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FORMA DE ATUAÇÃO DA EMPRESA COM BASE NO DIAGNÓSTIC ESTRATÉGICO.

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Apresentação em tema: "FORMA DE ATUAÇÃO DA EMPRESA COM BASE NO DIAGNÓSTIC ESTRATÉGICO."— Transcrição da apresentação:

1 FORMA DE ATUAÇÃO DA EMPRESA COM BASE NO DIAGNÓSTIC ESTRATÉGICO.
POSTURA ESTRATÉGICA FORMA DE ATUAÇÃO DA EMPRESA COM BASE NO DIAGNÓSTIC ESTRATÉGICO.

2 Comportamento das empresas perante o meio ambiente
Comportamento/discriminação Inativo Reativo Ativo Proativo Situação desejada Futuro Previsto Futuro Preparado Atual Passada Postura básica Conservador Saudosista Otimizar Idealizar Autodesenvolvi// Autorrealização Autocontrole Estabelecimento e sobrevivência Situação passada acumulada Otimização da situação Procura Cria oportunidades e antecipa mudanças Ñ sabe que estão acontecendo Reage como ameaça Vê ameaças e oportunidades Mudanças Foco no planejamento Não existe Operacional Tático Estratégico Comportamento das empresas perante o meio ambiente

3 Administração Estratégica pelas Óticas Pró-Ativa e Reativa
ÓTICA PRÓ-ATIVA ÓTICA REATIVA Criar banco de dados Selecionar novas variáveis Novas medidas de controle de desempenho Treinar usuários para gerenciar o novo conhecimento Lançar novas trajetórias Partir do cenário atual Atingir cenário futuro Identificar os agentes que podem interferir nas trajetórias atuais Replanejar estrategicamente Implantar administração estratégica Utilizar o banco de dados existentes Entender as variáveis existentes Controlar o desempenho atual Treinar usuários no conhecimento existente Entender as trajetórias passadas Verificar de qual cenário se partir no passado Entender como se atingiu o cenário atual Identificar os agentes que influenciaram as trajetórias passadas

4 Estabelecimento da postura estratégica
A postura proporciona um quadro-diagnóstico geral da empresa, resultante do: confronto entre seus pontos fortes e fracos; e que a qualifica quanto a sua capacidade de aproveitar oportunidades e de enfrentar ameaças externas ou não controláveis pela empresa. é estabelecida por uma escolha consciente de uma das alternativas de caminho e ação para cumprir sua missão; objetiva orientar o estabelecimento de todas as estratégias e políticas de médio e longo prazo, principalmente.

5 Postura estratégica da empresa
Análise Interna Predominância de Pontos fracos Pontos fortes Ameaças Sobrevivência Manutenção Análise Externa Predominância de Oportunidades Crescimento Desenvolvimento 5

6 Análise Estratégica Perguntas Chaves:
(I) Até que ponto a FORÇA analisada pode colaborar para o aproveitamento da OPORTUNIDADE em consideração? (II) Até que ponto a FORÇA analisada pode colaborar para superar a AMEAÇA em consideração? (III) Até que ponto a FRAQUEZA analisada pode prejudicar (IV) Até que ponto a FRAQUEZA analisada pode agravar a concretização da AMEAÇA em consideração?

7 Objetivos e Estratégias
Plante esta idéia!

8 Planejamento Estratégico
Diagnóstico Declaração de Visão e Missão do Negócio Análise do Ambiente Externo (oportunidades e ameaças) Formulação de objetivos Interno (forças e fraquezas) Implementação Feedback e Controle de estratégia Orientação Direção Direção Operacional

9 • As possíveis estratégias criadas na fase de diagnóstico são
agrupadas e se chega às grandes estratégias. • Para cada grande objetivo deve ser determinada uma grande estratégia • O objetivo devem ser realizações concretas, com um Indicador e data de conclusão Objetivos • Rever a missão, vocação e visão • Propor estratégias conforme análise Estratégias

10 Dos grandes objetivos serão extraídos Indicadores que terão
a finalidade de apontar metas a serem alcançadas ano a ano.

