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Transformando insights numa Grande Empresa

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Apresentação em tema: "Transformando insights numa Grande Empresa"— Transcrição da apresentação:

1

2 Transformando insights numa Grande Empresa
O Desafio das Startups Marco Antônio Kappel Ribeiro

3 Você quer ser bilionário?
Mas afinal, o que é uma Startup? É possível uma Startup ter Gestão por Processos e Gerenciamento de Projetos? O difícil das coisas e das pessoas E Inovação?

4 Comprado pelo FB em 2014 por US$ 22 bi Valor de mercado: US$ 276 bi
Top of mind Comprado pelo FB em 2014 por US$ 22 bi Google Facebook WhatsApp Dropbox Instagram Airbnb Uber Easy Taxi Valor de mercado: US$ 276 bi Comprado há 3 anos pelo FB por US$ 1 bi (13 empregados e zero de receitas) 6 anos US$ 41 bilhões 7 anos US$ 26 bilhões The Economist – July 25th

5 Uma Startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza. Eric Ries “A Startup Enxuta” Como os empreendedores atuais utilizam a inovação continua para criar empresas extremamente bem-sucedidas 2011

6 Atividade fundamental da Startup Enxuta :
Todos os processos de uma startup enxuta devem ser voltados para acelerar este ciclo de feedback !! Atividade fundamental da Startup Enxuta : Transformar ideias em produtos, medir como os clientes reagem, e então entender quando pivotar (mudar de rumo) ou perseverar. Construir Aprender Medir Ideias Produto Dados

7 STARTUP: Manual do Empreendedor - 2012
O Guia Passo a Passso para Construir uma Grande Empresa 2003

8 Vá para a rua !!

9 CUIDADO: Uma startup não é (simplesmente) uma versão menor de uma grande empresa. O Caminho para o desastre Startup: Manual do Empreendedor O Guia Passo a Passo para construir uma Grande Empresa Steve Blank and Bob Dorf

10 Empresa “tradicional” (empresa iniciante)
modelos de negócio nos quais clientes, seus problemas, e os recursos necessários do produto (features) são todos bem “conhecidos”. Startup opera no modo “buscar” (search), a procura de um modelo de negócio recorrente, escalável e lucrativo, testando cada uma de suas hipóteses iniciais.

11 “Startups vão falhar e depois .....
Uma das principais diferenças entre uma Startup e uma empresa “tradicional” é uma afirmação nunca explicitada: “Startups vão falhar e depois ..... vão falhar de novo” O Manifesto do Desenvolvimento de Clientes Steve Blank

12 O sucesso de uma startup pode ser construído seguindo o processo correto, que pode ser aprendido, e, portanto, ensinado. Eric Ries “A Startup Enxuta”

13 Processos ??

14 Processo é um instrumento formal e bem estruturado de comunicação

15 O tamanho de um processo deve ser adequado às necessidades e desafios de comunicação associados

16 Problemas no crescimento de uma organização:
Comunicação Gestão do conhecimento Processo de decisão

17 Apenas 5% do empreendedorismo é a grande ideia, o modelo do negocio e a formulação da estratégia.
Os outros 95% são o trabalho resoluto (= EXECUÇÃO) e a coragem de sujeitar uma grande visão a testes e feedbacks constantes com clientes. Eric Ries

18 “Não é a espécie mais forte que sobrevive, nem a mais inteligente, e sim a mais receptiva à mudanças” Leo C. Megginson Small Business Management: An Entrepeneur’s Guidebook

19 “A startup messed up at its foudantion cannot be fixed”
Peter Thiel’s Law

20 “A maioria das Startups carece de um processo estruturado para testar as hipóteses de seus modelos de negócio” Steve Blank

21 Processo de Validação “As startups continuam demorando muito tempo para validar suas hipóteses e falar com clientes – isso se fizerem algum dia. Essa é uma característica presente em 100% dos empreendedores com os quais lidei nos últimos 4 anos, dentro e fora da Muitos dos acelerados levam até a sério esse tipo de atividade durante o programa de aceleração, mas acabam abandonando as metodologias ao fim do programa.” CONFISSÕES DE UM ACELERADOR # STARTUPS ACELERADAS, 10 LIÇÕES APRENDIDAS Frederico Lacerda 21212 Academy

22 Modelo de Negócios

23 Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização.

