A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História: A educação a distância em sua forma empírica, é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História: A educação a distância em sua forma empírica, é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das."— Transcrição da apresentação:

1

2 História: A educação a distância em sua forma empírica, é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam freqüentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.

3 Os séculos XVII e XVIII:
Com a Revolução Científica iniciada no século XVII, as cartas comunicando informações científicas inauguraram uma nova era na arte de ensinar. Segundo Lobo Neto (1995), um primeiro marco da educação a distância foi o anúncio publicado na Gazeta de Boston, no dia 20 de março de 1728, pelo professor de taquigrafia Cauleb Phillips: "Toda pessoa da região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em Boston".

4 O século XIX: Em 1833, um anúncio publicado na Suécia já se referia ao ensino por correspondência,na Inglaterra, em 1840, Isaac Pitman sintetizou os princípios da taquigrafia em cartões postais que trocava com seus alunos. No entanto, o desenvolvimento de uma ação institucionalizada de educação a distância teve início a partir da metade do século XIX. Em 1856, em Berlim, Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt fundaram a primeira Escola por correspondência destinada ao ensino de línguas. Posteriormente,em 1873, em Boston Por volta de 1895, em Oxford, Joseph W. Knipe, após experiência bem sucedida preparando por correspondência duas turmas de estudantes, a primeira com seis e a segunda com trinta alunos, para o Exame de Certificação de Professores , iniciou os cursos utilizando o mesmo método de ensino. Já em 1898, em Malmö, na Suécia, Hans Hermod, diretor de uma escola que ministrava cursos de línguas e cursos comerciais, ofereceu o primeiro curso por correspondência, dando início ao famoso Instituto Hermod.

5 Da Primeira Guerra Mundial aos nossos dias:
No final da Primeira Guerra Mundial, surgiram novas iniciativas de ensino a distância em virtude de um considerável aumento da demanda social por educação, confirmando, de certo modo, as palavras de William Harper, escritas em 1886: "Chegará o dia em que o volume da instrução recebida por correspondência será maior do que o transmitido nas aulas de nossas academias e escolas; em que o número dos estudantes por correspondência ultrapassará o dos presenciais." O aperfeiçoamento dos serviços de correio, a agilização dos meios de transporte e, sobretudo, o desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação influíram decisivamente nos destinos da educação a distância. Em 1922, a antiga União Soviética organizou um sistema de ensino por correspondência que em dois anos passou a atender 350 mil usuários. A França criou em 1939 um serviço de ensino por via postal para a clientela de estudantes deslocados pelo êxodo. A partir daí, começou a utilização de um novo meio de comunicação, o rádio, que penetrou também no ensino formal. O rádio alcançou muito sucesso em experiências nacionais e internacionais, tendo sido bastante explorado na América Latina nos programas de Educação a distância do Brasil, Colômbia, México, Venezuela, entre outros. Após as décadas de 1960 e 1970, a educação a distância, embora mantendo os materiais escritos como base, passou a incorporar articulada e integradamente o áudio e o videocassete, as transmissões de rádio etelevisão, o videotexto, o computador e, mais recentemente, a tecnologia de multimeios, que combina textos, sons, imagens, assim como mecanismos de geração de caminhos alternativos de aprendizagem.

6 Educação a distância (EaD, também chamada de teleducação) é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, assim como, permite também que faça seu auto estudo em tempo distinto. Diz respeito também à separação temporal ou espacial entre o professor e o aprendiz. A EaD deve ser vista como possibilidade de inserção social, propagação do conhecimento individual e coletivo, e como tal pode ajudar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É nesta direção que a Universidade vê a possibilidade de formar cidadãos conscientes de seu papel sócio político, ainda que vivam em regiões onde a oportunidade de ensino de qualidade seja remota ou que a vida contemporânea reduza a disponibilidade para investir nos estudos. A interligação (conexão) entre professor e aluno se dá por meio de tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet, em especial as hipermídias, mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, atelevisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax, o celular, o iPod, o notebook, entre outras tecnologias semelhantes. Na expressão ensino a distância a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância). O termo educação é preferido por ser mais abrangente, embora nenhuma das expressões, segundo o professor, seja plenamente completa.

7 Gerações: O desenvolvimento da EaD pode ser descrito basicamente em três gerações, conforme os avanços e recursos tecnológicos e de comunicação de cada época. Primeira geração: Ensino por correspondência, caracterizada pelo material impresso iniciado no século XIX. Nesta modalidade, por exemplo, o pioneiro no Brasil é o Instituto Monitor, que, em 1939, ofereceu o primeiro curso por correspondência, de Radiotécnico. Em seguida, temos o Instituto Universal Brasileiro atuando há mais de dezenas de anos nesta modalidade educativa, no país... Segunda geração: Teleducação/Telecursos, com o recurso aos programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso. A comunicação síncrona predominou neste período. Nesta fase, por exemplo, destacaram-se a Telescola, em Portugal, e o Projeto Minerva, no Brasil; Terceira geração: Ambientes interativos, com a eliminação do tempo fixo para o acesso à educação, a comunicação é assíncrona em tempos diferentes e as informações são armazernadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade. As inovações da World Wide Web possibilitaram avanços na educação a distância nesta geração do século XXI. Hoje os meios disponíveis são: teleconferência,chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, weblogs, espaços wiki, plataformas de ambientes virtuais que possibilitam interação multidirecional entre alunos e tutores.

