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UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA 2015.1. Apresentação Integrant es: 1.DEUSZETE BISPO 2.ALANA LOPES 3. TAÍS SANTOS 4.VITORIA LEITE EDC287 – Educação e Tecnologias.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA 2015.1

2 Apresentação Integrant es: 1.DEUSZETE BISPO 2.ALANA LOPES 3. TAÍS SANTOS 4.VITORIA LEITE EDC287 – Educação e Tecnologias Contemporânea. Docente: Menandro Celso de Castro Ramos

3 INTRODUÇÃO

4 É um recurso muito importante cujo papel é atender a grande contingente de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida.

5 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA OU EDUCAÇÃO DISTANTE ?

6 Surgimento da EAD Surgimento da EAD no Brasil

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8 Serviços Prestados pelo EAD: I.Serviço de Qualidade aos Alunos. II.Instituições dotadas de agilidade para atingir grandes demandas. III.Universalização do Ensino.

9 Tentativas Iniciais: CORRESPONDÊNCIA RÁDIO

10 Segunda Guerra Mundial: I.Capacitação de Recrutas Norte Americanos e outros soldados; II.Durante a segunda Guerra – Modificação da Estrutura Trabalhista; III.Necessidades de Mercado – Mão de Obra qualificada; IV.Aumento das possibilidades no mercado; V.II Guerra Mundial várias experiências de EaD foram adotadas para capacitar soldados, entre elas, a de Fred Keller para ensino e recepção do Código Morse.

11 Código Morse: I.Usado para integraão dos soldados atingidos pela guerra; II.Forma de Comunicação entre pessoas. III.Pedidos de S.O.S CURIOSIDADE: S.O.S =... ---... Três piscadas rápidas e curta, três piscadas longas, três piscadas rápidas e curta!

12 CURIOSIDADE

13 MEB e as Escolas Radiofônicas: Entidades Pioneiras: I.Instituto Rádio Monitor em 1939; II.Instituto Universal Brasileiro em 1941; Movimentos de Destaque: I.MEB – Alfabetizar através de Escolas Radiofônicas; OBS. A repressão política do golpe de 1964 desmantelou o projeto inicial (ideais abondonados por isso).

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15 CONCEITOS TÉCNICOS DEFINIÇÃO E CONCEITOS TÉCNICOS

16 O que usamos na EAD? I. Professores e alunos estão conectados, interligados, por tecnologias chamadas telemáticas. II. Uso da internet e em especial as hipermídias. III. Podem ser utilizados também : carta, rádio, televisão, vídeo, CD-ROM, telefone, fax, celular, iPod, notebook etc.

17 Ambientes Virtuais de Aprendizagem

18 Facilidades na ESCOLA: I.Facilidade de comunicação com os professores; II.Acesso mais fácil à materiais e estudo; III.Escola não fica restrita somente à sala de aula (estrutura física);

19 TRADICIONALISMO I.Preconceito do Modelo EAD; II.Preferência pelo ensino em sala de aula – Presencial.

20 Desenvolvimento  A educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular;

21 Instituições Exclusivas de EAD I.Instituições como por exemplo a Open University na Inglaterra. II. A Universidade Nacional de Educação a Distância, UNED (Universidad Nacional de Educación a Distancia em espanhol) é umauniversidade pública espanhola, fundada em 1972.

22 I.Avanços de tecnologias de comunicação virtual alteram o conceito de presencialidade; II.Mudança no conceito de curso e de aula; III.As crianças, pela especificidade de suas necessidades de desenvolvimento e socialização, não podem prescindir do contato físico, da interação; IV.Educação a distância não é um "fast-food" em que o aluno se serve de algo pronto; V.Algumas organizações e cursos oferecerão tecnologias avançadas dentro de uma visão conservadora; UM POUCO SOBRE EAD

23 Dificuldade na Instalação da EAD i.Desigualdade econômica, de acesso, maturidade, motivação das pessoas. ii.Nem todas as pessoas estão aptas para as mudanças tecnológicas. iii.As grande maioria das pessoas, não tem acesso às tecnologias – risco de restringir a educação à alguns. iv.É importante que todos tenham acesso á tecnologias. v.Treinamento de profissionais, para utilizar essas tecnologias.

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26 IMPACTO NAS ORGANIZAÇÕES

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28 IMPACTOS NA SOCIEDADE

29 Impactos na sociedade : As mudanças tecnológicas terão um impacto cada vez maior na educação escolar e na vida cotidiana;

30 Os livros didáticos deixaram de ser as únicas fontes do conhecimento;

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32 Despreparo dos profissionais da educação e de discentes para a utilização das tecnologias.

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34 Conclusão Conclusão I.Diante dos avanços tecnológicos e pesquisas realizadas, podemos enfatizar que a EaD ainda enfrenta preconceito; II.Um dos principais aspectos que é alvo de críticas refere-se ao o apostilamento; III.A expansão de varias instituições, por meio dos cursos EAD, exerce um papel de importante minimização do espaço e acima de tudo, da exclusão social.

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38 Referências Bibliográficas  http://www.sead.ufscar.br/ead  http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_a_dist%C3%A2nca  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem  Imagens https://www.google.com.br/search?q=Educa%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0+Dist%C3%A2n cia&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=nmzwUfGuC7S- 4AOU4YG4DA&ved=0CFoQsAQ&biw=1241&bih=584#facrc=_&imgdii=_&imgrc=8nonA9VTlc SU7M%3A%3BEUuprfj7lUXUWM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.belmonteconsulting.co m.br%252Fmidias%252F2012%252F05%252Fplataforma- ead.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.belmonteconsulting.com.br%252Feducacao%252 Fplataforma-ead%252F%3B309%3B466  BRASIL. www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004.../decreto/D5622.htm. BARROS, D. M. V. Educac ̧ ão a Dista ̂ ncia e o Universo do Trabalho. Bauru-SP:  EUDSC, 2003.  DELORS, J. et al. Educac ̧ ão, um tesouro a descobrir – Relatório para Unesco da Comissão Internacional sobre Educac ̧ ão para o Século XXI. São Paulo: Cortez/Unesco, 1998.  LOPES. Maria Cristina L.P, Dorsa. Arlinda Cantero, Salvago. Blanca Matín, Sanavria. Cláudio Zarate, Pistori. Jéferson. O Processo Histórico da Educac ̧ ão a Dista ̂ ncia e Suas Implicac ̧ ões: Desafios e Possibilidades.

39  http://www.pucsp.br/~cimid/7edu/waisman/projpesq.htm: Acesso às 14h25min, 22/07/13.  http://www.sead.ufscar.br/ead: Acesso às 23h20min, 22/07/13.  ALMEIDA M. E. B. Educação à distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Revista Educação e Pesquisa, v. 29, n. 2. São Paulo, FE/USP, jul/ dez. 2003.  LANDIM, Claudia Maria Ferreira. Educação à distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, s/n, 1997.  LUCENA, Marisa. Um modelo de escola aberta na Internet: kidlink no Brasil. Rio de Janeiro: Brasport, 1997.  NISKIER, Arnaldo. Educação à distância: a tecnologia da esperança; políticas e estratégias a implantação de um sistema nacional de educação aberta e a distância. São Paulo: Loyola, 1999.

40 FIM


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