A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de aula cronograma

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de aula cronograma"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de aula cronograma
Psicologia Escolar 2009 Plano de aula cronograma

2 1ª aula - 11.08.09 Apresentação da disciplina Cronograma das aulas
Trabalho semestral Avaliação geral Bibliografia geral Bibliografia complementar Anexos

3 2ª aula – Tema : A visão crítica em Psicologia Escolar contemplando a perspectiva histórica em que se deu a aproximação entre psicologia e educação. Texto: BOCK, Ana M. B. (2003). Psicologia e Educação: Cumplicidade ideológica. In: Psicologia Escolar: Teorias Críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 79 – 103.

4 3ª aula Tema: Por que psicólogo precisa compreender minimamente o percurso da história da educação brasileira? Revisão histórica das principais teorias da educação (não críticas) Texto: SAVIANI, Dermeval. Teorias da educação e o problema da marginalidade. (2003). In Escola e Democracia. São Paulo, Editores Associados a ed, p

5 4ª aula Tema: Por que psicólogo precisa compreender minimamente o percurso da história da educação brasileira? Revisão histórica das principais teorias da educação (críticas) Texto: SAVIANI, Dermeval. Teorias da educação e o problema da marginalidade. (2003). In Escola e Democracia. São Paulo, Editores Associados a ed, p

6 5ª aula Tema: O papel do psicólogo na escola, enquanto ouvinte e articulador das “vozes” da escola, no sentido de promover reflexão sobre as práticas e favorecer transformações. Texto: KUPFER, Maria Cristina, (2004). O que toca à/a Psicologia Escolar. In: MACHADO, Adriana Marcondes; SOUZA, Marilene Proença Rebelo, (org.). Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004, 4a ed. p. 51 a 61.

7 6ª aula – Tema: Mitos e preconceitos a respeito da criança que não aprende. A patologização e biologização do que é pedagógico. Texto: MOYSÉS, Maria Aparecida. A e COLLARES, Cecília A . L. Sobre alguns preconceitos no cotidiano escolar. In: Idéias 19, FDE – Fundação para o desenvolvimento da Educação. São Paulo, p

8 7ª aula – Tema : Políticas Públicas educacionais o discurso oficial e as conseqüências sobre o processo de escolarização - Discurso oficial X aplicação prática. Texto: PATTO, Maria Helena Souza. Acelerando a escolarização: em nome do quê? e Democratização do ensino e políticas públicas: desafios para a pesquisa. In: Exercícios de Indignação – escritos de Educação e Psicologia. São Paulo, Casa do Psicólogo, p 17 a 28 e 57-67

9 8ª aula – Tema: O psicodiagnóstico na escola, análise crítica dos instrumentos utilizados e apresentação de proposta de intervenção. Texto: MACHADO, Adriana Marcondes. Avaliação psicológica na escola: mudanças necessárias. In: Psicologia e Educação – desafios teórico-práticos. TANAMACHI, Elenita; PROENÇA, Marilene Rebelo; ROCHA, Marisa Meira.(org). São Paulo: Casa do Psicólogo, p

10 9ª aula - 06.10.09 Avaliação - Prova – NPI – a confirmar
Entrega do projeto de pesquisa em cd e por escrito

11 10ª aula – Tema: Atuação diante da Queixa Escolar na clínica e na instituição escolar. Um modelo de atuação do Psicólogo diante de problemas de aprendizagem. Texto: TANAMACHI, Elenita; MEIRA, Marisa. A atuação do Psicólogo como expressão do pensamento crítico em Psicologia e Educação. In: Psicologia Escolar: Práticas Críticas. MEIRA, Marisa e ANTUNES, Mitsuko. A.A. São Paulo, Casa do Psicólogo, p. 11 a 62.

12 11ª aula – 20.10.09 Tema: O atendimento psicológico à Queixa escolar.
Texto: SOUZA, Beatriz de Paula. Apresentando a Orientação à Queixa Escolar In: Orientação à Queixa Escolar. SOUZA, Beatriz de Paula (org). São Paulo, Casa do Psicólogo, p. 97 – 134. Tema: A atuação do psicólogo escolar diante da Orientação Profissional. Como se deu a sua escolha profissional? Qualquer pessoa pode escolher qualquer profissão? Texto: BOCK, Silvio Duarte. A proposta de Orientação Profissional na abordagem sócio-histórica. In: Orientação Profissional – A abordagem Sócio-histórica. BOCK, Silvio Duarte. São Paulo, Cortez, p

13 12ª aula – Tema: Atuação diante das dificuldades de aquisição da língua escrita. Texto: SOUZA, Beatriz de Paula. Trabalhando com dificuldades na aquisição da língua escrita. In: Orientação à Queixa Escolar. SOUZA, Beatriz de Paula (org). São Paulo, Casa do Psicólogo p.137 – 163.

14 13ª aula – Filme: ???????? Tema: Por que os alunos são indisciplinados na escola? A discussão sobre este tema será feita a partir de algum trecho de filme que retrate a indisciplina escolar. Análise institucional do problema da indisciplina. Texto: SOUZA, Beatriz. de Paula. Professora desesperada procura psicóloga para classe indisciplinada. In: Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. MACHADO, Adriana Marcondes e SOUZA, Marilene Proença Rebelo (org.). São Paulo: Casa do Psicólogo, a ed. p.105 a 112.