8 Sistemática: Nesta modalidade de ensino estudantes e professores não necessitam estar presentes num local específico durante o período de formação. Desde os primórdios do ensino a distância, utiliza-se a correspondência postal para enviar material ao estudante, seja na forma escrita, em vídeos, cassetes áudio ou CD-ROMs, bem como a correcção e comentários aos exercícios enviados, depois de feitos pelo estudante. Depois do advento da Internet, o   e todos os recursos disponíveis na World Wide Web tornaram-se largamente utilizados, ampliando o campo de abrangência da EaD. Em alguns casos, é pedido ao estudante que esteja presente em determinados locais para realizar a sua avaliação. A presencialidade é muitas vezes necessária no processo de educação.

9 VANTAGENS: Amplia-se a oferta dos cursos; Aprendizagem a distância conta com os mais modernos recursos multimídias; Dá oportunidade de formação as pessoas que não puderam freqüentar as aulas presenciais; Aluno centro do processo de aprendizagem, sujeito ativo na formação desenvolve iniciativa, atitudes, interesses, valores e hábitos educativos; Na maioria dos casos, o aluno é quem faz o seu horário; Ausência de rigidez quanto a tempo, espaço, freqüência e ritmo de aprendizado; Economiza-se com deslocamentos, refeições e mensalidades mais baratas; O aluno pode permanecer em seu ambiente cultural, familiar ou profissional; Como os cursos são planejados com antecedência, a tendência é de que os conteúdos sejam mais bem elaborados e explicativos; Capacita para o mercado de trabalho e supera o nível cultural de cada aluno;

10 Todo esse conjunto de vantagens, favorecem à educação nacional, proporcionando a formação de indivíduos mais interessados no seu desenvolvimento pessoal e na sua contribuição com a sociedade. Alias, atualmente, é uma exigência do mundo globalizado, o desenvolvimento das competências individuais, principalmente no âmbito intelectual e da informática, visto que a informatização é utilizada em escala mundial. Além dos conhecimentos didáticos, o aluno adquiri autonomia, pois ele será responsável por seu desenvolvimento, muito mais que no ensino presencial, e também há o reforço da aprendizagem continuada, pois aprender é um exercício constante.

11 DESVANTAGENS: Preconceito do mercado de trabalho que ainda vê o curso a distância como menos eficiente do que o tradicional; Falta de respostas rápidas aos alunos; Limitação em alcançar o objetivo de socialização Empobrecimento da troca de experiência professor/aluno Maior oportunidade para fraudes ou plágios na hora de avaliar Feedback e renovação das matérias, podem ser mais lentos; No Brasil, em muitas localidades, os alunos ainda não têm bom acesso à Internet de alta velocidade, o que o impede de assistir aulas e fazer trabalhos com rapidez; Necessita-se de planejamento a longo prazo Parte dos cursos requer atividades presenciais, que inviabiliza o estudo para algumas pessoas Desvalorização das certificações Evasão dos cursos entre 60% e 80%

12 CONCLUSÃO E PERSPECTIVAS ATUAIS:
Atualmente a educação à distância está entrando em nossas vidas sem percebermos. A todo o momento as universidades vêm abrindo todos os tipos de cursos à distância, principalmente licenciaturas, com o intuito de habilitar professores que atuam em determinada área, mas não tem formação para tal. Algumas pessoas são a favor da educação à distância, porém, encontramos ao longo do caminho pessoas que não apóiam a idéia. Os fatores que levam a esse último pensamento estão relacionados com o fato de que muitos dos alunos acabam por não levar o estudo a sério. Os estudantes dos cursos à distância são, muitas vezes, considerados autodidatas, pois, os que levam o curso a sério, necessitam de um bom tempo de estudo individualizado. Outro fator relevante que devemos levar em conta é o comprometimento da instituição que oferece cursos à distância, pois esta deve fornecer todo o suporte de que o estudante necessita, como tutorias, contato dos estudantes com os professores via messenger ou skype, e, também, aulas presenciais, pois mesmo sendo à distância, consideramos necessária o contato dos estudantes com os responsáveis pelo curso, sejam eles professores, funcionários e coordenadores do curso. PERSPECTIVAS ATUAIS: possibilita a inserção do aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, com a vantagem de que ele também descobre formas de tornar-se sujeito ativo da pesquisa e do compartilhar de conteúdos. Cabe às instituições que promovem o ensino a distância buscar desenvolver seus programas de acordo com os quatro pilares da educação, definidos pela Unesco. Aprender a conviver diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de aceitar a diversidade, conviver com as diferenças, estabelecer relações cordiais com a diversidade cultural respeitando-a e contribuindo para a harmonia mundial.

13 Nathália Letícia Violeta Vivian


Carregar ppt "História: A educação a distância em sua forma empírica, é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google