11 Devem ser mensuráveis atingíveis relevantes baseadas no tempo

12 FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Consiste na determinação do curso de ação que possibilitará a realização dos objetivos organizacionais Oportunidades e ameaças Propósitos e objetivos da organização Estratégia Onde a organização está hoje Pontos fortes e fracos 12

13 Estratégia Estratégias – alternativas para se sair de um estado atual e se chegar a um estado futuro, dentro de uma perspectiva de sucesso Estratégias competitivas: Estratégias que diferenciam a empresa em relação à concorrência Constituem o que a empresa decide fazer e não fazer, considerando o ambiente para concretizar a visão e atingir os objetivos, respeitando os princípios, visando cumprir a missão no seu negócio

14 Características das estratégias
Devem considerar as tendências relevantes, bem como as análises do meio ambiente e de cenário Devem criar vantagem competitiva duradoura Devem ser compatíveis com os recursos Devem ser coerentes entre si Devem buscar o compromisso das pessoas Devem estar dentro do limite de risco aceito pela empresa Devem ser fundamentadas nos princípios da empresa Devem ser criativas e inovadoras

15 Exemplo Uma iniciativa estratégica fechará o diferencial de desempenho do objetivo Objetivo Indicador Meta Iniciativa Estratégica Ampliar participação no mercado educacional % Participação no mercado industrial de educação profissional 70% Desenvolver programas de ensino a distância O que é crítico para alcançar a estratégia? Como o medir o alcance do objetivo O nível de desempenho ou de taxa de melhoria esperada

16 Priorização das estratégias
Reduzido Elevado Rápido Prioridade média Alta prioridade Demorado Baixa prioridade Impacto Retorno

17 Direções Alternativas: Matriz SWOT
Ambiente Interno Predominância Fraquezas Forças Sobrevivência Manutenção Ameaças Ambiente Externo Crescimento Desenvolvimento Oportunidades

18 Sobrevivência Situação: Alto índice de pontos fracos internos e
ameaças externas Tarefa: Sobreviver  Ação: Parar os investimentos e reduzir as despesas  Resultado: Sobrevivência  Se der errado: Liquidação do negócio

19 Estratégia de Manutenção
 Situação: Predomina ameaças, mas tem muitos pontos fortes  Tarefa: Manter a posição conquistada ao longo do tempo  Ação: Sedimentar e usufruir dos pontos fortes, minimizar pontos fracos. Investir de maneira moderada • Estratégia de nicho • Estratégia de especialização  Resultado: Manter-se no mercado

20 Crescimento  Situação: Predomina pontos fracos e sinaliza
oportunidades  Tarefa: Aumentar a participação de mercado  Ação: Lançar novos produtos e serviços, aumentar o número de clientes/captação • Estratégia de inovação • Estratégia de internacionalização • Estratégia de jointventure • Estratégia de expansão  Resultado: Crescimento/Estabilidade

21 Estratégia de Desenvolvimento
 Situação: Predomina pontos fortes e oportunidades  Tarefa: Desenvolver a empresa  Ação: Procura de novos mercados e clientes ou novas tecnologias • Estratégias de desenvolvimento de: mercado, produtos e serviços, financeiro, capacidades, estabilidade  Resultado: Construir novos negócios no mercado

22 Desenvolvimento de mercado
 A empresa procura maiores vendas A empresa leva seus produtos e serviços a novos mercados • Novos mercados geográficos • Atuação em segmentos de mercado

23 A implementação das decisões estratégicas, depende da estrutura organizacional e do momento que a empresa esteja atravessando.

24 FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS
Três matrizes podem ser utilizadas na formulação de estratégias. As três são: Matriz de Portfólio. Matriz de Objetivos de Produtos/Serviços e de Mercados. Matriz de Ciclo de Vida. 24

25 MATRIZ DE PORTFÓLIO (BCG)
A Matriz BCG tem como objetivo suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Ela é utilizada para alocar recursos em atividades de gestão de marcas e produtos (marketing), planejamento estratégico e análise de portfólio. Esta matriz é uma das formas mais usuais de representação da integração da empresa nas áreas externas e internas. 25

26 MATRIZ DE PORTFÓLIO (BCG)
26

27 MATRIZ DE PORTFÓLIO (BCG)
Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante: Em questionamento (também conhecido como "ponto de interrogação" ou "criança-problemática"): tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. Dilema: nível de recursos que podem ser investidos na sua promoção. Estratégia recomendada : investir o mínimo de recursos necessários para manter o market share, até que o mercado cesse o crescimento. Exige elevados custos para aumento do market share na busca de consumidores 27

