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Realismo: a pintura da vida real Belmiro de Almeida.Arrufos,1887.

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1 Realismo: a pintura da vida real Belmiro de Almeida.Arrufos,1887.

2 Segunda metade do século XIX
A Revolução Industrial trouxe mudanças profundas: a multiplicação das máquinas, o crescimento desordenado dos centros urbanos, a mudança nos meios de transporte e comunicação contribuíram para acentuar mais ainda as contradições sociais...

3 Um paradoxo capitalista: desenvolvimento e miséria

4 As condições de trabalho:
•Péssimas condições de higiene e saneamento; •Baixos salários; •Jornadas 14 a 16 horas; •Sem condições mínimas de segurança; •Uso de mão-de-obra infantil e feminina; •Sem legislação que os protegesse.

5 “...Qual era então a situação das pobres crianças que estavam condenadas a trabalhar quatorze horas por dia, em uma temperatura média de 28°C? Pode algum homem, com um coração em seu peito, e uma língua em sua boca, não se habilitar a amaldiçoar um sistema que produz tamanha escravidão e crueldade? (William Cobbett, em artigo sobre uma visita a uma fábrica de tecidos feita em setembro de 1824)

6 As condições de moradia
Recebendo baixos salários e diante dos altos preços do aluguel, as famílias moravam em locais condizentes com o que poderiam pagar. As moradias próximas das fábricas foram construídas de maneira desorganizadas, tendo em vista apenas a rapidez para lucro posterior com os aluguéis.

7 Surge o Realismo A realidade das máquinas, dos transportes e das novas condições sociais não combinavam com a visão de mundo romântica. Os artistas, como pessoas de seu tempo, procuraram um novo parâmetro de interpretação da realidade. Foi assim que a objetividade substituiu o subjetivismo romântico e a valorização da emoção foi abandonada. Em lugar de tratar dramas individuais, o olhar realista focalizará a sociedade e os comportamentos coletivos.

8 1852: Exposição “Le Realisme”
Buscava inspiração na realidade física e no contexto social. Pretendia despertar o público para a brutal realidade do mundo à sua volta e ser verdadeiro com o que observava. Gustave Courbet ( )

9 Os quebradores de pedras, 1849, Gustave Courbet

10 As Peneiradoras do Trigo
1855, Gustave Courbet

11 Mulher pobre da aldeia, 1866 Gustave Courbet

12 Ele passou cinco anos escrevendo a história!
E na Literatura? Gustave Flaubert ( ) chocou a França ao publicar, em quatro folhetins, a história de Emma Bovary, em 1856. Ele passou cinco anos escrevendo a história!

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14 Realismo: Foi um movimento artístico e literário que começou na segunda metade do século XIX, na França, difundindo-se por vários países. Como estética literária, o Realismo procurou analisar a nova organização social e econômica, detectando suas causas e denunciando suas consequências.

15 Realismo: Realismo 1- Origem –França, segunda metade do século XIX.
2 – Aparece em primeiro lugar na pintura, com Gustave Coubert, em 1852. 3 – Madame Bovary- 1ª obra realista francesa – de Gustave Flaubert, em 1856.

16 Projeto literário do Realismo:
Representação da realidade que permita denunciar aspectos negativos da sociedade. Olhar mais racional, objetivo e crítico. Temas de interesse coletivo (adultério, opressão, corrupção, etc.)

17 Realismo Divulgação das obras: Em folhetins:

18 Público Realismo Admiração... Escândalo!!!

19 1.Racionalismo e Objetividade
Características Realismo 1.Racionalismo e Objetividade Uso da razão para analisar a realidade; essa análise é objetiva. X EMOÇÃO X SUBJETIVIDADE

20 Características 2.Contemporaneidade Realismo
Interesse pela realidade presente. X PASSADO

21 Características 3. Materialismo Realismo
Procura a verdade na realidade concreta, material, imediata e não nos sentimentos e na imaginação. X SENTIMENTALISMO ROMÂNTICO;

22 4. A “anatomia do caráter”
Características Realismo 4. A “anatomia do caráter” Para compreender a sociedade, observava o comportamento das pessoas, relacionando-o aos problemas sociais. Analisa as motivações psicológicas para explicar certos comportamentos. X PARTICULAR, EXÓTICO;

23 Características 5. Interesse coletivo Realismo
Temas: a opressão, a corrupção, o mundo da política, o adultério = formando um retrato mais verdadeiro da sociedade da época. X TEMAS AMOROSOS

24 Linguagem: a força das descrições cruéis
Realismo Exposição de aspectos e comportamentos mais negativos e ridículos das personagens:

25 [. ]Havia cinco anos que D. Felicidade o amava. [
[...]Havia cinco anos que D. Felicidade o amava. [...]Viam-na corada e nutrida, e não suspeitavam que aquele sentimento concentrado, irritado semanalmente, queimando em silêncio, a ia devastando como uma doença e desmoralizando como um vício. [...]O Conselheiro era a sua ambição e o seu vício! Havia sobretudo nele uma beleza, cuja contemplação demorada a estonteava como um vinho forte: era a calva. Sempre tivera o gosto perverso de certas mulheres pela calva dos homens, e aquele apetite insatisfeito inflamara-se com a idade. Quando se punha a olhar para a calva do Conselheiro, larga, redonda, polida, brilhante às luzes, uma transpiração ansiosa umedecia-lhe as costas, os olhos dardejavam-lhe, tinha uma vontade absurda, ávida de lhe deitar as mãos, palpá-la, sentir-lhe as formas, amassá-la, penetrar-se nela! Mas disfarçava, punha-se a falar alto com um sorriso parvo, abanava-se convulsivamente, e o suor gotejava-lhe nas roscas anafadas do pescoço. Trecho de “O primo Basílio”


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