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BRIEFING.

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Apresentação em tema: "BRIEFING."— Transcrição da apresentação:

1 BRIEFING

2 COMO FAZER A MELHOR PROPAGANDA E OBTER O MAIOR RETORNO

3 e tomar a melhor decisão em cada uma das etapas
Para se fazer e escolher a melhor propaganda, basta analisar e tomar a melhor decisão em cada uma das etapas do processo publicitário.

4 BRIEFING A primeira grande decisão é quanto aos objetivos que a
propaganda deve alcançar. Para isso elabora-se o briefing.

5 BRIEFING - ESSÊNCIA O processo de briefing
ocorre todas as vezes que uma informação vai de um ponto para outro, ou seja, de uma pessoa para outra, de uma empresa para outra. E seu propósito é assegurar a passagem da informação corretamente.

6 BRIEFING - ESSÊNCIA Deve conter todas as informações relevantes;
Deve ser seletivo e não muito extenso; Não pode estar incompleto; Adequadamente organizado;

7 BRIEFING - COMPONENTES
Produto ou serviço; Mercado; Consumidores; Objetivos; e Estratégia básica.

8 BRIEFING - QUESTIONÁRIOS
Produto; Mercado; Consumidores; Objetivos; e Estratégia básica.

9 CHECK-LIST (QUESTIONÁRIO SOBRE PRODUTO)
Nome; Descrição; Propriedades; Histórico; Aparência física; Embalagem;

10 CHECK-LIST (QUESTIONÁRIO SOBRE PRODUTO)
Custo x Benefícios; Vantagens (única, principal e secundária); Desvantagens; Como é usado (local e forma); Frequência de uso; Local de fabricação; Capacidade de produção;

11 CHECK-LIST (QUESTIONÁRIO SOBRE PRODUTO)
Concorrentes; Vantagens/ desvantagens relativas aos concorrentes; Difencial; Preço e tendência (aumento, estabilização, redução); Disponibilidade (no presente e no futuro); Imagem da marca.

12 CHECK-LIST - (MERCADO)
Canal de venda; Importância relativa (se vendido em mais de um canal); Como se vende o produto (unidades, pacotes, grandes quantidades, varejo tradicional, auto-serviço, distribuidores exclusivos, revenda) ou se presta o serviço (direta ou indiretamente, de forma centralizada ou descentralizada, pessoalmente, via fone, terminais informatizados, etc.

13 CHECK-LIST - (MERCADO)
Tamanho do mercado; Tendências de vendas (produto, serviço, categoria, do mercado total); Influência (regionais, sazonais, demográficas, raça, sexo, idade, profissões); Organização do mercado; Concorrência (estratégias de marketing dos principais concorrentes, imagem, objetivos, organização, dentre outros).

14 CHECK-LIST - (CONSUMIDORES)
Compradores (do produto, da concorrência e poteciais); Perfil (ocupação, profissão, posição social e cultural, idade, sexo, etc); Necessidade do produto e razões de compra; Hábitos e freqüência de compra;

15 CHECK-LIST - (OBJETIVOS)
Estrátegicos da empresa; De Marketing (da empresa, marca e produto); Objetivos de venda; Objetivos de comunicação (quem atingir, quantos atingir, o que comunicar); Problemas (identificados); Oportunidades (que facilitam a obtenção dos objetivos). Verba disponível.

16 Uma correção da propaganda inicial.
CONTRA-BRIEFING Uma correção da propaganda inicial.


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