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SCRUM.

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Apresentação em tema: "SCRUM."— Transcrição da apresentação:

1 SCRUM

2 Agenda Manifesto Ágil Origens do Scrum Componentes do Scrum Dinâmicas

3 Manifesto Ágil

4 Os 12 Princípios Ágeis Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado. Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente. Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo. Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto. Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face.

5 Os 12 Princípios Ágeis Software funcionando é a medida primária de progresso. Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente. Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade. Simplicidade --a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado --é essencial. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto organizáveis. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.

6 Abordagem Clássica vs. Abordagem Ágil
Desenvolvedor hábil ágil Cliente pouco envolvido comprometido Requisitos conhecidos, estáveis emergentes, mutáveis Retrabalho caro barato Planejamento direciona resultados resultados o direcionam Foco grandes projetos projetos de natureza exploratória e inovadores Objetivo controlar, em busca de alcançar o planejado simplificar processo de desenvolvimento

7 Nível de ruído em um projeto
Longe de acordo Anarquia Complexo Requerimentos Complicado Simples Perto de Acordo Perto da certeza Tecnologia Longe da certeza

8 Origens do Scrum The Mythical Man Month by Frederick Brooks, 1975.
(O mítico homem mês) Quando um projeto está atrasado, adicionar pessoas ao projeto servirá apenas para atrasá-lo ainda mais. Devemos considerar o tempo que perdemos em gestão e comunicação quando temos pessoas demais trabalhando em um projeto. Ao calcular o tempo de desenvolvimento de qualquer coisa, temos que dobrá-lo. O programador precisa de "tempo para pensar" além do "tempo para programar“.

9 Scrum é...

10 Scrum: valores...

11 Scrum: benefícios... Comunicação Trabalho em equipe Flexibilidade
Fornecimento de software funcionando (Incremental)

12 Scrum: componentes...

13 Scrum: componentes...

14 Scrum: componentes...

15 Scrum: Product Owner Gerencia Product Backlog Representa Stakeholders
Aceita/Rejeita resultados Define/Prioriza funcionalidades Garante e maximiza o ROI do cliente a partir do trabalho do Time de Desenvolvimento

16 Scrum: Scrum Master Facilitador Remove obstáculos Evita Interferências
Mantém Foco na Meta do Sprint Garante colaboração Guardião das práticas do Scrum

17 Scrum: Team Developer Auto gerenciável Composto por 3 a 9 pessoas
Multifuncional Sem nível hierárquico

18 Scrum: Product Backlog
Os requerimentos Uma lista de todo o trabalho desejado no projeto Idealmente, na forma em que cada item tenha seu peso de acordo com a vontade do cliente ou usuários Priorizado pelo dono do produto Repriorizado no início de cada Sprint Este é o Product Backlog

19 Scrum: Sprint Planning
PO Apresenta as Estórias (necessidades, tarefas, eventos, etc.) de maior prioridade Time seleciona Estórias para compor Sprint e as quebra em Tarefas PO + Time definem o Sprint Backlog Este é o Sprint Backlog Este é o Sprint Planning

20 Scrum: Sprint Não deve ser maior do que 30 dias consecutivos
O time se compromete com o Sprint Backlog Não são permitidas modificações nele durante o Sprint O que está fora do Sprint pode ser alterado de acordo com a necessidade do cliente Somente o Product Owner pode interromper um Sprint Kanban => Este é o Sprint

21 Scrum: Daily Meeting Reuniões diárias de 15 min. no máximo com a equipe de pé Questões que devem ser respondidas: O quê você fez ontem ? O quê você vai fazer hoje ? Tem algum obstáculo ? A reunião todo dia ajuda a manter as promessas, evita atraso no projeto, qualquer problema pode ser corrigido de imediato. Este é o Daily Meeting

22 Scrum: Burn Down Chart

23 Scrum: Sprint Review Apresentação dos Resultados do Sprint
Demo de novas funcionalidades No final da reunião Cada stakeholder fala suas impressões e sugere mudanças com suas respectivas prioridades Possíveis modificações no Product Backlog são discutidas entre o Product Owner e o Time ScrumMaster anuncia a data e o local da próxima reunião de revisão do Sprint ao Product Owner e a todos stakeholders Este é o Sprint Review

24 Scrum: Sprint Retrospective
Participam desta reunião Time, ScrumMaster e, opcionalmente, Product Owner Os membros do time devem responder a duas questões: O que aconteceu de bom durante o último Sprint? O que pode ser melhorado para o próximo Sprint? ScrumMaster escreve as respostas e prioriza na ordem que deseja discutir as potenciais melhorias ScrumMaster nesta reunião tem o papel de fazer com que o time encontre melhores formas de aplicar o Scrum Este é o Sprint Retrospective

25 Simulado (prova) Certo ou Errado ???

26 Revisão

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