A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA ESCOLA CHIQUINHA ROLLA Supervisora bolsista: Herodias Miguel Bolsistas: Glaucia Silva A Água Portfólio

2 O PIBID tem como objetivos, incentivar a formação de professores, valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente, promover a melhoria da qualidade da educação básica, estimular a integração da educação superior com a básica, valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento, proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes e inovadoras, articuladas com a realidade da escola entre outros a perspectiva é proporcionar momentos únicos para educadores e educandos. A oportunidade de estar diante de uma sala de aula desenvolvendo o projeto foi única, podendo despertar o interesse, e a curiosidade das crianças para que com isso seu aprendizado seja mais interessante e útil em suas vidas. 1. INTRODUÇÃO

3 2. DESENVOLVIMENTO O tema havia sido escolhido quando um dos alunos começou a questionar sobre a colocação de uma professora falando que era muito importante que se beba bastante água para brincar, esse aluno perguntou o por que, e em seguida começou a fazer varias outras perguntas relacionado a água e a turma foi entrando no ritmo e dando algumas respostas. Questão problematizadora: Após a escolha do tema os alunos levantaram algumas questões, a saber: Como que a chuva caia do céu? Para onde a água que cai no ralo? A água que cai da chuva pode beber? Como que a água vai parar no céu? FOTO DA TURMA FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO Hipóteses: Após o levantamento das questões, os alunos apresentaram suas hipóteses: A chuva cai como gotas, porque as nuvens estão tristes e chorando. A água do ralo vai para o céu para chover novamente. A água da chuva pode beber sim, pois ela está limpa. A água sobe para o céu em forma de ar quando está calor.

4 2.4 Pesquisa: Com as hipóteses definidas, iniciamos o processo de pesquisa em torno da temática. Propomos para os alunos que buscassem as soluções para suas próprias questões, devido a suas idades não permitir uma grande autonomia na área de pesquisa tivemos momentos trazidos por mim, para um maior esclarecimento de suas dúvidas. FOTO DO MOMENTO E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO OU E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO

5 3. SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM Foram trabalhados durante o período de atividades em torno da temática, alguns conteúdos curriculares, tais como: Português: Elaboração de escrita espontânea, textos coletivos, como se encontram em processo de alfabetização foram trabalhadas as palavras em torno do nosso tema e o nome deles. Matemática: Algumas atividades trabalhando o concreto como um numero de figuras para colar respectivos aos números entre outros. História: Falamos um pouco sobre a história do rio que corta o bairro, passando pelo lado de trás da escola,e que todas as crianças da escola conhecem. FOTO DA ATIVIDADE

6 Geografia: Trabalhamos o nosso espaço, tendo noções de onde estamos localizados, noção da quantidade de água no planeta, quantidade de água potável entre outros. FOTO DA ATIVIDADE 4. CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: MEC, 2001. BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998. KOLL, Marta de Oliveira. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010. Corpo e movimento: Vendo que nossos educandos precisam brincar tivemos varias atividades relacionada ao corpo explorando noções de espaço, esquerda e direita, coordenação motora entre outros. A metodologia do projeto de trabalho teve muito para contribuir para os alunos, e para a escola, usando algo do seu cotidiano que não esta ligado ao conteúdo, mas que atrai as crianças ajuda no desenvolvimento, tornando o aluno mais interessado e participativo.


Carregar ppt "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google