A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS"— Transcrição da apresentação:

1 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS JURÍDICAS CURSO DE PEDAGOGIA COMPONENTE CURRICULAR: DIDÁTICA GERAL PROFESSORA: SIRLEI GASPARETO ACADÊMICAS: ANA C. STRADIOTTI, ANDRESSA MORO, PAULA RIGOTTI TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

2 As tendências pedagógicas são divididas em duas:
- Liberal A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual. Existem quatro tendências pedagógicas liberais: Tradicional; Renovada; Renovadora Não Diretiva (Escola Nova); Tecnicista.

3 - Progressista Já as tendências pedagógicas progressistas analisam de forma critica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Ela assume um caráter pedagógico e político ao mesmo tempo. É divida em três tendências: Libertadora; Libertaria; Crítico - Social dos Conteúdos.

4 RENOVADORA NÃO DIRETIVA (NOVA ESCOLA)
A escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica. E para aprender tem que estar significativamente ligado com suas percepções.

5 - Anísio Teixeira foi o grande pioneiro da Escola Nova no Brasil
- Anísio Teixeira foi o grande pioneiro da Escola Nova no Brasil. Anísio nasceu em 12 de julho de 1900 em Caetité (BA). Filho de fazendeiro, estudou em colégios de jesuítas na Bahia e cursou direito no Rio de Janeiro. Nos anos 1920, com a crescente industrialização e a urbanização em todo o mundo, a necessidade de preparar o país para o desenvolvimento levou um grupo de intelectuais brasileiros a se interessar pela educação, vista como elemento central para remodelar o país. Os novos teóricos viam num sistema estatal de ensino livre e aberto o único meio efetivo de combate às desigualdades sociais. Esse movimento chamado de Escola Nova ganhou força nos anos 1930, principalmente após a divulgação, em 1932, do Manifesto da Escola Nova. O documento pregava a universalização da escola pública, laica e gratuita.

6 A Prática Pedagógica da Escola era: - A educação centrada no aluno;
- Antiautoritária. O Papel da Escola: - Promover o autodesenvolvimento e a realização pessoal; Priorizar os problemas psicológicos; - Privilegiar situações de problemas correspondente aos interesses do estudante; - Enfoque no atraso das normas disciplinares.

7 A Avaliação era feita de:
- Debates, Seminários, Elaboração de Murais Pedagógicos, Relatório das Pesquisas, e Trabalhos em Grupo. O educando deve aprender a FAZER fazendo e a PENSAR pensando. O Professor - Aluno: - O professor é um especialista em relações humanas; - O relacionamento professor aluno deve ser autêntico e pessoal; - O professor tem que ser confiável, receptivo e intervir o mínimo possível na aprendizagem do aluno, já que sua intervenção ameaça e inibe o aluno.

8 Métodos de Ensino: Contato com a realidade; Autenticidade; Aceitação positiva; Empatia.

9

10

11

12


Carregar ppt "TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google