A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ricardo Amaral Remer Rio de Janeiro, 01Out2015 Pontos a se considerar em ambos os lados: ICTs e Empresas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ricardo Amaral Remer Rio de Janeiro, 01Out2015 Pontos a se considerar em ambos os lados: ICTs e Empresas."— Transcrição da apresentação:

1 Ricardo Amaral Remer Rio de Janeiro, 01Out2015 Pontos a se considerar em ambos os lados: ICTs e Empresas

2 Pontos a Considerar (ICTs e Empresas) A Economia do INTANGÍVEL Inovação e Propriedade Intelectual PI como CLASSE DE ATIVOS FLEXIBILIDADE na gestão e uso da PI ConsultIntelEduc © 2015 Ricardo Amaral Remer Legal

3 INTANGÍVEIS, INOVAÇÃO E CRIAÇÃO/DESTRUIÇÃO DE VALOR PRIVILEGED AND CONFIDENTIAL © 2015 Remer Villaça & Nogueira Human Assets -Management philosophy -Corporate culture -Management processes -Business processes -Information systems impact -External relations -Networking -Standards fulfilment -Brands -Positioning -Clients databases -Firm’s name -Distribution channels -Licenses & agreements -Contracts -Interaction with environment -Partnerships -Patents -Copyrights -Design rights -Trade secrets -Process development -Products & services -Technologies -Intelligence -Leadership -Knowledge -Skills -Competences -Attitudes -Spirit of initiative -Team spirit -Sociability Intellectual Property Market Assets Infrastructure Ass. Intangible Assets Propriedade Intelectual está no cerne da gestão de intangíveis, pois é uma das principais formas de tangibilizar ao menos parte de seu valor Compliance como tendência : evitar destruição de valor ConsultIntelEduc © 2015 Ricardo Amaral Remer Legal

4 ConsultIntelEduc Legal Reputação como Intangível: Compliance Google Finance Prejuízo aproximado U$ 18 Bi

5 ConsultIntelEduc © 2015 Ricardo Amaral Remer Legal Política de PI como Intangível: Inovação

6 Valor da Propriedade Intelectual Valor da Propriedade Intelectual Reputação Pelo Proprietário USO Por Terceiros LegalConsultIntelEduc © 2015 Ricardo Amaral Remer

7 Gestão da Propriedade Intelectual Tratar PI como ASSET CLASS Monetização, uso estratégico UBER, AirBNB: O ocaso da propriedade? PI como meio e não fim: “Embarcar” modelo de negócio na PI Prosecution estratégico ConsultIntelEduc © 2015 Ricardo Amaral Remer Legal

8 INTANGINEERING TM Tecnologia & Inovação Propriedade Intelectual Modelagem de Negócios Direito Empresarial ConsultIntelEduc © 2015 Ricardo Amaral Remer Legal

9 Abordagem de PROJETO para CRIAR VALOR ◦ 1 a ordem: Dimensão tecnológica ◦ 2 a ordem: Dimensão de cadeia comercial/tributária ◦ 3 a ordem: Modelagem de Negócio e Portfolio de Projetos Alguns aspectos relevantes ◦ Reputação e alinhamento de conduta: compliance ◦ Inteligência Competitiva e foresight ◦ Articulação ICTs – Empresas: flexibilidade para acelerar inovação INTANGINEERING ConsultIntelEduc © 2015 Ricardo Amaral Remer Legal

10 Gestão de PI Antes do resultado/investimento :  Monitoramento do Mercado  Inteligência Competitiva e foresight  Uso de PI como informação tecnológica Legal ConsultIntelEduc © 2015 Ricardo Amaral Remer

11 Gestão de Patentes/resultados Momento 1 – 1o. Pedido de Patente: Momento 2 – 2o Pedido: ESCOPO PROTEÇÃO 1 Concretizações iniciais: - Exemplos; Simulações; Protótipos ESCOPO PROTEÇÃO 2 Outras concretizações, exemplos, testes, usos: AMPLIAÇÃO DE ESCOPO, ROBUSTECIMENTO DOS TRABALHOS ATÉ 1 ANO de prazo ESCOPO AMPLIADO, VALOR AGREGADO Legal ConsultIntelEduc © 2015 Ricardo Amaral Remer

12 © 2015 Ricardo Amaral Remer; LegalConsultIntelEduc Competitors in the Industry PurchasersSuppliers Potential Entrants Substitutes Threat of new entrants Bargaining power of purchasers Threat of substitute products and/or services Bargaining power of suppliers PATENTES FATORES DE COMPETIÇÃO NA INDÚSTRIA (Porter)

13 ConsultIntelEduc Legal © 2015 Ricardo Amaral Remer Dimensão CADEIA COMERCIAL

14 Gestão de Portfolio de PI Após o(s) depósito(s), observados certos limites de prazo: ◦Gestão do Projeto alinhada com a gestão de patentes e outros itens de PI ◦Estratégia de Internacionalização ◦Divisão: a depender de interesses comerciais ou do exame + Legal ConsultIntelEduc © 2015 Ricardo Amaral Remer

15 INTANGÍVEIS, INOVAÇÃO E CRIAÇÃO DE VALOR PRIVILEGED AND CONFIDENTIAL © 2015 Remer Villaça & Nogueira Propriedade Intelectual é uma CLASSE de ATIVOS Desenvolver e/ou implementar diversas estratégias: -Monetização de ativos intangíveis -Desenho de formas de opção envolvendo intangíveis: -Ex: Uso como garantia -Ex: Investimento/aquisição parcial ou total de Startups ou outros ativos -Ampliação do valor destes ativos -Desenho de modelos de negócio usando estes ativos Objetivo: Agregar valor aos ativos intangíveis e tangibilizá-lo(s) estrategicamente. ConsultIntelEduc © 2015 Ricardo Amaral Remer Legal

16 Opções devem capturar valor ou obter outros benefícios: formas intermediárias entre as clássicas CESSÃO e LICENÇA Ex.: Opções de aquisição ou licença em etapas/mercados -ICTs e a questão da exclusividade -Tecnologias embrionárias e PI subsequente Usar flexibilidade nas formas de pagar/receber: - upfront payment, milestones, royalties - equity share, equity conversion - Opções em Startups, Spinoffs Desenho de Opções (Empresas e ICTs) © 2015 Ricardo Amaral Remer LegalConsultIntelEduc

17 Grato! Ricardo Remer remer@remer.com.br


Carregar ppt "Ricardo Amaral Remer Rio de Janeiro, 01Out2015 Pontos a se considerar em ambos os lados: ICTs e Empresas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google