A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Renda, Cultura e influencia dos grupos no comportamento do consumidor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Renda, Cultura e influencia dos grupos no comportamento do consumidor"— Transcrição da apresentação:

1 Renda, Cultura e influencia dos grupos no comportamento do consumidor
RAD Comportamento do Consumidor Prof. Dr. Dirceu Tornavoi de Carvalho Semana 3 Renda, Cultura e influencia dos grupos no comportamento do consumidor

2

3 Renda como preditor de comportamento de compra
RAD Comportamento do Consumidor Prof. Dr. Dirceu Tornavoi de Carvalho Renda como preditor de comportamento de compra

4 Classificação Socioeconômica no Brasil
Fonte: IBGE - válida para o ano de 2014 (salário mínimo em R$ 725).

5 Renda como condicionante de consumo

6 Fonte: FGV 2009

7 A classe C como segmento consumidor

8 Casal mais velho, filhos se foram Jovens casados s/ filhos
CICLO DE VIDA DA FAMÍLIA Solteiro mais velho/nunca se casou ou divorciado Pai/Mãe solteiro(a) Casal mais velho, filhos se foram Jovens casados s/ filhos Casal maduro c/ filhos Idoso viúvo Jovem Solteiro Estágio de solteiro Estágio de casal Estágio de ninho cheio Estágio do ninho vazio Estágio sobrevivente

9 Natureza mutante das unidades domésticas
Unidades domésticas étnicas Unidades domésticas de pais/mães solteiros(as) Divórcio e novo casamento

10 Mudança dos papéis do cliente nas famílias
Ambos os cônjuges trabalham Jovens adultos como contribuidores financeiros Individualismo

11 Processo decisório das famílias
Passos das decisões de compra em família Papéis decisórios do marido e da esposa Fatores que afetam a influência entre os cônjuges Influência dos filhos nos processos decisórios da família

12 Valores Culturais

13 Valores voltados para os outros
• Indivíduo/Coletividade. A atividade e a iniciativa individuais são mais valorizadas que a atividade e a conformidade coletivas? • Jovens/Idosos. A vida familiar é organizada para atender as necessidades das crianças ou dos adultos? As pessoas mais jovens ou mais velhas são vistas como líderes e exemplos? Família Estendida/Limitada. Até que ponto as pessoas têm uma obrigação vitalícia para com inúmeros membros da família? Masculino/Feminino. Até que ponto o poder social vai automaticamente para os homens? Competitivo/Cooperativo. As pessoas alcançam o sucesso levando vantagens sobre os outros ou cooperando com eles? Diversidade/Uniformidade. A cultura aceita a diversidade de crenças religiosas, heranças étnicas, visões políticas e outros comportamentos e atitudes importantes?

14 Valores voltados para o ambiente
Limpeza. Até que ponto a limpeza é incentivada além do mínimo necessário para a saúde? Desempenho/Status. O atual sistema de recompensas é baseado no desempenho ou em fatores hereditários, como família ou classe social? Tradição/Mudança. Os padrões de comportamento existentes são considerados inerentemente superiores aos novos padrões de comportamento? Risco/Segurança. Aqueles que arriscam suas posições estabelecidas para superar obstáculos ou atingir altos objetivos são mais admirados que aqueles que não o fazem? Solução de Problemas/Fatalista. As pessoas são estimuladas a superar os problemas ou têm uma atitude do tipo “o que será, será”? Natureza. A natureza é vista como algo a ser admirado ou dominado?

15 Valores orientados para si mesmo
Ativo/Passivo. Uma abordagem fisicamente ativa da vida é mais valorizada que uma orientação menos ativa? Satisfação Sensual/Abstinência. Até que ponto é aceitável desfrutar prazeres sensuais como comidas, bebidas e sexo? Materialista/Não-materialista. Que importância é dada à aquisição de riquezas materiais? Trabalho/Lazer. Uma pessoa que trabalha mais que o necessário para o sustento econômico é mais admirada que uma que não o faz? Satisfação Adiada/Satisfação Imediata. As pessoas são estimuladas a “economizar para as épocas difíceis” ou “viver o agora”? Religioso/Secular. Até que ponto os comportamentos e as atitudes são baseados nas regras especificadas por uma doutrina religiosa?


Carregar ppt "Renda, Cultura e influencia dos grupos no comportamento do consumidor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google