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Media Training | GABRIELA | FILIPE | MARIANA GARCIA | JOÃO LUCAS | MARIANA SISTI | | FABIO | FRANCISCO | FERNANDA | MARIA RAQUEL | GUSTAVO | PRIETO | Como.

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Apresentação em tema: "Media Training | GABRIELA | FILIPE | MARIANA GARCIA | JOÃO LUCAS | MARIANA SISTI | | FABIO | FRANCISCO | FERNANDA | MARIA RAQUEL | GUSTAVO | PRIETO | Como."— Transcrição da apresentação:

1 Media Training | GABRIELA | FILIPE | MARIANA GARCIA | JOÃO LUCAS | MARIANA SISTI | | FABIO | FRANCISCO | FERNANDA | MARIA RAQUEL | GUSTAVO | PRIETO | Como agregar valor ao negócio melhorando a relação com a imprensa Organizadora: Luciane Lucas

2 Capítulo 1 Como o investimento em relacionamento com a mídia agrega valor ao nome da marca Por que atender a imprensa? Atender a todas ‘as solicitações dos jornalistas e da mídia em geral. Procurar evitar a proliferação de acusações injustas a organização

3 Capítulo 1 Atender a todas as solicitações dos jornalistas e da mídia em geral. Procurar evitar a proliferação de acusações injustas ‘a organização

4 A credibilidade frente a Opinião Pública e os Interesses da Organização > Influenciando os líderes de Opinião > A mídia e sua influência na Opinião Pública > Relacionamento com a Mídia: Defesa e Promoção. > As Pedras nesse Caminho

5 Relacionamento com a mídia: uma arte O universo dos jornalistas Resguardar a imagem da organização Equilíbrio entre empresa e público Capítulo 2

6 Pensarás no leitor e no espectador Criarás canais de comunicação Fornecerás informações precisas Confiabilidade Não mentirás Capítulo 2

7 Não abusarás do “off the record” Não evitarás a imprensa Não impedirá a publicação Não lerá a matéria com exclusividade Não confundir jornalismo com publicidade Capítulo 2

8 Práticas Relativas à Comunicação com Mídias em situação de Crise Como evitar distorções em declarações publicas e entrevistas? O que não esperar dos veículos e das assessorias de comunicação? Até que ponto um gestor pode se abster de falar com a imprensa?

9 Praticamente tudo pode desencadear uma crise por isso é necessário: Planejamento Contingencial Saber-se vulnerável Rever as brechas da organização. Criar mecanismos permanentes de apuração interna. Capacidade de mobilizar as chamadas partes interessadas, ainda quando divirjam de interesses. Saber que a comunicação de emergência que visa explicar o que não tem justificativa só torna mais pulsante uma crise em estado crônico

10 Erros comuns Pensar que as assessorias de Comunicação podem proteger a imagem das empresas independente das macro decisões dos gestores Não perceber que a Comunicação de Crise é apenas a ponta do iceberg Em momentos de crise é fundamental Posição dos Gestores Posição da Empresa Conciliar a logística de solução de um problema com a capacidade de garantir a percepção pública desse público Cenários comuns, incidentes envolvendo Produção Serviços Saúde Política

11 Etapas de uma comunicação de Crise Avisar as autoridades sobre o episodio, comunicando estudos do impacto e tomadas de decisão. Advertir a comunidade quando houver riscos e comunicar os esforços para conter os impactos socioambientais. Comunicar a opinião Pública, sempre explicando a posição da empresa e as medidas que estão sendo tomadas. Informar o episodio a mídia, podendo reverter positivamente a percepção pública sobre a empresa.

12 Lidando com as crises na mídia Diálogo: empresa – imprensa Media training – ajuda a evitar distorções e declarações públicas e entrevistas Postura low-profile – pode potencializar a crise Ruídos na comunicação atrapalham a gestão da crise Entrevistas individuais x coletivas Timing: controle da situação

13 Assessoria de Imprensa e o Gestor Público Preparar os Gestores Entrosamento entre os públicos Transparência e Diálogo Assessoria de Imprensa

14 Desafios O gestor deve ser a pessoa mais informada e preparada acerca dos assuntos da organização.  O Off  Entrevista por Telefone  Exclusiva  Coletiva

15 Produtos Clipping Manual de Comunicação Press List Mailing List Banco de Especialistas da Instituição Media Training Press Kit

16 > Espaço comprado x Espaço noticiado > A.I. vai além da clipagem e envio de press-releases > Planejamento estratégico pode ser feito pela assessoria Como potencializar o trabalho de sua A.I.