15 14ª aula – Tema: Possíveis intervenções do psicólogo diante das demandas do corpo docente. Psicólogo escolar enquanto mediador do processo de conscientização dos professores quanto ao seu papel, a partir de uma postura crítico-reflexiva, com base na abordagem sócio-histórica. Texto: AGUIAR, Wanda Maria Junqueira e GALDINI, Veruska. Intervenção junto a professores da rede pública: potencializando a produção de novos sentidos In: Psicologia Escolar: Práticas Críticas. MEIRA, Marisa E. e ANTUNES, Mitsuko. A. A. São Paulo: Casa do Psicólogo,

16 15ª aula – 17.11.09 Apresentação oral dos trabalhos de pesquisa
Duração de 10 minutos cada grupo Este tempo poderá ser diminuído ou aumentado em função do número de grupos por turma

17 16 ª aula Prova NP II 17ª aula – Prova integrada 18ª aula – Prova substitutiva 19ª aula – (12 a ) - Exame

18 BIBLIOGRAFIA BÁSICA MACHADO, A. M, SOUZA, M. P. R. (org.). Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo, Casa do Psicólogo a ed. MEIRA, M. M. ; ANTUNES, M. A. M. Psicologia Escolar: Teorias Críticas. São Paulo, Casa do Psicólogo Psicologia Escolar: Práticas Críticas, São Paulo, Casa do Psicólogo SOUZA, B P (org). Orientação à Queixa Escolar. São Paulo, Casa do Psicólogo

19 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOCK, S. D. Orientação Profissional – A abordagem Sócio-histórica. São Paulo, Cortez, 2002. MOYSÉS, M. A. A . e COLLARES, C. A . L. Sobre alguns preconceitos no cotidiano escolar. In: Idéias 19, FDE – Fundação para o desenvolvimento da Educação. São Paulo, p PATTO, M. H. S. Para uma visão crítica da razão psicométrica. In: Revista Psicologia – USP v. 8, nº 1, São Paulo p

20 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Exercícios de Indignação – escritos de Educação e Psicologia. São Paulo,: Casa do Psicólogo SAVIANI, D. As teorias da educação e o problema da marginalidade. In Escola e Democracia. São Paulo: Editores Associados a ed. p TANAMACHI, E.; SOUZA, M. P. R; ROCHA, M. E. M. (org). Psicologia e Educação desafios teórico-práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

21 Psicologia escolar 2009 Trabalho prático

22 Pesquisa na escola Visita a uma escola para pesquisar sobre um tema específico que contemple as questões relacionadas à escolarização, especialmente aos processos de ensino e aprendizagem. Elaborar um breve projeto de pesquisa sobre um tema específico Realizar entrevistas com professores e/ou alunos e/ou pais e/ou técnicos Objetivo: compreender as demandas do processo de escolarização

23 Breve projeto de pesquisa
Formar os grupos (4 pessoas) Definir o tema (questão) – um problema específico e número restrito de pessoas a serem entrevistadas Professor analisa os projetos durante o 1º bimestre Alunos aplicam o projeto no 2º bimestre Entrega do roteiro padronizado do projeto de pesquisa em data pré estabelecida em cd e por escrito no 1º bimestre

24 ANEXO 1: ROTEIRO / PROJETO DE PESQUISA
Título do projeto: Problema de Pesquisa: Objetivos: Justificativa: Relevância social, Relevância científica Fundamentação Teórica: texto articulando o embasamento teórico que dará sustentação conceitual ao trabalho Método: natureza da pesquisa, amostra pretendida, instrumentos e procedimentos para obtenção de dados, procedimentos de análise de dados Cronograma de atividades: primeiro bimestre, segundo bimestre: Referências bibliográficas Palavras-chave: (3)

25 ANEXO 2 - ROTEIRO / RELATÓRIO DE PESQUISA
TÍTULO EQUIPE DE PESQUISA RESUMO INTRODUÇÃO: problema de pesquisa, justificativa e objetivos REFERENCIAL TEÓRICO: síntese bibliográfica fundamental METODOLOGIA: amostragem, tipo de pesquisa, método de pesquisa, procedimentos de pesquisa, técnicas de obtenção e análise de dados. É importante apresentar carta de informação e termo de consentimento livre e esclarecido aos participantes. RESULTADOS ANÁLISE DOS DADOS  CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANEXOS, SE NECESSÁRIO.

26 Avaliação 1º bimestre Prova bimestral, individual, sem consulta, contendo questões de múltipla escolha e dissertativas, (valor 0 a 8,0). Elaboração em grupo, sob a supervisão da professora, um breve projeto de pesquisa sobre questões relacionadas à escolarização, especialmente aos processos de ensino e aprendizagem. (valor 0 a 2,0). A média do 1º bimestre é a soma das notas.

27 Avaliação 2º bimestre Prova individual, sem consulta, contendo questões de múltipla escolha e dissertativas, (valor 0 a 10,0). Aplicação da pesquisa e relatório que deverá ser entregue uma cópia impressa e um disquete ou CD (valor 0 a 6,0 para o relatório) e apresentação oral à classe (valor 0 a 4,0). A prova NP2 terá peso 2. O relatório da pesquisa terá peso 1. A média do 2º bimestre será calculada a partir da multiplicação das notas da prova e do relatório de pesquisa pelos respectivos pesos, soma do total e divisão por 3.


Carregar ppt "Plano de aula cronograma"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google