A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos:   •Grupo I: Leite e derivados •Grupo II: Carne, peixe, ovos e marisco •Grupo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos:   •Grupo I: Leite e derivados •Grupo II: Carne, peixe, ovos e marisco •Grupo."— Transcrição da apresentação:

1 A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos:   •Grupo I: Leite e derivados •Grupo II: Carne, peixe, ovos e marisco •Grupo III: Gorduras •Grupo IV: Cereais e leguminosas secas •Grupo V: Fruta e legumes.

2 Carne e peixe Este grupo engloba todos os alimentos que nos fornecem proteínas. Não é importante consumir muitas proteínas, mas ter a noção que ”tanto bem nos faz um bife do lombo, como o consumo de um chicharro”. Como refere o prof. Emílio Peres, “O que realmente importa é que, no dia-a-dia, a nenhum português falte meio litro de leite ou seus equivalentes e 100 g a 200 g de alimentos variados deste sector da roda; e que, por semana, possa dispor de alguns ovos”. 

3 Cereais, leguminosas secas e tubérculos ricos em
hidratos de carbono Este grupo caracteriza-se pela riqueza energética do conteúdo elevado de hidratos de carbono característico dos seus constituintes. A riqueza nutritiva dos bens alimentares com base nos cereais, (farinhas, pão, massas) é tanto maior quanto menos refinados, polidos ou peneirados.

4 Este grupo desempenha a função reguladora.
Frutas e Legumes Os componentes deste grupo caracterizam-se por serem grandes fornecedores de vitaminas, de minerais e de fibras. Este grupo desempenha a função reguladora.  Estes alimentos de preferência devem ser comidos crus. Só assim se conservam e nos fornecem todas as vitaminas que possuem. É o caso das saladas e das frutas. Os produtos crus devem ser consumidos o mais frescos possível, porque certas enzimas que contêm entram rapidamente em actividade após a colheita e provocam envelhecimento, perda de textura, ou seja, de nutrientes.

5 Gorduras De origem vegetal ou animal, são usadas para temperar e cozinhar a nossa comida. O nosso corpo só necessita de 30 a 40 g diárias, pois todos os outros alimentos que consumimos têm na sua constituição gorduras. Deve dar-se preferência às gorduras de origem vegetal, que nos protegem das doenças cardiovasculares. Se respeitarmos as regras da roda dos alimentos, se comermos de todos os grupos e variarmos o mais possível dentro de cada grupo, conseguimos ter um dieta alimentar equilibrada e saudável.

6 Funções dos Alimentos

7 Construtores Os alimentos deste grupo trabalham muito, porque ajudam o organismo a renovar-se e fortalecer-se. Neste grupo estão os alimentos ricos em proteínas animais... carne, peixe, frango, clara dos ovos, leite e seus derivados, como queijo e iogurte. Também existem as proteínas de origem vegetal... grãos como feijão, lentilha, grão-de-bico, soja e frutas que contêm óleo como amendoim, nozes e amêndoa. As proteínas são necessárias para o bom funcionamento do corpo, pois são essenciais na formação das células. Os glóbulos vermelhos do nosso sangue, os nossos pêlos, cabelos e unhas, necessitam das proteínas para a sua formação.

8 Reguladores Os alimentos reguladores ajudam o corpo a funcionar como um relógio e são ricos em vitaminas e sais minerais, que encontramos nas verduras, frutas e legumes. Mantêm o organismo em funcionamento, pois regulam as funções vitais e ajudam os órgãos a trabalhar. As verduras e frutas, são ricas em fibras e ajudam o estômago e o intestino a funcionar melhor. Outros alimentos ricos em fibras, como grãos, pão e massa integrais, também entram neste grupo.

9 Energéticos Os alimentos energéticos têm a força! São ricos em açúcares e gorduras. Para obter energia, o nosso organismo recorre primeiro aos açúcares. Sustentam as actividades muscular e mental, e também o funcionamento dos órgãos. Mas quando se comem muitos, podemos engordar. A batata-frita, o gelado, o chocolate são grandes fontes de gordura. Usamos a gordura para armazenar energia, e para manter a temperatura do corpo. Se estamos com falta de açúcar, usamos as nossas reservas de gordura. 

10 Água, vitaminas e minerais
A água é essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos. Verduras e legumes são especialmente ricos em água e sais minerais. Algumas frutas, como o melão e a melancia, têm quase 90% de água e fornecem boa parte da necessidade hídrica do corpo. Na água, encontramos alguns sais minerais, que também são encontrados numa série de alimentos, desde carnes até aos vegetais.

11 Água, vitaminas e minerais
Ferro:importante para a respiração celular (ele é um componente fundamental do sangue, pois faz a troca de gás carbónico pelo oxigénio) Sal:para cozinhar chama-se cloreto de sódio. É obtido pela evaporação da água do mar, em lugares chamados salinas. SAIS MINERAIS Fósforo:importante para o funcionamento dos músculos Os sais minerais são muitos, e cada um faz um trabalho diferente. Sódio:regula a quantidade de água no corpo Iodo:regula o funcionamento da tiróide, uma glândula responsável pelo crescimento. Cobre:actua na formação dos tecidos da pele Zinco:ajuda o sistema imunológico Potássio:ajuda no metabolismo das proteínas e na contracção dos músculos Cálcio:mantém os ossos firmes

12 Água, vitaminas e minerais
As vitaminas são parte da constituição das enzimas, proteínas que promovem as reacções químicas no organismo. Sem vitaminas ou enzimas, essas reacções não acontecem, ou acontecem muito lentamente, o que prejudica o bom funcionamento do corpo. Observa este quadro que explica a função de algumas vitaminas, e onde encontrá-las: Água, vitaminas e minerais VITAMINAS Sabias que "vitamina" vem da palavra latina "vita", que significa vida? Vitamina Para o que é bom Onde encontrar A Visão Leite, queijo, iogurte, legumes Frutas e legumes de cor laranja: cenoura, laranja B12 Ficar forte Ovos C Sistema imunológico Limão D Ossos Leite, queijo, iogurte F Pele Óleo de soja, óleo de girassol K Sangue Verduras de cor verde- escura: espinafre, couve, agrião P Cabelo Frutas


Carregar ppt "A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos:   •Grupo I: Leite e derivados •Grupo II: Carne, peixe, ovos e marisco •Grupo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google