A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VII SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: UCA-UNICAMP / REGIÃO NORTE (AC, PA, RO) Acre - novembro/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VII SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: UCA-UNICAMP / REGIÃO NORTE (AC, PA, RO) Acre - novembro/2012."— Transcrição da apresentação:

1 VII SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: UCA-UNICAMP / REGIÃO NORTE (AC, PA, RO) Acre - novembro/2012

2 Equipe UCA Acre UFAC: Salete Chalub, Simone Chalub e Lindinalva Messias; SEE/NTE: Naderge Nascimento, Gleice Moreira, Ana Cristina Farias, Eliete Lima, Lucilene Feitoza, Maria do Carmo Lira, Rosilene Onofre, Sandra Lima e Rarismar Bezerra.

3 Disciplina: Ciências Turmas envolvidas: 6º e 7º ano Professora: Regineide Gouveia Escola: Santo Izidoro Senador Guiomard-AC PROJETO ÁGUA: FONTE DE VIDA

4 Água para vida; Abundância e escassez dos recursos hídricos; Desperdício do recurso. Temas Abordados

5  Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida;  Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade;  Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção;  Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;  Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar;  Apropriar-se de conhecimentos da ciência para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. Capacidades Interdisciplinares

6 Desenho animado mostrando os caminhos da água até chegar na casa das pessoas, estações de tratamento de água e esgoto Caru (desenho animado) conta história sobre a viagem da água entre o céu e a terra (ciclo da água) Exibição e reflexão de vídeos, com a temática, para os alunos

7 Percurso que a água faz da empresa de abastecimento de água até chegar a torneira de casa para o consumo humano. Empresa responsável Tb pela coleta e tratamento de esgoto. Explicação do estado físico da água. Vídeo produzido pela professora Maria Emília.

8 Neste gênero textual os alunos realizaram as atividades com enfoques de desenvolver as capacidades abaixo: Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação. Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição. Tratamento da Informação

9

10 Análise do solo...Procurando seres vivos!!!! Aula de campo Hora da limpeza do terreno Análise dos húmusOs anelídeos na mão!!!

11 Galerias de minhocas Realizando comparações Hora de mostrar o que consegui!!!!!

12 Comparações Raízes Os tipos de caule Descendo a ladeira para encontrar o manancial....

13 Explorando as relações ecológicas: mutualismo, parasitismo e iniquilismo Preparados para medir Apresentação da música “Terra Planeta Água Produzindo relatório da aula de campo

14 Leitura das produções em duplas... Revisão e correção das produções Mais dramatizações Análise de fatura de água e rótulo de garrafa Pet

15 Nesse gênero textual, os alunos realizaram as atividades com enfoques nos descritores de língua portuguesa, contemplando os seguintes conteúdos: Interpretação textualEstratégias de leitura Produção textualRevisões das produções Correções das produções Reescrita

16 Análises de Charges

17 Utilização do laptop Pesquisa sobre o tema; Produção de texto; Elaboração de roteiro da aula de campo.

18 Percurso reflexivo da intervenção pela formadora: -A professora é novata na escola: -Apropriação tecnológica (laptop UCA); -Orientações: -Participar das oficinas de formação; -Pedir ajuda da equipe da escola para superação de dificuldades no uso do Metasys; -Dialogar com a formadora e com os alunos da sua turma; -Sugestões para refinamento do projeto: -Adoção dos gêneros textuais digitais (blog); -Uso otimizado do motor de busca do Google (critérios de seleção de conteúdos, imagens).

19 Efeitos da intervenção - A professora se mostrou entusiasmada com os recursos das TICs e aceitou as sugestões da formadora; -Repercussão do trabalho da professora além da comunidade escolar - publicação em jornal local-; - O movimento desse projeto ajudou outros professores e a gestão a enxergar novas possibilidades com o laptop; - Os alunos mais envolvidos nas aulas – trabalho colaborativo; - Aulas de campo (novidade para os alunos); -Os resultados mostram que é possível ampliar as possibilidades para aprender com as TICs: vídeos, laptop (pesquisa, produção de textos, etc); - Pesquisa apresentada no Simpósio da UFAC;

20 Pintar um caminho novo Obrigada! UCA – ACRE UNICAMP – UFAC – SEE/NTE – UNDIME/NTEM Obrigada! UCA – ACRE UNICAMP – UFAC – SEE/NTE – UNDIME/NTEM


Carregar ppt "VII SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: UCA-UNICAMP / REGIÃO NORTE (AC, PA, RO) Acre - novembro/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google