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 Uma tarefa que Possibilita alcançar os objetivos previalmente definidos com maior eficiência, ou seja, com menor dificuldade e maior rapidez.

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2  Uma tarefa que Possibilita alcançar os objetivos previalmente definidos com maior eficiência, ou seja, com menor dificuldade e maior rapidez.

3 as organizações esportivas na Espanha são classificadas em quatro grandes grupos: as organizações desportivas públicas, as privadas sem fins lucrativos, as empresas de serviços esportivos e as sociedades anônimas desportivas. As organizações públicas são definidas como aquelas unidades, órgãos ou sociedades criadas pelas administrações públicas para desenvolver políticas públicas de desenvolvimento do esporte e de construção e gestão de complexos esportivos. As organizações privadas sem fins lucrativos – origem e base do esporte na maioria dos países europeus – são representadas por clubes esportivos, associações de clubes, ligas e federações esportivas. As empresas de serviços desportivos são orientadas pelo mercado e englobam a prestação de serviços de escolas desportivas, acampamentos, esportes ligados à natureza, administração de complexos desportivos, organização de espetáculos, eventos e competições esportivas, consultorias, assessorias e atividades de capacitação.

4  Rezende (2000) apresenta, sob a ótica da organização como unidade social, dois grandes grupos: aquelas organizações que existem em função da atividade física, esportiva e de lazer – centros de treinamento e escolinhas; academias; clubes e associações exclusivamente esportivas; consultorias e assessorias; ligas, federações e confederações; fundações, instituições e comitês, entre outros – e aquelas que possuem setores voltados para a atividade física, desportiva e de lazer – prefeituras, governos estaduais, governo federal, clubes sociais, entidades representativas (SESC, SESI, sindicatos), hotéis, academias, shoppings, etc.

5  Esporte Social _ Papel do Governo, esporte / lazer  Esporte Rendimento – desenvolvido por instituições privadas

6  Programas de Esporte e Lazer do Governo federal:  Pelc – Programa de Esporte e lazer da Cidade  Segundo Tempo – Programa de escolinhas esportivas do Gov. Federal  Pronasci - Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania

7  Campeões do Futuro – Sesport  Escolinha de Esportes - Semesp

8  SESI : Serviço Social da Indústria  SESC: Serviço Social do Comércio  Clubes: Privados

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10  Organograma Clube

11 Processos de Apoio Seleções Voleibol de Praia Competições Nacionais Eventos VivaVôlei Comitê de Gestão ClientesClientes FornecedoresFornecedores RequisitosRequisitosRequisitosRequisitos Centro de Desenv. Voleibol Unidades de Negócio Modelo de Gestão

12 Estrutura Funcional COMITÊ EXECUTIVO Superintendente Fábio Azevedo Superintendente José Fardim Superintendente Marcelo Wangler Superintendente Paulo Márcio da Costa UNIDADESELEÇÕESUNIDADE VOLEI DE PRAIA UNIDADE COMPETIÇÕES NACIONAIS UNIDADEEVENTOSUNIDADEVIVAVÔLEIUNIDADE MARKE TING UNIDADE ADMINIS TRAÇÃO EXECUTIVO OPERACIONAL UNIDADECDV PRESIDENTE UNIDADES DE NEGÓCIO UNIDADES DE APOIO

13  O Centro de Desenvolvimento de Voleibol - Saquarema dispõe de: » 108 mil m2 de área » 4 quadras de vôlei de praia » 4 quadras indoor » 1 campo de futebol » 2 quadras de tênis » 1 piscina semi-olímpica » 1 piscina infantil » 800 m2 de sala de musculação e fisioterapia » Sauna seca e a vapor » 2 Hidromassagens » Auditório com capacidade para até 80 pessoas » Restaurante » Museu do Vôlei » Sala de TV » Salão de jogos » Barcos a remo » Estacionamento » Heliporto

