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PublicouGustavo Aires Barroso Alterado mais de 8 anos atrás
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Prof. Dr. Silvio Cesar Silva
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Filme Tempos Modernos, Charles Chaplin
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Quais são as características do trabalho? Que tipo de educação é necessária para este trabalho? Importa quem é o trabalhador? Há preocupação com a sustentabilidade?
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Há uma segmentação no tempo e no espaço entre Educação e Trabalho A questão da Sustentabilidade não tinha relevância para as Sociedades Ocidentais Industrializadas até o final do século XX
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Taylorismo/Fordismo Paradigma Produtivo e Societal Expropriação do conhecimento e eliminação da autonomia no trabalho Perspectiva de carreira Estado do Bem Estar Social
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Crise do Taylorismo/Fordismo Japão – 1950 Europa Ocidental – fim dos anos 1970 Brasil – anos 19901
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Reestruturação Produtiva ou “Modelo” Japonês Inovações organizacionais e tecnológicas Trabalhador Multifuncional e Polivalente Dimensões subjetivas e intersubjetivas do trabalho tornam-se centrais Aumento do desemprego Workfare
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Emergência da Sociedade do Conhecimento (1990) TICs organizadas e rede: internet Torna-se difícil dissociar o tempo de trabalho do temo de não trabalho, pessoal e profissional, público e privado
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Sede do Google durante o expediente
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Quais são as características do trabalho? Que tipo de educação é necessária para este trabalho? Importa quem é o trabalhador? Há preocupação com a sustentabilidade?
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Imagens: Empresa Google Retrato da Sociedade do Conhecimento Trabalho Imaterial, baseado nas capacidades expressivas e cooperativas desenvolvidas ao longo da vida Indissociabilidade entre Educação, Trabalho e Sustentabilidade
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Tempos Modernos x Google As imagens apresentam diferentes concepções de Educação, Trabalho e Sustentabilidade Construídas em diferentes momentos históricos Continuam presentes hoje Ilustram uma crise
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O que é a crise? É a transição da Sociedade Industrial para a Sociedade do Conhecimento Diante da emergência da Sociedade do Conhecimento, as políticas de Educação e Trabalho e Sustentabilidade ainda são elaboradas dentro dos paradigmas da Sociedade Industrial
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Sugestão Deslocar a política educacional da preparação para o emprego e para um desenvolvimento calcado no crescimento econômico alavancado pela indústria Focar no desenvolvimento da autonomia cognitiva e no desenvolvimento das capacidades subjetivas e intersubjetivas explorando ao máximo as TICs
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TICs: Educação, Trabalho e Sustentabilidade Estimular o uso de software livre! O processo de criação colaborativa do software livre possibilita a todos os membros manifestarem-se como educandos, educadores, mestres e aprendizes. Permite o reaproveitamento de computadores que ficariam obsoletos
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Hoje, parte do conhecimento é produzido de forma colaborativa, nas redes sociais. A potencialidade das redes sociais para a educação e desenvolvimento de competências profissionais ficou evidente nas manifestações políticas que abalaram o país em Junho.
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As manifestações de junho, precedidas pela Primavera Árabe, Occupy e Indignados São a expressão da crise com suas virtuosidades e riscos Redes Sociais, em especial o facebook, foram essenciais para um Novíssimo Movimento Social horizontal O ativismo social foi um enorme aprendizado cívico e democrático Organização em redes sociais tornou factível uma democracia mais participativa
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Seria importante que as Políticas Educacionais adotassem uma concepção de Educação, Trabalho e Sustentabilidade ancorada nas possibilidades latentes na Sociedade do Conhecimento.
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