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FACULDADE INTERDISCIPLINAR DE HUMANIDADES LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Prof. Luciano Soares Pedroso Janeiro de 2016.

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1 FACULDADE INTERDISCIPLINAR DE HUMANIDADES LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Prof. Luciano Soares Pedroso Janeiro de 2016

2 Física: unidades de medida, cinemática e leis de Newton

3 Um jornal é melhor que uma revista. Um cume ou encosta é melhor que uma rua. No início parece que é melhor correr do que andar. É preciso experimentar várias vezes. Prega várias partidas, mas é fácil de aprender. Mesmo as crianças podem achá-lo divertido. Uma vez com sucesso, as complicações são minimizadas. Os pássaros raramente se aproximam. Muitas pessoas, às vezes, fazem ao mesmo tempo, contudo isso pode causar problemas. É preciso muito espaço. É necessário ter cuidado com a chuva, pois destrói tudo. Se não houver complicações, pode ser muito agradável. Uma pedra pode servir de âncora. Se alguma coisa se partir, perdemo-lo e não teremos uma segunda chance. 3

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5 Pequeno desafio...

6 Reflexão...

7 O Ensino de Física na Educação do Campo

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9 Para uma aprendizagem significativa crítica (subversiva) é preciso: 1. Aprender/ensinar perguntas em lugar de respostas ( Princípio da interação social e do questionamento ). 2. Aprender a partir de distintos materiais educativos ( Princípio da não centralidade no livro texto ). 3. Aprender que somos perceptores e representadores do mundo ( Princípio do aprendiz como perceptor/representador ).

10 Para uma aprendizagem significativa crítica (subversiva) é preciso: 4. Aprender que a linguagem está totalmente envolvida em todas as tentativas humanas de perceber a realidade ( Princípio do conhecimento como linguagem ). 5. Aprender que o significado está nas pessoas, não nas palavras ( Princípio da consciência semântica ). 6. Aprender que o ser humano aprende corrigindo seus erros ( Princípio da aprendizagem pelo erro ).

11 Para uma aprendizagem significativa crítica (subversiva) é preciso: 7. Aprender a desaprender, a não usar conceitos e estratégias irrelevantes para a sobrevivência ( Princípio da desaprendizagem ). 8. Aprender que as perguntas são instrumentos de percepção e que as definições e as metáforas são instrumentos para pensar ( Princípio da incerteza do conhecimento ). 9. Aprender a partir de diferentes estratégias de ensino ( Princípio da utilização ADEQUADA e articulada dos recursos educacionais ).

12 12 Objetivos Ementa Abordagem Metodológica Recursos Didáticos Avaliação Bibliografia Plano de Ensino

13 13 A Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM habilita educadores para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental e também no Ensino Médio, através de nova estratégia de formação docente, cuja principal característica é formação multidisciplinar, capacitando estes futuros educadores para o desenvolvimento de práticas docentes em grandes áreas de conhecimento. Objetivos da LEC

14 Objetivos do curso de Física O principal objetivo da disciplina é formar cidadãos capazes de aplicar os modelos científicos e de compreender a Ciência com ousadia e criatividade. Nesse sentido, é importante que essa disciplina atenda à diversidade de interesses dos alunos, contemplando:

15 a capacidade de pensar em Ciências e tecnologia em um exercício democrático de cidadania; a formação de cidadãos capazes de fazer escolhas individuais e coletivas, morais e eticamente responsáveis em um mundo cada vez mais permeado pela Ciência e tecnologia; o desejo contínuo de saber e de aprender a Física em níveis mais avançados (a apropriação de uma cultura do aprender a aprender). Objetivos do curso de Física

16 16 Ementa Os Tópicos de Física Básica devem servir de pano de fundo para acostumar os estudantes:  à linguagem e ao modo de pensar característicos da Física;  a discutir o significado de uma lei Física e de seu caráter aproximado e expressão matemática com que se apresentam estas leis. Análise da qualidade de materiais didáticos no ensino de Física no ensino fundamental e médio. Diagnóstico de aplicações da Física no meio local.

17 17 Programa Unidades de Medida As unidades de medida em nosso cotidiano 2 horas O Sistema Internacional de unidades 2 horas Grandezas vetoriais e escalares 2 horas Medição, medida, unidade e padrão 4 horas Medição direta ou indireta de uma grandeza física 2 horas Unidades de medida fundamentais e definição do padrão adotado no S.I. 1 hora Notação científica e múltiplos de unidades. 1 hora Algarismos significativos e operações. 2 horas

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23 23 Programa Movimento retilíneo Algumas ideias sobre referencial 1 hora O movimento retilíneo uniforme: O movimento variado — velocidade média e velo­cidade instantânea 3 horas O movimento retilíneo uniformemente variado 2 horas Gráfico distância x tempo — cálculo da velocidade instantânea 2 horas Queda livre: O vetor velocidade e o vetor aceleração 3 horas O movimento dos projéteis 3 horas O pêndulo simples 2 horas

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25 25 Programa Força e movimento O que é uma força? Como medi-la? 2 horas As leis de Newton: 1 a e 2 a leis de Newton 4 horas A 3 a lei de Newton 4 horas O peso dos corpos 3 horas As Forças de atrito 3 horas

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27 Aulas teórico-demonstrativas; (simulações computacionais e experimentos com abordagem investigativa) ; Aulas práticas; Atividades individuais e em grupo. 27 Abordagem Metodológica

28 Quadro branco Projetor de Multimídia Apostila produzida especialmente para o curso Livro didático (Referência Bibliográfica) Infraestrutura do laboratório de Física do ICT 28 Recursos Didáticos

29 TEMPO UNIVERSIDADE: (48 horas) Memorial da disciplina: 5,0 pontos; Relatório das práticas experimentais: 10,0 pontos; Trabalhos em sala de aula: 5,0 pontos; Avaliação individual: 20,0 pontos. TEMPO COMUNIDADE: (12 horas) 30,0 pontos : Trabalho da Disciplina: Construção e validação experimental para obtenção da Umidade Relativa do Ar (URA) da comunidade, utilizando-se de instrumentos de baixo custo e fácil aquisição baseado na Metodologia Investigativa. 30,0 pontos : avaliação global do Módulo – Relatório do Tempo Comunidade. 29 Avaliação 40 pontos

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32 Básica : ALVARENGA, B.; MÁXIMO, A. Curso de Física. São Paulo: Scipione, 2000. 3 v. RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; KRANE, K. S. Física. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2012. v. I. TIPLER. P. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora. 2009. v. 1. Complementar: ALVES, R. Filosofia da ciência : uma introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1981. EISBERG, R. M.; LERNER, L. S. Física : fundamentos e aplicações. São Paulo: Editora MacGraw-Hill do Brasil, 1983. 2v. LUCIE, P. A gênese do método científico. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1978. THUILLIER, P. De Arquimedes a Einstein : a face oculta da invenção científica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994. TIPLER, P. Física. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Dois, 1986. v.1a; 1b. 32 Bibliografia


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