17 O que é preciso saber de antemão > A influência do assessor é limitada > O bom profissional deve ter: bons contatos, credibilidade, sensibilidade, habilidade na argumentação, criatividade, firmeza e independência, capacidade de conciliar interesses, sangue frio, profissionalismo > Media training adequado

18 Medindo Resultados > A avaliação está ligada ao motivo pelo qual a organização buscou a assessoria > Centimetragem não significa necessariamente bons resultados > Analisar qualitativamente o relacionamento criado com a mídia

19 ASSESSORIAPROPAGANDA X

20 ASSUNTOS DE RELEVÂNCIA principalmente localmente

21 PASSO A PASSO DA COLETIVA DE IMPRENSA :: 1 Temas relevantes :: 2 Maling list e convidados :: 3 Local e preparação :: 4 O Convite :: 5 Press kit e material :: 6 O porta voz :: 7 Durante a coletiva :: 8 Depois da coletiva

22 É imprescindível uma aliança com os meios de comunicação de massa Falar significa divulgar além de informação, a identidade da empresa representada na fisionomia de quem é a voz empresarial A informação dada pode estar circulando pelo mundo todo em questão de segundos Com o treinamento adequado pode-se melhorar muito um porta-voz Ao porta-voz cabe ser direto e objetivo em suas respostas Deve-se aproveitar ao máximo o tempo de exposição A PRESENÇA DO EXECUTIVO NO VÍDEO | COMUNICAÇÃO VIA SATÉLITE O ENTREVISTADO E A TELA DA TV | O TEMPO DA TELEVISÃO

23 A IMPORTÂNCIA DO VESTUÁRIO | TIPOS DE ENTREVISTA EM OFF | A ASSESSORIA DE IMPRENSA A tela da TV não permite o uso de tecidos xadrez ou listrados, a roupa deve ser lisa e de cor firme Para mulheres: não devem ser usados brincos grandes, colares exagerados ou pulseiras barulhentas. Também não devem ser usadas roupas decotadas. Jornalistas jamais dispensam uma boa informação É indispensável que a informação da empresa seja uniforme E necessário ter um plano de gerenciamento crise Os assessores devem instruir e recomendar a indicação de porta-vozes TIPOS DE ENTREVISTA: Exclusiva ou Coletiva

24 VIDEO | A PALAVRA DO PRESIDENTE : CREDICARD FINANCIAMENTOS

25 O outro lado do media training: o que dizem os jornalistas? Análise da pesquisa Objetivo: “Saber se a mensagem do executivo chega aos veículos de comunicação conforme o desejado, bem como se o treinamento tem melhorado a performance durante as entrevistas e a relação coma mídia” Etapas: 1.Comportamento dos executivos: Erros e acertos; 2.Percepção do jornalista sobre o uso do media training e situações concretas de trabalho; 3.Como o media training tem afetado o comportamento dos executivos

26 1 - Comportamento dos executivos: Erros e acertos Jornalistas consideram informações equivocadas (30%) e mentiras (15%) o erros mais graves em uma entrevista. Os demais erros apontados se referem à falta conhecimento do assunto abordado por parte do executivo. A maioria dos jornalistas (60%) consideram clareza e objetividade pontos fundamentais para o bom desempenho do executivo. A qualidade das informações é ressaltada como o principal atributo pelos jornalistas (10%). A pesquisa aponta que apenas 15% das organizações comunicam a iminência de uma crise antes que ela ocorra.

27 2.a - Percepção do jornalista sobre o uso do media training Insegurança, medo e falta de espontaneidade. Apesar disso, 60% dos jornalistas consideram alguns executivos preparados. 25% acreditam que todos, ou quase todos, estejam preparados.

28 2.b - Situações Concretas de trabalho Apesar de considerarem importantes as entrevistas coletivas, jornalistas preferem exclusividade. Os gestores devem conhecer as características do veículo de comunicação para o qual está fornecendo informações. Os executivos devem ter conhecimento do timing das diferentes mídias. Os gestores necessitam mesclar o media training com o talento individual, de modo a minimizar a automatização.

29 3 - Como o media training tem afetado o comportamento dos executivos 30% dos jornalistas perceberam que os executivos receberam media training; A maioria dos entrevistados (90%) acredita ser importante o uso do media training. Acreditam que os executivos vem lidando melhor com a mídia, graças ao media training; Entretanto, a maioria dos jornalistas (65%) acredita que o media training pode automatizar as respostas dos gestores, bem como pode deixá-los duros e tensos, reduzindo a espontaneidade.

30 Principais Comentários No questionário alguns comentários feitos por jornalistas sintetizam bem o que muitos deles pensam do assunto, selecionamos alguns: Sobre o comportamento do executivo: “tem três tipos: 1) o cara que se sente a vontade e sabe o que dizer; 2) o “sem noção”, aquele cara que fala tudo o que pode e o que não pode; 3) e o cara travado, que não fala nada ou porque é uma característica da personalidade ou porque recebeu muito media training.” “Depende do executivo, da situação. Se é algo que interessa a ele ser publicado, é sólicito; se não, pode ficar arredio.”

31 Percepção sobre o uso do media training: “ Porque a partir do momento que você lida com a mídia, você quer passar credibilidade e muitas vezes o cara não sabe fazer, não sabe como passar a informação, não sabe como se relacionar com a imprensa.” “Ás vezes você marca entrevista com o executivo e ele não sabe o que é importante para o jornalista, o que é matéria para o veiculo de comunicação. * Como tem afetado o comportamento dos executivos: “ Automatismo, agem de maneira previsível. Artificialidade, repetem a informação várias vezes no mesmo ponto; não vão além.” “ De uns tempos pra cá, eles têm se portado cada vez melhor, estão melhor assessorados. Principais Comentários


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