14  Copa de 2014  Olimpíadas de 2016

15  Previsão otimista de receita e legados  Legado de dívidas e de custos de manutenção alta  Estudos de impacto de mega-eventos esportivos procuram levar em consideração uma série de fatores diretamente ligados à realização do evento, tais como:  Investimentos em infra-estrutura desportiva  Investimento em infra-estrutura urbana  Incremento no fluxo de turismo  Atração de novos negócios / empresas  Geração de empregos adicionais

16  Os jogos olímpicos em Atenas foram gastos cerca de US$12 bilhões (aprox. R$24,4 bilhões). Como base de comparação, durante o ciclo de 2001 a 2004, o Movimento Olímpico gerou apenas US$4,2 bilhões (aprox. R$8,5 bilhões) em receitas com ingressos, direitos de TV, patrocínio e licenciamento, já somados aí também os jogos de inverno de 2002  questão do impacto econômico dos Jogos Olímpicos começou a ganhar relevância após os jogos de Montreal, cuja realização gerou à cidade uma dívida pública de cerca de US$1.4 bilhão (aprox. R$2.8 bilhões) relativa a investimentos em estádios e infra-estrutura esportiva. Esta conta só terminou de ser paga em 2006, 30 anos depois da realização do evento.  Os Jogos Pan-Americanos de 2007 foram um exemplo clássico desta relação: os gastos para realização dos jogos ficaram em torno de R$3,5 bilhões, quando o orçamento original era de aprox. R$400 milhões.  Outro exemplo é o dos gastos com segurança para os Jogos Olímpicos de Atenas 2004, que alcançaram um total de €1,1 bilhão (aprox. R$3,1 bilhões), 12 vezes superior ao orçamento original, realizado antes dos atentados de 11 de setembro.  governo da Grécia gasta anualmente US$100 milhões (aprox. R$202 milhões) em manutenção da infra-estrutura construída para os jogos enquanto as autoridades decidem qual a melhor maneira de utilizar esses equipamentos.

17  TGA

18  Uma tarefa que Possibilita alcançar os objetivos previalmente definidos com maior eficiência, ou seja, com menor dificuldade e maior rapidez.

19  1. Conceitos Básicos: Teoria Geral da Administração (TGA)  A Teoria Geral da Administração (TGA) surgiu no momento em que as organizações alcançaram um certo tamanho e complexidade (no início do século XX).  É um conjunto orgânico e integrado de teorias, hipóteses e idéias a respeito da administração como ciência, técnica e arte.  Essa teoria oferece aos dirigentes das organizações modelos e estratégias adequados para a solução de problemas empresariais.

20  A tarefa básica da administração é a de fazer as coisas por meio de pessoas.  A administração está sendo considerada uma das principais chaves para a solução dos mais graves problemas que afligem o mundo moderno  Peter Drucker, afirma que nao existem países desenvolvidos e paises subdesenvolvidos, mas sim países que sabem administrar a tecnologia existente e seus recursos disponíveis e potenciais e países que ainda nao o sabem, ou seja, existem países administrados e países subadministrados.

21  O papel do administrador: ◦ Ele nao é o executor, mas o responsável pelo trabalho dos outros; ◦ Formação ampla e diversificada (matemática, sociologia, Psicologia, etc) ◦ Responsável por diminuir ou extinguir qualquer possibilidade de de erro para a organização.

22  Cinco Variáveis Básicas na TGA  Tarefas  Estruturas  Pessoas  Tecnologia  Ambiente  Essas variáveis constituem os principais componentes do estudo da administração nas organizações das empresas.

23  1. Ênfase nas tarefas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.  2. Ênfase nas estruturas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações.  3. Ênfase nas pessoas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações..  4. Ênfase na tecnologia: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da aplicação bem- sucedida da tecnologia na atividade organizacional.  5. Ênfase no ambiente: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que busca a adequação das organizações às demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo.

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25 Organograma é uma representação gráfica da estrutura hierárquica da empresa

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27  A palavra Administração vem do latim, ad – que significa direção,tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro, (CHIAVENATO, 2003).  Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações.

