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UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Instagram no Facebook Comunicação e Mídias Digitais Professora: Sandra Rubia Bárbara Fischer, Bruno de Oliveira, Letícia.

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Instagram no Facebook Comunicação e Mídias Digitais Professora: Sandra Rubia Bárbara Fischer, Bruno de Oliveira, Letícia."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Instagram no Facebook Comunicação e Mídias Digitais Professora: Sandra Rubia Bárbara Fischer, Bruno de Oliveira, Letícia Cardoso, Mariana Schutz, Renata Rossato, Tarciane Conrad e Yuri Simões. Uma reflexão sobre ethos, consumo e construção de subjetividade em sites de redes sociais

2 “O trabalho busca discutir de que forma o aplicativo Instagram funciona como artifício de construção de subjetividade em sites de redes sociais.”

3 Instagram Criação: 2010; Apple App Store; Intenção de ser um micro-blog; Captura e customização de fotos.

4 O Ethos e o Habitus dos usuários do Instagram “motivações do uso do aplicativo em sites de redes sociais” “construção de referenciais identitários” “atualização permanente – e sempre recente – das informações, por meio de fragmentos de conteúdo adicionados a todo o momento”

5 Ator social - representado no ciberespaço por um perfil no Facebook, um blog ou até mesmo, um site. O conteúdo presente na rede ajuda a construir a imagem de si que o indivíduo deseja representar. “o ethos construído a partir da postagem de imagens, vídeos ou textos em sites de redes sociais, edifica-se, também, a partir de um habitus de classe que determinam os gostos e o valor dado a cada comportamento, atitude ou escolha evidenciados pelo conteúdo posto em público”

6 a possibilidade de aplicar filtros nas imagens produzidas traz o poder de conferir ares de antiguidade a uma fotografia comum e contemporânea os usuários do Instagram criam uma certa valorização deste tipo de imagem, compartilhando hábitos singulares como modelo de gosto a ser seguido. a existência de um álbum, no perfil do Facebook, que afirma “Instagram Photos”, representa um papel essencial na construção do ethos que se deseja evidenciar neste ambiente.

7 Popularização do Instagram (Sistema Android) Deixa de ser visto como objeto de “luxo” (Iphone) “orkutização do Instagram”

8 “a posse, então, carregada de significação social, é subsídio para a interação entre os atores”

9 “o desvio é também uma forma de distinção” Pobregram e Orkutgram – por meio do humor, há a produção de um questionamento acerca do propósito do Instagram, aquele objetivo socializado que parece já estar naturalizado nas práticas individuais.

10 Processo de construção identitária, a partir da divulgação de imagens do Instagram no Facebook com intuito de alcançar maior notoriedade. “ poder de administrar as suas interações, permitindo ou não, com mais facilidade, a exposição do juízo alheio sobre si”

11 “atributos culturais aprovados nas imagens que publica, o ator ajuda a reforçar práticas sociais estabelecidas, mas, sobretudo, ajuda a produzir junto ao seu grupo novos fatores constituintes do seu habitus.”

12 “ #NO FILTER ” Movimento contra a função de filtros do Instagram Defende o uso da fotografia sem efeitos Deixa de enaltecer imagens com um olhar artístico diferenciado das situações do cotidiano, para enaltecer e valorizar imagens captadas apenas com um dispositivo de telefonia móvel. Campanha contra os recursos do Instagram no próprio instagram.

13 Considerações Finais : O Instagram e as redes sociais como forma de reafirmar a construção da subjetividade como prática social. O indivíduo rodeado de informações classificatórias, referências culturais e objetos de consumo simbolicamente significantes, ao entrar em contato com novos aparatos tecnológicos tende a tentar reproduzir práticas anteriores já interiorizadas. Praticas essas que serão subsídios para suas interações sociais futuras e para o entendimento da sua própria identidade.

14 Construção da imagem de si através dos recursos disponíveis no ciberespaço. Utilização do aplicativo como maneira que os indivíduos encontram para corroborar atitudes comuns do seu cotidiano. Corporificação do ethos. Em meio a especifidades estão todos buscando construir as suas subjetividades.

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