A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 ECLE – CONCLUSÃO CAP. 7 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 ECLE – CONCLUSÃO CAP. 7 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt."— Transcrição da apresentação:

1 1 ECLE – CONCLUSÃO CAP. 7 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt

2 2 FASES DO ECLE Primeira fase: preocupação fundamental = necessidade de se desenvolver um programa de estudo e uma abordagem de ensino compatível com os conceitos iniciais da competência comunicativa. Primeira fase: preocupação fundamental = necessidade de se desenvolver um programa de estudo e uma abordagem de ensino compatível com os conceitos iniciais da competência comunicativa. Propostas para a elaboração de programas de estudos que se concentraram mais em FUNÇÕES e NOÇÕES do que em ESTRUTURAS GRAMATICAIS. Propostas para a elaboração de programas de estudos que se concentraram mais em FUNÇÕES e NOÇÕES do que em ESTRUTURAS GRAMATICAIS.

3 3 FASES DO ECLE Posterior mudança de enfoque = procedimentos p/ identificação das necessidades comunicativas dos alunos - (NEEDS ANALYSIS= Levantamento de necessidades- componente essencial da metodologia comunicativa) Posterior mudança de enfoque = procedimentos p/ identificação das necessidades comunicativas dos alunos - (NEEDS ANALYSIS= Levantamento de necessidades- componente essencial da metodologia comunicativa) Atividades comunicativas em sala de aula=trabalho em grupo; trabalho c/ tarefas e atividades de preenchimento de espaços. Atividades comunicativas em sala de aula=trabalho em grupo; trabalho c/ tarefas e atividades de preenchimento de espaços.

4 4 O ECLE HOJE DESCRIÇÃO DE UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS SOBRE O APRENDIZADO E O ENSINO DE LÍNGUAS E DE SUPOSIÇÕES QUE PODEM SER APLICADAS DE VÁRIAS FORMAS E QUE LIDAM COM DIVERSOS ASPECTOS DOS PROCESSOS DO ENSINO E DO APRENDIZADO. DESCRIÇÃO DE UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS SOBRE O APRENDIZADO E O ENSINO DE LÍNGUAS E DE SUPOSIÇÕES QUE PODEM SER APLICADAS DE VÁRIAS FORMAS E QUE LIDAM COM DIVERSOS ASPECTOS DOS PROCESSOS DO ENSINO E DO APRENDIZADO.

5 5 ENSINO COM BASE NO CONTEÚDO ENTRADA DA INFORMAÇÃO P/ O PROCESSO DE APRENDIZADO = O CONTEÚDO OU O OBJETO DO ENSINO DIRECIONA TODO O PROCESSO DE APRENDIZADO DE LÍNGUAS. ENTRADA DA INFORMAÇÃO P/ O PROCESSO DE APRENDIZADO = O CONTEÚDO OU O OBJETO DO ENSINO DIRECIONA TODO O PROCESSO DE APRENDIZADO DE LÍNGUAS.

6 6 INSTRUÇÃO COM BASE EM TAREFAS CONCENTRA-SE MAIS DIRETAMENTE NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS VOLTADOS A INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS. CONCENTRA-SE MAIS DIRETAMENTE NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS VOLTADOS A INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS. USO DE TAREFAS EDUCACIONAIS ESPECIALMENTE DESENVOLVIDAS COMO BASE DO APRENDIZADO. USO DE TAREFAS EDUCACIONAIS ESPECIALMENTE DESENVOLVIDAS COMO BASE DO APRENDIZADO.

7 7 INSTRUÇÃO COM BASE NA COMPETÊNCIA E ENSINO COM BASE EM TEXTOS Voltam-se para os RESULTADOS DO APRENDIZADO. Voltam-se para os RESULTADOS DO APRENDIZADO. Utilizam os RESULTADOS ou os PRODUTOS como PONTO DE PARTIDA NO PLANEJAMENTO DE ENSINO. Utilizam os RESULTADOS ou os PRODUTOS como PONTO DE PARTIDA NO PLANEJAMENTO DE ENSINO.

8 8 HÁ FUTURO PARA O ECLE? Segundo Richards, com uma filosofia educacional com sua base teórica e seus princípios educacionais relacionados, o ECLE continuará a ser, de forma geral, a PRINCIPAL METODOLOGIA P/ O ENSINO DE LÍNGUAS, que perdurará por alguns anos ainda. Segundo Richards, com uma filosofia educacional com sua base teórica e seus princípios educacionais relacionados, o ECLE continuará a ser, de forma geral, a PRINCIPAL METODOLOGIA P/ O ENSINO DE LÍNGUAS, que perdurará por alguns anos ainda.

9 9 SUPORTE DO ECLE Ensino de idiomas Ensino de idiomas Especialistas do ensino de inglês (ELT/TESOL) Especialistas do ensino de inglês (ELT/TESOL) Lingüística Aplicada Lingüística Aplicada

10 10 Demais influências no ensino de idiomas Órgãos governamentais responsáveis pela área da educação. Órgãos governamentais responsáveis pela área da educação. Empregadores. Empregadores. Aqueles envolvidos na educação no ensino superior. Aqueles envolvidos na educação no ensino superior.

11 11 Conseqüência das reclamações quanto ao nível de aprendizado da língua ALGUMAS RESPOSTAS: Programas com base em: conteúdos conteúdos em textos em textos na competência na competência

12 12 ENSINO COM BASE EM TAREFAS Teve sua origem no meio acadêmico. Teve sua origem no meio acadêmico. Criado por especialistas em lingüística aplicada. Criado por especialistas em lingüística aplicada.

13 13 Tendência em outros campos afetam o ensino de línguas Teoria das inteligências múltiplas = exemplo de inovação na educação geral que alguns acreditam ter relevância para o ensino de idiomas. Teoria das inteligências múltiplas = exemplo de inovação na educação geral que alguns acreditam ter relevância para o ensino de idiomas.


Carregar ppt "1 ECLE – CONCLUSÃO CAP. 7 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google