A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Território e territorialidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Território e territorialidade"— Transcrição da apresentação:

1 Território e territorialidade
Disciplina: Serviço Social de Realidade Regional Professora: Elisônia Carin renk Território e territorialidade

2 Território e territorialidade

3 Território

4 TERRITÓRIO Conforme Rarffestin(1993), o território é uma construção conceitual a partir da noção de espaço. O Autor faz uma distinção entre algo já “dado”, o espaço – na condição de matéria prima natural e um produto resultante da moldagem pela ação social dessa base – e o território – um construto, possível de “uma formalização e/ou quantificação”. Assim, “a produção de um espaço, o território nacional, espaço físico, balizado, modificado, transformado pelas redes, circuitos e fluxos, que se instalam: rodovias, canais, estradas de ferro, por exemplo, se constitui um conjunto complexo jurídico-sócio-econômico, modelado em uma multiplicidade de paisagens, juridicamente caracterizadas.

5 O território é, assim, a base física de sustentação locacional e ecológica, juridicamente institucionalizado do Estado Nacional. Contem os objetos espaciais, naturais, e/ou construídos, na condição de instrumentos exossomáticos, para (re)produção de uma identidade étnico-sócio-cultural.

6 TERRITÓRIO O território é, portanto, junto com a soberania e o povo, um dos três elementos básicos que formam a nação-estado moderna. Essa concepção, que se reporta às formulações do estado moderno, acompanhou a formação da geografia moderna, a partir da proposta de Ratzel (1897) de relacionar sociedade, estado e território.

7 Território Conforme Le Berre (1995, p.606). “O território pode ser definido como a porção da superfície terrestre, apropriada por um grupo social, visando assegurar sua reprodução e a satisfação de suas necessidades vitais”.

8 TERRITORIALIDADE

9 Territorialidade Faffestin considera que a territorialidade é mais do que uma simples relação homem-território, argumentando que para além da demarcação de parcelas individuais existe a relação social entre os homens. Dessa forma, a territorialidade seria “um conjunto de relações que se originam num sistema tridimensional sociedade-espaço-tempo em vias de atingir a maior autonomia possível, compatível com os recursos dos sistema”. Considerando-se a dinâmica dos fatores envolvidos na relação, seria possível a classificação de vários tipos de territorialidade, desde as mais estáveis às mais instáveis. (FAFFESTIN, 1993:160).

10 Territorialidade Para Sack (1986), a territorialidade é um comportamento espacial. Uma expressão de poder que não é nem instintiva e nem agressiva, apenas se constitui em uma estratégia humana para afetar, influenciar e controlar o uso social do espaço, abarcando escalas que vão do nível individual ao quadro internacional. A territorialidade resultaria de uma construção social (moldagem de condicionantes espaciais - são relações sociais formatadas espacialmente.

11 Referencias: LE BERRE, M. Territoires, encyclopédie de geografhie. Paris: Economia RAFFESTIN C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993. RATZEL, F. El território, la sociedade y el Estado. In: MENDOZA, Josefina Gomes (Org). El pensamento geográfico. Madrid: Alianza. Editorial, p SACHS, I. Espaços, Tempos e Estratégias de Desenvolvimento. São Paulo: Edições Vértice, 1986.


Carregar ppt "Território e territorialidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google