A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elaboração Plano de aula

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elaboração Plano de aula"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração Plano de aula

2 Elementos Plano de aula
Objetivos Conteúdos Metodologia de ensino Recursos de ensino Leitura obrigatória Atividades Avaliação do processo ensino-aprendizagem

3 Elementos Plano de aula
Objetivos É a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da nossa atividade Dois níveis: Objetivos gerais Objetivos específicos

4 O conteúdo é um instrumento básico para poder atingir os objetivos.
Conteúdos O conteúdo é um instrumento básico para poder atingir os objetivos.

5 cuidados que devem ser observados na seleção dos conteúdos:
Devemos delimitar os conteúdos por unidades didáticas, com a divisão temática de cada uma. Unidade didática são o conjunto de temas inter-relacionados que compõem o plano de ensino para uma série ou módulo. Cada unidade didática contém um tema central do programa, detalhado em tópicos. Conteúdo selecionado precisa estar relacionado com os objetivos definidos. Devemos escolher os conhecimentos indispensáveis para que os alunos adquiram os comportamentos fixados. Um bom critério de seleção é a escolha feita em torno de conteúdos mais importantes, mais centrais e mais atuais, com base no programa oficial da matéria, no livro didático adotado pela instituição.

6 cuidados que devem ser observados na seleção dos conteúdos:
É importante é o fato de o mestre estar apto a levantar a ideia central do conhecimento que deseja trabalhar. Para que tal ocorrência se verifique, é indispensável que o professor conheça em profundidade a natureza do fenômeno que pretende que seus alunos conheçam. Conteúdo precisa ir do mais simples para o mais complexo, do mais concreto para o mais abstrato.

7 Critérios para a seleção de conteúdos Validade Utilidade Significação
Adequação ao nível de desenvolvimento do aluno flexibilidade

8 Critérios para a seleção de conteúdos
validade (de confiança, representativos, atualizados), utilidade (aluno puder usá-lo no ambiente onde vive), significação (relacionado às experiências do aluno de modo a interessá-lo), viabilidade (dentro das limitações de tempo, recurso, e nível de compreensão da classe), possibilidade de elaboração pessoal (o próprio aluno ser capaz de avaliar e criticar o conteúdo), flexibilidade (estar sujeito a alterações conjunturais).

9 Metodologia de ensino Conceito de método – caminho

10 Classificação dos métodos de ensino:
(citado por Regina Célia, pg 147) Métodos de ensino individualizado: a ênfase está na necessidade de se atender às diferenças individuais, como por exemplo: ritmo de trabalho, interesses, necessidades, aptidões, etc., predominando o estudo e a pesquisa, o contato entre os alunos é acidental. Métodos de ensino socializado: o objetivo principal é o trabalho de grupo, com vistas à interação social e mental proveniente dessa modalidade de tarefa. A preocupação máxima é a integração do educando ao meio social e a troca de experiências significativas em níveis cognitivos e afetivos. Métodos de ensino sócio-individualizado: procura equilibrar a ação grupal e o esforço individual, no sentido de promover a adaptação do ensino ao educando e o ajustamento deste ao meio social.

11 Classificação dos métodos de ensino:
(citado por Claudino Piletti, pg ) Métodos e técnicas tradicionais Exigem comportamento passivo do aluno; Cabe ao professor transmitir os conhecimentos e, aos alunos, apenas a receber. Principais: Aula expositiva Técnica de perguntas e respostas 2. Técnicas e métodos novos Baseiam-se no principio de que a criança é um ser em desenvolvimento. Centros de interesse; Método de solução de problemas Trabalho em grupos Estudo dirigido

12 Que métodos e técnicas utilizar?

13 Os procedimentos de ensino selecionados pelo professor devem:
Ser diversificados; Estar coerentes com os objetivos propostos e com o tipo de aprendizagem previsto nos objetivos; Adequar-se às necessidades dos alunos; Servir de estímulo à participação do aluno no que se refere às descobertas; Apresentar desafios.

14 Os procedimentos de ensino selecionados pelo professor devem:
   Exemplos: aulas interativas, projetos de aprendizagem, etc. ensino individualizado (módulos de ensino, estudo através de fichas, solução de problemas, etc.), métodos didáticos (expositivo, interrogativo, intuitivo, etc.), métodos ativos (método Montessori, método de projetos, método de trabalho em grupo, etc.), Técnicas (discussão circular, debate, painel integrado, phillips 66, mesa-redonda, seminário, etc.)

15 Entre as várias formas de organização de grupos, destacamos as seguintes:
• Debate - consiste em indicar alguns alunos para discutir um tema polêmico perante a turma. • Philips 66 - para se conhecer de forma rápida o nível de conhecimento de uma classe sobre um determinado tema, o professor organiza seis grupos de seis alunos que discutirão a questão em poucos minutos (seis minutos) para apresentarem suas conclusões. Pode ser organizado também em cinco grupos de cinco alunos, ou ainda em dupla de alunos. • Tempestade Mental - esse método é utilizado de forma a ser dado um tema, os alunos dizem o que lhes vem à cabeça, sem preocupação com censura. As ideias são anotadas no quadro-negro e finalmente só é selecionado o que for relevante para o prosseguimento da aula.

16 • Grupo de Verbalização – Grupo de Observação (GV–GO) - nesse método, parte da classe forma um círculo central (GV) para discutir um tema, enquanto os demais formam um círculo em volta para observar (GO). O GO deve observar, se os conceitos empregados na discussão são corretos, se os colegas estão lidando bem com a matéria, se estão todos participando, etc. • Seminário - Um aluno ou um grupo de alunos prepara um tema para apresentá-lo à classe.

17 Recursos de ensino Importância das tecnologias no cotidiano escolar para: Diversificar as formas de produzir e apropriar-se do conhecimento. Serem estudadas, como objeto e como meio de se chegar ao conhecimento, já que trazem embutidas em si mensagens e um papel social importante. Permitir aos alunos, através da utilização da diversidade de meios, familiarizarem-se com a gama de tecnologias existentes na sociedade.

18 Recursos de ensino Importância das tecnologias no cotidiano escolar para: Serem desmistificadas e democratizadas. Dinamizar o trabalho pedagógico. Desenvolver a leitura crítica. Ser parte integrante do processo que permite a expressão e troca dos diferentes saberes.

19 Recursos de ensino Exemplos: álbum seriado, cartão-relâmpago, cartaz, ensino por fichas, estudo dirigido, flanelógrafo, gráficos, história em quadrinhos, ilustrações, jogos, jornal, livro didático, mapas, globos, modelos, mural, peça teatral, quadro-de-giz, quadro de pregas, sucata, textos, terrário, aquário, maquetes, equipamentos esportivos, computador, vídeo, dvd, cd, internet, sites, correio eletrônico, softwares, rádio, slide, TV, transparências para retroprojetor, etc.

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34


Carregar ppt "Elaboração Plano de aula"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google