24 Clientes Usuários Potenciais
The Business Model Canvas – Alexander Osterwalder (2010)

25

26 Gerenciamento de Projetos ??

27 “Boa Prática”não significa que o conhecimento descrito deva ser sempre aplicado uniformemente a todos os projetos; a organização e/ou a equipe de gerenciamento do projeto é responsável por determinar o que é apropriado para um projeto específico.

28 Fases e Ciclos de Vida do Projeto
Ciclos preditivos Ciclos Iterativos e Incrementais Ciclos adaptativos

29 Fases e Ciclos de Vida do Projeto
Altos níveis de mudança e envolvimento contínuo das partes interessadas Ciclos preditivos Ciclos Iterativos e Incrementais Ciclos adaptativos

30 Por Quê ? O Quê ? Quem ? Como ? Quando e Quanto ? Como ?
José Finocchio Júnior – 2013

31 O Difícil sobre as Coisas Difíceis
Criando uma Empresa Quando não há Respostas Fáceis

32 Lógica Emoções

33 Cuide das Pessoas, dos Produtos e dos Lucros, nesta ordem !!

34 Cuide das pessoas, dos produtos e dos lucros, nesta ordem !!
Faça de sua empresa o melhor lugar para trabalhar. Ser uma boa empresa não importa muito quando as coisas vão bem, mas pode ser a diferença entre a vida e a morte quando as coisas vão mal. Aliás, as coisas sempre vão mal! Ser uma boa companhia é um fim em si mesmo.

35 Cuide das pessoas, dos produtos e dos lucros, nesta ordem !!
Explique “PORQUÊ”, antes de dizer “o quê” Motivações Compartilhadas Relações de Lealdade e Confiança Nível de Confiança  volume e a qualidade da comunicação Simon Sinek – 2011 Start with Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action

36 O Papel do CEO Liderança

37 O Papel do CEO “Liderança é a habilidade de fazer com que alguém o siga, mesmo que seja apenas por curiosidade” Colin Powel former Secretary of State of USA (2001/2005).

38 “Na minha experiência como CEO, as decisões mais importantes que tive que tomar testaram muito mais a minha coragem do que a minha inteligência” Ben Horowitz

39 Inovação ??

40 Descobertas científicas originais;
Novo uso de uma tecnologia existente; Criação de um novo modelo de negócio; Disponibilização de produto ou serviço num novo local ou para um novo conjunto de clientes;

41 Inovação sustentada x Inovação Disruptiva (incremental) (radical)
Uma empresa existente investindo melhorias em produtos existentes (e portanto características conhecidas) em um mercado também existente e, portanto, conhecido.

42 Inovação sustentada x Inovação Disruptiva (incremental) (radical)
Novas tecnologias Produtos com características ainda não bem definidas Novos mercados Necessidades de clientes desconhecidas com precisão

43 “Inovação é um valor percebido e, sendo assim, não pode ser imposto”
Tenny Pinheiro The Service Startup Escola de Inovação em Serviços

44 ID = Originalidade + Conexão Humana
Inovação Disruptiva ID = Originalidade + Conexão Humana (diferenciação) (relevância) + Oportunidade (timely)

45 “Inovação requer conhecimento, habilidades e coragem”
Ben Horowitz

46 Mas tem a “Bandida” da Vida Real ....

47 Todo empreendedor começa sua empresa com uma visão clara de sucesso
Então, depois de trabalhar dia e noite e tornar sua visão uma realidade, você acorda e vê que as coisas não aconteceram exatamente como planejado. Você já está com pouco dinheiro; Você está perdendo da concorrência; Você perde um cliente importante; Você perde um grande colaborador; O “teto começa a cair na sua cabeça”.

48 Onde você errou? Porque sua Empresa não tem o desempenho planejado? Você é bom o suficiente para fazer o que está fazendo? Na medida em que seus sonhos se transformam em pesadelos, você se dá conta que está na Luta !

49 A vida é uma Luta A Luta é quando você se pergunta por que começou tudo isto? Quando as pessoas perguntam por que você não desiste e você não tem a resposta; Quando sua equipe começa a pensar que você está mentido e você acha que eles estão certos;

50 A vida é uma Luta Quando você está cercado por pessoas e você está sozinho; Quando você sai em férias para se sentir melhor mas você se sente pior; Mas todos os grandes empreendedores lutaram, portanto você não está sozinho;

51 A luta é de onde vem a grandeza
E esta é a lição mais importante do empreendedorismo !! Abrace a Luta !!

52 Transformando insights numa Grande Empresa
O Desafio das Startups Obrigado ! Marco Antônio Kappel Ribeiro KR Consultoria PMI-RS - Conselho Consultivo


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