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A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos: Grupo I: Leite e derivados Grupo II: Carne, peixe, ovos e mariscoGrupo III: GordurasGrupo.

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Apresentação em tema: "A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos: Grupo I: Leite e derivados Grupo II: Carne, peixe, ovos e mariscoGrupo III: GordurasGrupo."— Transcrição da apresentação:

1 A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos: Grupo I: Leite e derivados Grupo II: Carne, peixe, ovos e mariscoGrupo III: GordurasGrupo IV: Cereais e leguminosas secas Grupo V: Fruta e legumes.

2 Carne e peixe Este grupo engloba todos os alimentos que nos fornecem proteínas. Não é importante consumir muitas proteínas, mas ter a noção que ”tanto bem nos faz um bife do lombo, como o consumo de um chicharro”. Como refere o prof. Emílio Peres, “O que realmente importa é que, no dia-a-dia, a nenhum português falte meio litro de leite ou seus equivalentes e 100 g a 200 g de alimentos variados deste sector da roda; e que, por semana, possa dispor de alguns ovos”.

3 Cereais, leguminosas secas e tubérculos ricos em hidratos de carbono Este grupo caracteriza-se pela riqueza energética do conteúdo elevado de hidratos de carbono característico dos seus constituintes. A riqueza nutritiva dos bens alimentares com base nos cereais, (farinhas, pão, massas) é tanto maior quanto menos refinados, polidos ou peneirados.

4 Frutas e Legumes Os componentes deste grupo caracterizam-se por serem grandes fornecedores de vitaminas, de minerais e de fibras. Este grupo desempenha a função reguladora. Estes alimentos de preferência devem ser comidos crus. Só assim se conservam e nos fornecem todas as vitaminas que possuem. É o caso das saladas e das frutas. Os produtos crus devem ser consumidos o mais frescos possível, porque certas enzimas que contêm entram rapidamente em actividade após a colheita e provocam envelhecimento, perda de textura, ou seja, de nutrientes.

5 Gorduras De origem vegetal ou animal, são usadas para temperar e cozinhar a nossa comida. O nosso corpo só necessita de 30 a 40 g diárias, pois todos os outros alimentos que consumimos têm na sua constituição gorduras. Deve dar-se preferência às gorduras de origem vegetal, que nos protegem das doenças cardiovasculares. Se respeitarmos as regras da roda dos alimentos, se comermos de todos os grupos e variarmos o mais possível dentro de cada grupo, conseguimos ter um dieta alimentar equilibrada e saudável.

6 Funções dos Alimentos

7 Os alimentos deste grupo trabalham muito, porque ajudam o organismo a renovar-se e fortalecer-se. Neste grupo estão os alimentos ricos em proteínas animais... carne, peixe, frango, clara dos ovos, leite e seus derivados, como queijo e iogurte. Também existem as proteínas de origem vegetal... grãos como feijão, lentilha, grão-de-bico, soja e frutas que contêm óleo como amendoim, nozes e amêndoa. As proteínas são necessárias para o bom funcionamento do corpo, pois são essenciais na formação das células. Os glóbulos vermelhos do nosso sangue, os nossos pêlos, cabelos e unhas, necessitam das proteínas para a sua formação.

8 Os alimentos reguladores ajudam o corpo a funcionar como um relógio e são ricos em vitaminas e sais minerais, que encontramos nas verduras, frutas e legumes. Outros alimentos ricos em fibras, como grãos, pão e massa integrais, também entram neste grupo. As verduras e frutas, são ricas em fibras e ajudam o estômago e o intestino a funcionar melhor. Mantêm o organismo em funcionamento, pois regulam as funções vitais e ajudam os órgãos a trabalhar.

9 Os alimentos energéticos têm a força! São ricos em açúcares e gorduras. Para obter energia, o nosso organismo recorre primeiro aos açúcares. Sustentam as actividades muscular e mental, e também o funcionamento dos órgãos. Mas quando se comem muitos, podemos engordar. A batata- frita, o gelado, o chocolate são grandes fontes de gordura. Usamos a gordura para armazenar energia, e para manter a temperatura do corpo. Se estamos com falta de açúcar, usamos as nossas reservas de gordura.

10 Verduras e legumes são especialmente ricos em água e sais minerais. Algumas frutas, como o melão e a melancia, têm quase 90% de água e fornecem boa parte da necessidade hídrica do corpo. Na água, encontramos alguns sais minerais, que também são encontrados numa série de alimentos, desde carnes até aos vegetais. A água é essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos.

11 SAIS MINERAIS Os sais minerais são muitos, e cada um faz um trabalho diferente. Cálcio:mantém os ossos firmes Ferro:importante para a respiração celular (ele é um componente fundamental do sangue, pois faz a troca de gás carbónico pelo oxigénio) Fósforo:importante para o funcionamento dos músculos Sódio:regula a quantidade de água no corpo Potássio:ajuda no metabolismo das proteínas e na contracção dos músculos Iodo:regula o funcionamento da tiróide, uma glândula responsável pelo crescimento. Zinco:ajuda o sistema imunológico Cobre:actua na formação dos tecidos da pele Sal:para cozinhar chama-se cloreto de sódio. É obtido pela evaporação da água do mar, em lugares chamados salinas.

12 VITAMINAS As vitaminas são parte da constituição das enzimas, proteínas que promovem as reacções químicas no organismo. Sem vitaminas ou enzimas, essas reacções não acontecem, ou acontecem muito lentamente, o que prejudica o bom funcionamento do corpo. Observa este quadro que explica a função de algumas vitaminas, e onde encontrá-las: VITAMINAS Sabias que "vitamina" vem da palavra latina "vita", que significa vida? VitaminaPara o que é bomOnde encontrar A Visão Leite, queijo, iogurte, legumes Frutas e legumes de cor laranja: cenoura, laranja B12 Ficar forte Ovos C Sistema imunológico Limão D Ossos Leite, queijo, iogurte F Pele Óleo de soja, óleo de girassol K Sangue Verduras de cor verde- escura: espinafre, couve, agrião P Cabelo Frutas


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