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CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.

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1 CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA

2 Metodologia de desenvolvimento de SI G Problemas e reclamações dos níveis NÍVEL DE DECISÕES ESTRATÉGICAS NÍVEL DE DECISÕES TÁTICAS NÍVEL DE DECISÕES OPERACIONAIS Falta de SIG ou de informações precisas de todas as áreas da empresa, ou sem interpretações adequadas, para poder ter tomadas de decisões mais apertadas, rentabilidade, lucratividade, mercado mais competitivo, não participa da estruturação das fases básicas do SIG Falta de orçamentos mais adequados, falta de investimentos em todos os aspectos, falta de informações da alta administração, nível de produção mais folgadas (estoque, mão de obra) Falta de orçamentos mais adequados, falta de investimentos em todos os aspectos (softwares, materiais e insumos mais técnicos) falta de informações da alta administração e do nível operacional.

3 SIG- SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Tipos de SIG SIG defensivo: è orientado para obter informações destinadas a evitar surpresas desagradáveis, somente produzir informações de atividades reais da empresa, sem se preocupar com o futuro, normalmente é com base no nível operacional SIG inativo: è orientado para a obtenção de parâmetros de avaliação d desempenho da empresa, este tipo de pode ser considerado de nível operacional-tático, se muito envolvimento do nível estratégico. SIG interativo: è orientado para a obtenção de parâmetros que geram oportunidade de negócios para empresa, ou seja, é estruturado pelo nível estratégico SIG ofensivo: è orientado para a identificação de oportunidade de negócios para empresa, ou seja, é estruturado pelo nível estratégico - tático

4 SIG- SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Principais aspetos do SIG que devem ser observados Administração: Quais informações serão importantes na tomada de decisão Geração: Quem serão as pessoas envolvidas na estruturação, dos diversos níveis Arquivamento: Quais serão as formas de armazenagem dos dados e informações que serão geradas pelos diversos níveis Controles e avaliações: Quais serão os indicadores de controle e monitoramento, para uma avaliação precisa do SIG Disseminação: Quais os métodos a serem utilizados para a interação de todos os nível do SIG, seja na hora da estruturação, implantação ou utilização. Retroalimentação: Como o nível estratégico irá retroalimentar os outros nível, e quais as informações pertinentes a cada nível.

5 SIG- SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Principais aspetos do SIG que devem ser observados Administração: Identificação e as definições das necessidades de informações que serão transmitidas para o nível estratégico, provenientes dos níveis operacionais e táticos, com clara observações da Visão (futuro) e Missão (mercado) da empresa O executivo deve estruturar as informações para que o mercado ou novos produtos, sejam implantados futuramente sem que as mudanças na empresa sejam tão drásticas e repentinas.

6 SIG- SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Principais aspetos do SIG que devem ser observados Geração e arquivamento : Identificação e as definições das necessidades de informações que atendam todos as áreas, com base nas definições do nível estratégico. As definições deverão abordar as considerações das áreas: Pesquisas ( mercado, matéria prima, novos produtos, equipamentos, dispositivos, fornecedores) Cruzamento das informações Não conduzir as informações para redundância Tratamento da armazenagem dos dados e das informações de maneira ordenada, lógica e estruturada, de forma que sejam de fácil recuperação Não devem ser tratadas as informações irrelevantes. Que ajudem a identificar ameaças para a empresa e o próprio SIG Facilitar a tomada de decisão para que seja rápida e precisa. Facilitar o planejamento para que seja de curto e médio prazo

7 SIG- SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Principais aspetos do SIG que devem ser observados Controle avaliação: Consiste em avaliar os dados e as informações obtidos para verificar sua relevância, urgência, confiabilidade e precisão, bem como interpretar e transformar esses dados em informações gerenciais, facilitando o processo decisório. Classificar para quem é importante e relevante, por que a informação que serve para uma área, pode não servir para outra. Disseminação: Consiste na distribuição sistemática e estruturada das informações por todas as áreas e níveis, conforme o perfil de cada área. Os métodos devem ser planejados ainda no período de estruturação. Racionalização da informação, fazendo que as informações sejam recebidas por quem realmente interessa e sejam as necessárias

8 SIG- SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Principais aspetos do SIG que devem ser observados Retroalimentação ou Feedback: Consiste na sistemática estruturada da adaptação do processo decisório, de acordo com os resultados obtidos pela empresa, para atender cada vez mais as necessidades de informações do nível estratégico Fecha o circuito sistêmico da informação e dados, de uma maneira que seu último estágio, é a tomada de decisão compartilhada por todos os níveis. Objetivo: Fica evidente que se o SIG for bem estruturado e projetado, a empresa tem uma VANTAGEM COMPETITIVA altamente observada em relação aos seus concorrentes


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