28 MATRIZ DE PORTFÓLIO (BCG)
Estrela: exigem grandes investimentos e são referências no mercado, gerando receitas (ainda que não muito elevadas) e com taxas de crescimento potencialmente elevadas. Ficam frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois pode transformar-se numa "vaca leiteira" se não houver perda de mercado. A estratégia deve ser manter o market share até que o mercado cesse o crescimento. Exige custos relativamente elevados de marketing devido ao surgimento de novos consumidores durante a fase de crescimento 28

29 É o produto que traz mais dinheiro para dentro da empresa
Vaca Leiteira : o produto desse quadrante atingiu a economia de escala, está num ponto mais adiantado que os concorrentes na curva da experiência e tem custos relativamente menores no mercado. É o produto que traz mais dinheiro para dentro da empresa 29

30 O Abacaxi: produto com baixo market share num mercado
estável , no momento não está gerando lucros e tem baixas possibilidades de vir a gerá-lo no futuro. Os custos para aumentar o market share às custas dos clientes de outras empresas concorrentes são muito elevados. Só com elevados investimentos em marketing e / ou redução de preços para aumento da participação relativa no mercado 30

31 PRODUTOS/SERVIÇOS E DE MERCADOS
MATRIZ DE OBJETIVOS DE PRODUTOS/SERVIÇOS E DE MERCADOS 31

32 Penetração de mercado: a empresa foca na mudança de
clientes ocasionais para clientes regulares e de clientes regulares para usuários intensivos do produto; Desenvolvimento de mercado: a empresa tenta conquistar clientes da concorrência, introduzir produtos existentes em mercados externos ou introduzir novas marcas no mercado; 32

33 Desenvolvimento de produtos: a empresa busca
vender outros produtos a clientes regulares, frequentemente intensificando os canais existentes de comunicação; Diversificação: sendo a mais arriscada das estratégias, a empresa normalmente foca na comunicação explicando porquê está entrando em novos mercados com novos produtos, visando ganhar credibilidade. 33

34 Em consequência, a geração de estratégia visa:
fortalecer os pontos fortes e eliminar os fracos; diminuir a influência dos concorrentes no mercado; considerar aspectos econômicos e tecnológicos; diminuir o ¨gap¨ entre a posição atual e a posição desejada. 34

35 A combinação de matrizes
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36 A Matriz GE A matriz GE apresenta a evolução da matriz de portfólio e
trata da atratividade do mercado versus a força competitiva da empresa, como: alto, médio e baixo market share (participação de mercado). Os objetivos da análise do portfólio de negócios são: Decidir qual unidade de negócios deve receber mais ou menos investimentos; Desenvolver estratégias de crescimento incluindo novos produtos e negócios ao portfólio; - Decidir quais negócios ou produtos não deverão permanecer. 36

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39 Estratégias Genéricas
A Vantagem Competitiva existe quando a empresa consegue defender-se contra as forças competitivas, manter seus clientes e crescer. Isto pode ser conseguido oferecendo-se bons produtos a preços baixos ou usando a diferenciação e, assim, oferecer um produto melhor, pelo qual o consumidor estará disposto a pagar um preço maior. • Liderança de custo • Diferenciação • Enfoque 39

40 Estratégias Genéricas
Diferenciação Liderança no Custo Total Enfoque 40

41 Formulação Estratégica
Liderança pelos Custos Manter custos e preço mais baixos que a concorrência Elevada quota de mercado Baixa margem Diferenciação Produtos e serviços únicos Lealdade à marca Prêmio de preço Elevada margem 41

42 Formulação Estratégica
Focalização Mercado restritamente pequeno Diferenciação / Liderança pelos custos 42

43 Liderança de Custo Determinantes de custo: Custos Fatores Escala
Institucionais Escala Experiência Localização Custos Utilização da capacidade Escolha de políticas Inter-relacionamentos Adequação no tempo Integração 43

44 Obtendo Diferenciação
do Produto Diferenciação de Preço Diferenciação de Comunicação Diferenciação Diferenciação da Distribuição Diferenciação de Marca 44

45 Estratégias de marketing
a) Produtos e serviços Natureza da linha produtos e serviços; Desenvolvimento de novos produtos e serviços; Qualidade, desempenho e o obsoletismo dos produtos e serviços; Eliminação de antigos produtos e serviços; e Distribuição de produtos e serviços. 45

46 b) Mercado Canais de distribuição; Serviços ao cliente;
Pesquisa de mercado; Determinação de preços de produtos e serviços; Vendas; Propaganda; Embalagem; Marca; e Seleção de mercados. 46

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