Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSophia Palma Barreto Alterado mais de 8 anos atrás
1
VII SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: UCA-UNICAMP / REGIÃO NORTE (AC, PA, RO) Acre - novembro/2012
2
Equipe UCA Acre UFAC: Salete Chalub, Simone Chalub e Lindinalva Messias; SEE/NTE: Naderge Nascimento, Gleice Moreira, Ana Cristina Farias, Eliete Lima, Lucilene Feitoza, Maria do Carmo Lira, Rosilene Onofre, Sandra Lima e Rarismar Bezerra.
3
Disciplina: Ciências Turmas envolvidas: 6º e 7º ano Professora: Regineide Gouveia Escola: Santo Izidoro Senador Guiomard-AC PROJETO ÁGUA: FONTE DE VIDA
4
Água para vida; Abundância e escassez dos recursos hídricos; Desperdício do recurso. Temas Abordados
5
Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida; Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade; Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção; Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas; Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar; Apropriar-se de conhecimentos da ciência para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. Capacidades Interdisciplinares
6
Desenho animado mostrando os caminhos da água até chegar na casa das pessoas, estações de tratamento de água e esgoto Caru (desenho animado) conta história sobre a viagem da água entre o céu e a terra (ciclo da água) Exibição e reflexão de vídeos, com a temática, para os alunos
7
Percurso que a água faz da empresa de abastecimento de água até chegar a torneira de casa para o consumo humano. Empresa responsável Tb pela coleta e tratamento de esgoto. Explicação do estado físico da água. Vídeo produzido pela professora Maria Emília.
8
Neste gênero textual os alunos realizaram as atividades com enfoques de desenvolver as capacidades abaixo: Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação. Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição. Tratamento da Informação
10
Análise do solo...Procurando seres vivos!!!! Aula de campo Hora da limpeza do terreno Análise dos húmusOs anelídeos na mão!!!
11
Galerias de minhocas Realizando comparações Hora de mostrar o que consegui!!!!!
12
Comparações Raízes Os tipos de caule Descendo a ladeira para encontrar o manancial....
13
Explorando as relações ecológicas: mutualismo, parasitismo e iniquilismo Preparados para medir Apresentação da música “Terra Planeta Água Produzindo relatório da aula de campo
14
Leitura das produções em duplas... Revisão e correção das produções Mais dramatizações Análise de fatura de água e rótulo de garrafa Pet
15
Nesse gênero textual, os alunos realizaram as atividades com enfoques nos descritores de língua portuguesa, contemplando os seguintes conteúdos: Interpretação textualEstratégias de leitura Produção textualRevisões das produções Correções das produções Reescrita
16
Análises de Charges
17
Utilização do laptop Pesquisa sobre o tema; Produção de texto; Elaboração de roteiro da aula de campo.
18
Percurso reflexivo da intervenção pela formadora: -A professora é novata na escola: -Apropriação tecnológica (laptop UCA); -Orientações: -Participar das oficinas de formação; -Pedir ajuda da equipe da escola para superação de dificuldades no uso do Metasys; -Dialogar com a formadora e com os alunos da sua turma; -Sugestões para refinamento do projeto: -Adoção dos gêneros textuais digitais (blog); -Uso otimizado do motor de busca do Google (critérios de seleção de conteúdos, imagens).
19
Efeitos da intervenção - A professora se mostrou entusiasmada com os recursos das TICs e aceitou as sugestões da formadora; -Repercussão do trabalho da professora além da comunidade escolar - publicação em jornal local-; - O movimento desse projeto ajudou outros professores e a gestão a enxergar novas possibilidades com o laptop; - Os alunos mais envolvidos nas aulas – trabalho colaborativo; - Aulas de campo (novidade para os alunos); -Os resultados mostram que é possível ampliar as possibilidades para aprender com as TICs: vídeos, laptop (pesquisa, produção de textos, etc); - Pesquisa apresentada no Simpósio da UFAC;
20
Pintar um caminho novo Obrigada! UCA – ACRE UNICAMP – UFAC – SEE/NTE – UNDIME/NTEM Obrigada! UCA – ACRE UNICAMP – UFAC – SEE/NTE – UNDIME/NTEM
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.