28  Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.  Habilidade Humana – é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. Está relacionada à interação com pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da cooperação dentro da equipe encorajamento da participação dos mesmos.

29  Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso. Implica a facilidade em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução de problemas.

30  para ser plenamente capaz de administrar uma organização, o administrador deve ter algumas competências que são essenciais:  Executar as tarefas que são de sua propriedade e considerar a dependência mútua de outras funções;  Trabalhar em equipe, buscando e fornecendo informações, e mantendo sua liderança;  Ser pró-ativo (trabalhar participativamente) em todos os setores da organização;  Ser comunicativo, negociador e mantenedor de relações de natureza profissional e interpessoal.

31  Organizações do Governo – que são administradas pelo governo e têm como objetivo prestar serviços à comunidade em geral, e são mantidas pela arrecadação de impostos, taxas e contribuições;  Organizações Empresariais – são organizações que têm como finalidade o lucro na produção e/ou comercialização de bens e serviços, podendo ser classificadas de acordo com o seu tamanho, natureza jurídica e área de atuação. São criadas com recursos próprios (dos proprietários em forma de capital social) e também com recursos de terceiros, como fornecedores e credores em geral (como empréstimos e financiamentos). O seu resultado é distribuído aos sócios e o restante é mantido como reservas de lucros para a empresa.

32  Organizações do Terceiro Setor – compreende as organizações de utilidade pública, sem fins lucrativos, e são criadas por pessoas sem vínculo com o governo, entre elas estão as ONGs (organizações não- governamentais) e outras entidades com fins filantrópicos.

33  Administração Científica tem sua ênfase, de acordo com Lacombe (2003, p. 37), “na divisão do trabalho em tarefas elementares e praticamente indivisíveis e na especialização das pessoas na execução dessas tarefas, visando a obter ganhos de produtividade”.

34  Frederick Winslow Taylor  Na época vigorava um sistema de pagamento por peça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar o pagamento por peça determinado pelos patrões. Esse fato levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse tanto aos patrões como aos empregados.  Em 1895, Taylor apresentou um trabalho que seria a base da Administração Científica, denominado A Pierce-rate sistem, um sistema de pagamento por peça, em que propunha um estudo de quanto tempo levaria para um homem fazer o seu melhor trabalho, completando sua tarefa, e trabalhando o suficiente, assegurando uma remuneração razoável.

35  Seleção científica do trabalhador – tarefas mais comparáveis com sua aptidão e após muito treino.  Tempo-padrão – trabalhador deve atingir, no mínimo, a produção padrão exigida pela empresa.  Plano de incentivo salarial – remuneração proporcional ao número de peças produzidas.  Trabalho em conjunto – interesses dos funcionários (altos salários) e da administração da fábrica (baixo custo de produção) podem ser conciliados.  Gerentes planejam, operários executam – planejamento de responsabilidade da gerência.  Divisão do trabalho – tarefas divididas no maior número possível de subtarefas.  Supervisão – deve ser funcional, especializada por áreas.  Ênfase na eficiência – uma única maneira certa de executar uma tarefa (tempos e movimentos), (FERREIRA et al, 2002, p.16).

36  Em 1916, Fayol publicou o livro “Administração Geral e industrial” (Administration Industrialle et Générale) divulgando suas idéias, que estavam voltadas, ao contrário de Taylor (chão da fábrica), para a alta administração da empresa exigindo de quem a comandasse conhecimentos gerenciais.

37  Segundo Chiavenato (2003), Fayol, em seu livro “Administração Geral e Industrial”, apresenta seis funções básicas que considera essenciais à toda empresa, que são as funções:  · Técnicas – produção de bens ou serviços da empresa;  · Comerciais – compra, venda e troca de bens;  · Financeiras – procura e gerenciamento de capitais;  · Segurança – proteção e preservação de bens;  · Contábeis – inventários, registros, balanços, custos e estatísticas;  · Administrativas – coordenam e comandam as outras cinco, constituindo-se na mais importante.

