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International Marketing Environment Conceptual Model Internal ElementsExternal elements Organization Micro Macro *Production Capacity*Consumers *Social.

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Apresentação em tema: "International Marketing Environment Conceptual Model Internal ElementsExternal elements Organization Micro Macro *Production Capacity*Consumers *Social."— Transcrição da apresentação:

1 International Marketing Environment Conceptual Model Internal ElementsExternal elements Organization Micro Macro *Production Capacity*Consumers *Social and cultural factors *Human Resources* Competitors *Political and legal factors *Finacial Resoucers*Suppliers *Technological factors *Commercial Capacity*Distribution *Economic factors Channels Marketing Mix *Product *Price *Place *Promotion

2 Composto de Marketing (Variáveis Contraláveis ) PRODUTOPROMOÇÃOPREÇODISTRIBUIÇÃO CaracterísticaPropagandaLista de preçosCanais QualidadeVenda PessoalDescontosCobertura OpçõesPromoção de Vendas SubsídiosLocalização EstilosRelações PúblicasPeríodo PagtoInventário Nome/MarcaMerchandisingTermos Créd.Transporte Embalagens Tamanhos Serviços Garantias Retornos

3 Marketing Mix Product Standartization X Customization Design Packing Price Products and the nature of the market Profits Income per Capta Place Intensive, exclusive or selective Development of a new channels Search exiting channels Promotion Trade fairs Catalog, boocklets and especialized magazines Sales promotion

4 Estratégia de Marketing Internacional É o meio pelo qual a empresa responde a interação das forças internas e externas a fim de atingir os objetivos de um empreendimento de exportação. A estratégia envolve todos os aspectos de um plano de marketing, incluindo produtos, preço, promoção e distribuição. Prof. Alex Pipkin

5 Compreendendo o Ambiente de Marketing Internacional Influências Econômicas e Políticas Acordos comerciais e integração econômica Protecionismo comercial Balança comercial e balanço de pagamentos Câmbio Influências Culturais e Sociais Idioma Cultura Hábitos de negócios Prof Alex Pipkin

6 Desenvolvendo Estratégias para o Marketing Internacional Estratégia de Marketing Global: Padronização de produto, preço, administração de canais e atividades de comunicação, sempre que possível, para uso em todos os países. Estratégia de Marketing Customizada: Adaptação das atividades de marketing a cada mercado local. Estratégias para os 4 Os no Marketing Internacional Prof Alex Pipkin

7 CONHECENDO OS CONCORRENTES E SEUS PRODUTOS Prof Alex Pipkin

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9 Análise dos Clientes Deve focar três diferentes aspectos: 1) Segmentação de Mercado: Identificar os grupos de consumo, analisar os principais e mais rentáveis clientes da organização desenvolvimento de estratégias específicas para cada segmento identificado. Tipos de mercados:a) mercados consumidoares; b) mercados industriais; c) mercados revendedores; d) mercados governamentais; e) mercados internacionais. 2) Motivação dos clientes: Reconhecer as variáveis consideradas importantes pelo consumidor na escolha do bem ou serviço; analisar o por quê dos consumidores comprarem determinados produtos. 3) Necessidades não satisfeitas: Identificar necessidades não supridas por seus produtos, tampouco, pelos da concorrência. Prof. Alex Pipkin

10 AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS AtributoImportância do cliente Nossa posição Posição do Concorrente A Posição do Concorrente B Nosso Custo AVALIAÇÃO DE OPURTUNIDADES: O conceito Produtos atuaisProdutos Novos Mercados Atuais1. Penetração de mercados3. Desenvolvimento de produtos Mercados Novos2. Desenvolvimento de mercados4. Diversificação


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