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Apresentação da experiência nos estágios didáticos supervisionados Grupo: AULAS PRÁTICAS Ana Elisa Martinelli, Aloma Feitosa, Francine Almeida, Karenina.

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1 Apresentação da experiência nos estágios didáticos supervisionados Grupo: AULAS PRÁTICAS Ana Elisa Martinelli, Aloma Feitosa, Francine Almeida, Karenina Calarga, Maria Beatriz Monteiro, Raymundo Azevedo, Taise Argolo, Junho/2015

2 Parte I Importância da prática para consolidar o conhecimento teórico

3 Aplicação de questionários Pré e Pós-Prática para avaliar o conhecimento prévio e adquirido 1.Discussão de questionários em aula  solução de dúvidas dos alunos 2.Auto-avaliação e feedback da absorção do conhecimento

4 A importância das aulas práticas para o aluno e para o bom desenvolvimento das disciplinas 1.Consolidação da teoria na prática  aplicação do que é ensinado em sala de aula. 2.Problemas: tempo escasso para as aulas práticas; apenas um docente para toda a turma, falta de pacientes para examinar; causas alheias a vontade do professor

5 Parte II Tutoriais

6 Por que fornecer tutoriais aos alunos? 1.Auxilia a aprender a usar uma nova ferramenta/equipamento e a tomar decisões (baseado em acumulo de informações) 2.Maior rapidez para realizar uma tarefa 3.Oportunidade de instruir o aluno para o processo de descoberta ativa 4.Evitar qualquer tipo de dano no processo de experimentação, em situações onde há riscos (como no tratamento/terapia de pacientes) TUTORIAL:

7 Por que não fornecer tutoriais? 1.O aluno não investiga o funcionamento do equipamento, software ou procedimento 2.Ausência de um componente de descoberta ativo pode acarretar em menor retenção do conteúdo 3.Não desenvolve a habilidade de organização pessoal e de estudo do aluno

8 Antes de adotar ou não a metodologia de tutoriais, deve-se considerar:

9 Experiências em disciplinas com tutoriais 1.Alunos conseguem terminar as atividades propostas adequadamente. 2.Participação ativa dos alunos no desenvolvimento do tutorial, por meio da resolução de questões-dirigidas  maior fixação do conteúdo + desenvolvimento de raciocínio clínico 3.Problemas: A fim de terminar as tarefas mais rapidamente, os alunos tentavam responder as perguntas antes de olhar o tutorial. O aluno não desenvolve o raciocínio clínico durante atendimento.

10 Experiências em disciplinas sem tutoriais 1.O professor tem liberdade de conduzir a discussão de acordo com a necessidade dos alunos. 2.Interação da turma.

11 Parte III Relação entre alunos e estagiários PAE nas aulas práticas

12 Experiências 1.Alunos tinham mais abertura para tirar dúvidas com os estagiários PAE do que com os professores  proximidade de idade e disponibilidade para diálogo. 2.Em um caso, a proximidade de idade atrapalhou no quesito respeito entre estagiário e alunos. 3.Falta de compromisso/interesse dos alunos 4.Estimular os alunos a desenvolverem o tutorial, mostrando a importância para o conhecimento

13 Parte IV Presencial ou à Distância?

14 A aula prática pode ser realizada presencialmente ou à distância, dependendo da disciplina: 1.Em disciplinas em que o aluno precisa aprender a atender pacientes, a prática presencial é essencial 2.Se a prática depender apenas do acesso a um equipamento/software/etc, as aulas podem ser realizadas a distância demanda organização por parte do professor

15 Obrigado! DISCUSSÃO


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