38  Fayol definiu ainda que, o ato de administrar é composto de cinco atos ou funções administrativas, que devem ter uma seqüência lógica, porque o trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, e desse modo, as funções administrativas de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar faz parte exclusivamente da sua função

39  Princípios Gerais da administração  Divisão do trabalho – especialização das tarefas e das pessoas para aumento da eficiência  Autoridade e Responsabilidade – autoridade é direito de dar ordens e o poder de esperar obediência e responsabilidade é a contrapartida, devendo haver equilíbrio.  Disciplina – estabelecimento das normas de conduta e de trabalho (obediência, comportamento e respeito).  Unidade de comando – cada funcionário recebendo ordens de um superior apenas. Princípio de autoridade única.  Unidade de direção – controle único com objetivo de aplicação de um mesmo plano para um grupo de atividades de mesmo objetivo.  Prevalência de interesses gerais – os interesses gerais devem prevalecer aos interesses individuais.  Remuneração – deve ser eficiente para garantir a satisfação dos funcionários e para a organização em termos de retribuição.

40  Centralização – as atividades cruciais da organização e a autoridade para a sua adoção devem ser centralizadas.  Hierarquia (cadeia escolar) – prioridade para a estrutura hierárquica (escalão mais alto ao mais baixo).  Ordem – mantida a organização, preservar cada pessoa e objeto em seu lugar.  Eqüidade – tratamento das pessoas com benevolência e justiça, não excluindo o rigor, justificando a lealdade e a devoção dos funcionários à empresa.  Estabilidade dos funcionários – a rotatividade excessiva é prejudicial para a eficiência da organização e tem conseqüências negativas sobre o desempenho dos trabalhadores  Iniciativa – capacidade de estabelecer um plano e assegurarseu cumprimento e seu sucesso.  Espírito de equipe – trabalho conjunto facilitado pela união entre equipes, gerando consciência de classes e defesa deseus propósitos.

41  Acerca da Teoria Clássica, críticas freqüentes apontam que a mesmaconsiderava a empresa como um sistema fechado, ou seja, de não manter relações com o meio em que se encontrava, de ter desenvolvido princípios que buscavam explorar os trabalhadores e de chefias com obsessão pelo comando.  Contudo, positivamente, a Teoria Clássica, a partir de seus principais expoentes, Taylor e Fayol, trouxe conhecimentos para as teorias que foram posteriormente desenvolvidas, principalmente em seus aspectos mais estruturais.  As idéias de Taylor e Fayol, para a Teoria Clássica representavam um avanço na forma de encarar a participação do trabalhador no processo produtivo e, algumas das suas conclusões continuam viáveis e com aplicabilidade no processo de produção atual.

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43  Em resumo, pode-se dizer que é o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas, utilizando-se, para tanto, de um instrumento denominado “plano estratégico”.  Em Administração, alguns aportes metodológicos e conceituais têm provado seu valor, ainda que sejam reinventados com a prática ao longo do tempo. A gestão estratégica é um deles. Segundo o dicionário Houaiss, estratégia significa “a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos”. Já o dicionário Michaelis define estratégia simplesmente como “a arte de dirigir coisas complexas”. Ambas as definições conferem um tratamento de “arte” para a imprescindível tarefa de buscar direcionar todo o conjunto de recursos organizacionais - representados nos esforços das pessoas (dons, talentos, interesses e aptidões naturais) e na aplicação dos meios materiais disponíveis para fazer o que a empresa faz - para o alcance de um desejo coletivo quanto ao futuro daquele “grupo de pessoas com um propósito” - que é a própria definição de organização.

