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As raízes genéticas do pensamento e da linguagem Vigotski

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Apresentação em tema: "As raízes genéticas do pensamento e da linguagem Vigotski"— Transcrição da apresentação:

1 As raízes genéticas do pensamento e da linguagem Vigotski
Prof.ª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

2 As raízes genéticas do pensamento e da linguagem
À partir do estudo genético do pensamento e da linguagem observa-se que esses passam por muitas alterações; Os progressos no pensamento e na linguagem não seguem trajetórias paralelas. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

3 O estudo genético do pensamento e da fala (p.41):
O progresso da fala não é paralelo ao progresso do pensamento; O que é filogênese, ontogênese? Filogênese corresponde ao desenvolvimento da espécie humana isto é, coisas que somos capazes de fazer como pegar em pinça, andar, mas não conseguimos voar. Ontogênese (história do ser) O sujeito nasce, cresce, reproduz, morre, assim no plano ontogenético do ser, a criança quando pequena fica deitada, depois sentada, depois em pé... Se refere a sequência de seu desenvolvimento. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

4 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Nos animais, as raízes do pensamento e a linguagem (fala) se desenvolvem segundo diferentes trajetórias. Este fato é confirmado pelos estudos de Koehler, Yerkes e outros sobre os macacos antropoides: Intelecto embrionário nos animais; pensamento não relacionado com a fala; pensamento rudimentar (fase pré-linguística da evolução do pensamento). Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

5 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Koehler (p. 42) explica que: O chipanzé apresenta rudimentos de um comportamento intelectual semelhante ao do homem, mas existe diferenças: a ausência de fala pobreza de imagens Provou que o surgimento de um intelecto embrionário nos animais, mas isso significa que o aparecimento de pensamento no sentido próprio do termo – não se encontra de maneira nenhuma relacionado com a linguagem nos animais. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

6 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
As ações do chimpanzé são independentes da sua linguagem. Thorndyke e Borovskij veem nas ações do chimpanzé : Mecânicas do instinto; Aprendizagem por tentativa e erro... Wundt explica que os gestos de apontar que constituem o primeiro estágio do desenvolvimento da linguagem humana não aparecem ainda nos animais, mas alguns gestos dos macacos são uma forma de transição entre o movimento de preensão e o de apontar. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

7 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Koehler na sua investigação da natureza dos processos intelectuais dos chimpanzés mostrou por meio de uma análise experimental rigorosa, que o êxito das ações dos animais dependia do fato de eles poderem ver todos os elementos de uma mesma situação ao mesmo tempo – este fator era decisivo para o seu comportamento. (p.45). Ex: vara Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

8 Ausência de pensamento?
Há presença visual real de uma situação suficientemente simples é uma condição indispensável em qualquer investigação do intelecto dos chipanzés (p. 45) Mas há limitação ao processo de criação de imagens - "ideação" Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

9 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Yerkes: O aparelho fonador do chipanzé é tão desenvolvido e funciona tão bem quanto o do homem. Falta-lhe a tendência para imitar sons. São incapazes de fazer o que o papagaio faz: imitar sons (p. 46) Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

10 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Diferença entre Yerkes e Vigotski: Para Yerkes (p. 47) os chipanzés são incapazes de falar pela incapacidade ou dificuldade de imitar sons. Para Vigotski (p. 47) é uma questão de intelecto, já que a habilidade linguística não é expressa unicamente com a fala e os chipanzés não possuem "ideação" (p. 48) Os chipanzé tem um comportamento intuitivo (método puro e simples de tentativa e erro) Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

11 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Experimento de Learned: 32 "vocábulos" dos chipanzés (parecido com a dos humanos): "derivam de determinadas situações ou objetos relacionados com o prazer ou o desprazer, ou que inspirem desejo, ressentimento, medo etc. (...) registrados enquanto os macacos estavam esperando que os alimentassem, ou durante as refeições..." (p. 49) Vigotski --- são "reflexo condicionado", "linguagem estritamente emocional" (p. 49) Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

12 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
A função da fala nos chipanzés não está relacionada a reações intelectuais, isto é, com o pensamento; Se origina da emoção (é claramente parte da síndrome emocional total), longe de ser uma tentativa intencional e consciente de influenciar ou informar os outros (p. 50); Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

13 Se originam do instinto, exemplo: abelhas (von Frisch, p. 50).
Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

14 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Conclusão de Vigotski – relação do pensamento e a fala no desenvolvimento filogenético dessas funções: 1. O pensamento e a fala têm raízes genéticas diferentes; 2. As duas funções se desenvolvem ao longo de trajetórias diferentes e independentes; 3. Não há qualquer relação clara e constante entre fala e pensamento; 4. Os antropóides apresentam um intelecto um tanto parecido com o do homem, em certos aspectos (o uso embrionário de instrumentos), e uma linguagem bastante semelhante à do homem, em aspectos totalmente diferentes (o aspecto fonético da sua fala, sua função de descarga emocional, o início de uma função social); 5. A estreita correspondência entre o pensamento e a fala, característica do homem, não existe nos antropóides; 6. Na filogenia do pensamento e da fala, pode-se distinguir claramente uma fase pré-linguistica no desenvolvimento do pensamento e uma fase pré-intelectual no desenvolvimento da fala. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

15 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Exemplo: Os macacos tinham aprendido a pegar utensílios, inserindo um pau no orifício de outro pau e assim conseguiam tocar a banana. Se por acaso os dois paus se cruzassem nas suas mãos formando um X, tornavam-se incapazes de realizar a operação familiar muito praticada de encaixe do pau para alcançar o utensílio. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

16 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Reflexões: Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

17 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Reflexões Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

18 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Reflexões Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

19 Referência Bibliográfica:
Vigotski, L., S. (2001). As raízes genéticas do pensamento e da linguagem. Em Vigotski, L., S. A construção do pensamento e da linguagem. (pp.42 – 61). Martins Fontes: São Paulo. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira


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