2015 Acesso em nov. de 2015


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