44  A Gestão Estratégica na Administração Pública  A área pública tem sido colocada em xeque pela sociedade com relação às respostas que lhes são exigidas. O cidadão-usuário demanda padrões de excelência nos serviços oferecidos, exercendo seu direito de cobrar presteza no atendimento aos anseios sociais e no cumprimento da missão das instituições. Além disso, as organizações públicas não puderam crescer em tamanho o suficiente para acompanhar o ritmo do crescimento populacional do país. O incremento da demanda tanto qualitativa quanto quantitativamente no setor público é fato inegável. Como dar cabo da tarefa de responder adequadamente a esses (quase) novos desafios? Muitas organizações públicas, ao se depararem com a dificuldade de mobilizar seus esforços, direcionando-os para a efetiva melhoria dos serviços oferecidos, têm optado por definir um plano estratégico. Gerir estrategicamente uma organização pública significa, nos dias de hoje, a possibilidade mais tangível, e talvez a única, de atingir os objetivos institucionais pretendidos.

45  O Plano Estratégico  A gestão estratégica trata em primeiro lugar da formulação de estratégias que determinem rumos ou formas de atingir objetivos. Essas estratégias são geralmente reunidas e descritas em um plano estratégico, que, por sua vez, é concebido didaticamente a partir de uma análise de cenários, culminando com a elaboração de uma matriz que elucide ameaças e oportunidades, sob os pontos de vista interno e externo à organização. O plano estratégico será consubstanciado, então, num instrumento esclarecedor quanto: - à missão - para que servimos, qual é nossa razão de ser; - à visão - onde queremos chegar como instituição; - aos valores - quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão; - à estratégia - como faremos para alcançar nossa visão e - aos desdobramentos da estratégia - as grandes ações que precisamos conduzir e que comporão a estratégia, isto é, os objetivos estratégicos. A estratégia deverá desdobrar-se também indicando as competências organizacionais, ou seja, quais são as capacidades que possuímos coletivamente, ou que precisaremos desenvolver, para podermos alcançar nossa visão.

46  O plano estratégico nada mais é do que uma consolidação de ideias, que por si só não produzem resultado algum. Ao contrário, é na implementação dessas ideias que a organização vai obter o melhor da estratégia. É necessário observar também que a estratégia precisa ser constantemente reavaliada e reformulada, pois o processo todo – formulação e implementação – não é construído apenas apoiado em questões concretas, mas é produto de mecanismos altamente complexos. Isso sem falar nas mudanças bruscas nos contextos dentro e fora da organização, imprevisíveis, muitas vezes. Dessa forma, o maior desafio da gestão estratégica está relacionado à sua efetividade prática no alcance dos objetivos organizacionais, isto é, na sua capacidade de movimentar a organização e alinhá-la no sentido da prescrição proposta pelo plano estratégico, com a adaptabilidade que esse processo exige. Como toda função de gestão, isso pressupõe uma dinâmica permanente de planejamento, execução, monitoramento, avaliação, ajustes e reajustes.

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48  Boticário Criar produtos e serviços de beleza e bem-estar, com qualidade, atendendo aos desejos, expectativas e necessidades de nossos clientes, criando com eles uma relação de encantamento e magia. Nestlé Desenvolver as oportunidades de negócios, presentes e futuras, oferecendo ao consumidor produtos alimentícios e serviços de alta qualidade e de valor agregado, a preços competitivos Infraero Atender às necessidades da sociedade relativas à infra-estrutura aeroportuária e aeronáutica, primando pela qualidade, segurança, competitividade e rentabilidade. Mc Donalds Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.

49  Normalmente uma ou mais perguntas das elencadas a seguir devem ser respondidas pela visão:  O que a empresa deseja ser  Onde deseja chegar  Como a empresa será vista  Em que ela deseja se transformar  O que precisa atingir  Santista “Ser uma empresa têxtil líder nas Américas, com presença global, e estreita parceria com grandes companhias mundiais em Jeanswear, Workwear, Varejo e detentoras das principais marcas.”

