A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia Popular Solidária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia Popular Solidária"— Transcrição da apresentação:

1 Economia Popular Solidária
. Consumo consciente

2 EPS: do que se trata? A economia solidária compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outros, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. Esse setor vem se desenvolvendo no Brasil constituindo uma alternativa de trabalho e renda e inclusão social A economia solidária promove o desenvolvimento de redes de comércio a preços justos, procurando que os benefícios do desenvolvimento produtivo sejam repartidos mais eqüitativamente entre os grupos.

3 Princípios da economia popular solidária
AUTOGESTÃO DEMOCRACIA COOPERAÇÃO CENTRALIDADE DO SER HUMANO VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE EMANCIPAÇÃO VALORIZAÇÃO DO SABER LOCAL JUSTIÇA SOCIAL NA PRODUÇÃO CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE

4 Produção, comercialização e consumo na EPS
A Economia Solidária propõe a atividade econômica e social enraizada no seu contexto mais imediato, e tem a territorialidade e o desenvolvimento local como marcos de referência, mantendo vínculos de fortalecimento com redes da cadeia produtiva (produção, comercialização e consumo) espalhadas por diversos países, com base em princípios éticos, solidários e sustentáveis.

5 Consumo Consciente Nasce o conceito de consumo responsável, consumo consciente, ou ainda, consumidor cidadão, onde cada indivíduo ao comprar um produto também exerce um papel político, um ato rico em conseqüências, que ao ser conscientizado pode levar a reflexão e a ações mais críticas frente aos velhos hábitos de consumo (Zufferey, 1998).

6 Comércio Justo e Solidário
Os produtos ligados ao comercio justo possuem uma série de informações disponíveis sobre seus produtores, suas regiões, e suas qualidades, permitindo muitas vezes ao consumidor avaliar os impactos do seu ato de compra e, atribuindo –lhe responsabilidades morais e políticas.

7 Comércio Justo e Solidário

8 A experiência da Rede Ecológica - RJ.
Histórico: “ A Rede Ecológica é uma iniciativa de consumidores do Rio de Janeiro que se organizaram a partir do interesse de consumir produtos orgânicos de agricultores familiares do entorno da cidade. A motivação da Rede Ecológica, desde o seu nascimento, foi a importância do consumo de alimentos sem agrotóxicos para a saúde humana e para a saúde ambiental do planeta, assim como a consciência do potencial que reside na relação direta produção-consumo e do papel do consumidor em apoiar relações comerciais mais justas e solidárias.”

9 Estudo de Preços


Carregar ppt "Economia Popular Solidária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google