50 Alguns autores concebem a estratégia como um meio de configurar uma relação futura entre a empresa e o meio envolvente, isto é, planos capazes de antecipar a mudança de modo a fazer face aos desafios do meio envolvente. Neste sentido, estratégia é a determinação dos objectivos básicos de longo prazo (Chandler, 1962); Sistemas de valores externos Sistemas de valores internos Estratégias desejadas Envolvente: oportunidade e ameaças Organização: capacidades e recursos Processo de tomada de decisão Estratégia Escolhida

51  As Estratégias devem ser traçadas baseadas em fatores internos ou externos?  Internos : Análise dos pontos positivos e negativos  Externos: Análise de Conjuntura

52  Realizar análise de conjuntura sobre as oportunidades na área esportiva no espírito santo. (definir a área) – Tema: O Futebol no ES  Contras  Prós  A partir dos pontos contra criar estratégias para resolver o problema.

53  É a sistematização de uma idéia  É feito para vender uma idéia  Anatomia de um Projeto ◦ Folha de Rosto ◦ Apresentação: Histórico, justificativa, ◦ Objetivo: dar enfase aos resiultados esperados ◦ Local: Porque da escolha ◦ Público Alvo: Características e número previsto ◦ Desenvolvimento: Como vai acontecer ◦ Recursos: Humanos, Materiais, Físicos e Financeiros ◦ Cronograma ◦ Anexos

54  Tipo de patrocinio  Foto  Ano  Titulo do Projeto

55  Histórico, justificativa, etc.  (quem, o que, para quem, porque) ◦ Historia de vida e de resultados do atleta ◦ Sobre a modalidade e o evento ◦ Justificativa (midia espontanea, caracterisiticas do esporte, beneficios)

56  O motivo principal para apresentacao daquele projeto. Ex. ◦ Desenvolver o ensino da natação às crianças, jovens e adultos a fim de promover melhoras físicas e de qualidade de vida aos moradores dos prédios de Vitória, consequentemente gerar um hábito saudável e de segurança em meio líquido a partir de aulas orientadas e sistematizadas.

57  Se for um projeto de eventos ◦ Listar do local e a escolha deste espaço, sempre justificando e dando detalhes do espaço ◦ Mapa

58  Para quem  segmentação, estimativa de público e de participantes  Quantas pessoas serão atingidas  É o principal retorno para quem comprará seu projeto  Se for projeto de esportivo de aulas, listar o público e como será dividido a(s) modalidade(s) e horários.

59  Desenvolvimento: ou procedimentos, informa detalhes operacionais (inscrições, premiações e métodos, estratégias, ações e atividades)  Como as aulas acontecerão  Qual a rotina de treinos e competições do atleta

60  Humanos, Materiais, Físicos e Financeiros  N de profissionais envolvidos  Materiais utilizados pelo atleta  Listar necessidades financeiras

61  Cronograma: resumo do antes, durante e depois;  Assinaturas: envolvimento ou parcerias (logo)  Anexos: torna o projeto vivo, cuidado para não colocar material desnecessário.  Avaliação: a equipe, atendimento as expectativas patrocinadores e participantes, problemas e atrasos;

62  Tema atual com identidade regional;  Datas festivas, cívicas e municipais;  Crie boa logomarca;  Adoção de mascote;  Englobar mais de uma modalidade;  Seja criativo;  Agregue idéias a original: shows (complementaridade)  Faça o seu projeto um atrativo para o público e mídia;

63  Garantir retorno para patrocinadores e parcerias em geral;  Promova a cidade sede  Negocie antecipadamente com a mídia  Capriche no material impresso;  Parcerias que agreguem prestígio ao projeto;  Trabalhe com equipes qualificadas;  Dê relevância social ao projeto;

64  Pessoalmente;  Uso de tecnologia;  Destacar informações relevantes;  Argumentação precisa- domínio;  Claro e objetivo;  Não peça por favor, proponha uma parceria;  Saber perfil de quem decide;  Adequar a proposta a verba da empresa;  Acompanhe o trâmite do projeto;

65  efms2014@gmail.com


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