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Disciplina: Comunicação e expressão Profa. Lílian Moreira.

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1 Disciplina: Comunicação e expressão Profa. Lílian Moreira

2 Os defeitos mais frequentes em elaboração de textos costumam estar relacionados à indevida relação entre as ideias. Esses problemas decorrem, principalmente, do uso equivocado de conjunções.

3  Escreva pequenos parágrafos utilizando as seguintes conjunções:  todavia  embora  visto que  a fim de que

4 Quais circunstâncias elas indicam?  todavia: contradição  embora: concessão  visto que: causa  a fim de que: finalidade, objetivo

5 ALGUNS TIPOS DE CONJUNÇÕES  Causais: são aquelas que modificam a oração principal apresentando uma circunstância de causa, isto é, respondem à pergunta "por quê?" feita à oração principal. Exemplos:  Carlos saiu porque precisava. Amadeu não saiu porque estava frio. Nilo Lusa deixou o magistério porquanto sua saúde era precária.  São conjunções causais: porque, que, porquanto, visto que, por isso que, como, visto como, uma vez que, já que, pois que.

6  2ª. Comparativas: são aquelas que introduzem o segundo termo de uma comparação. Exemplos:  Marisa é tão boa digitadora quanto Teresa "A preguiça gasta a vida como a ferrugem consome o ferro.“  São conjunções comparativas: como, mais do que, assim como, bem como, que nem (como), tanto quanto.

7  3ª. Consecutivas: são aquelas que iniciam orações que exprimem consequência. Exemplos:  Otávio bebia tanto que morreu afogado no seu próprio vômito. Faça seu trabalho de tal modo que não venha a lastimar-se do resultado que dele possa advir.  São conjunções consecutivas: (tanto) que, (tão) que, (de tal forma) que.

8  4ª. Concessivas: são aquelas que exprimem um fato que se concede, que se admite, em oposição a outro. Exemplos:  Ainda que faça frio, o jogo realizará. Cristiano foi ao parque, embora estivesse chovendo. Por muito que eu estude, não entendo a matéria.  São conjunções concessivas: embora, posto que, se bem que, ainda que, sempre que, desde que, conquanto, mesmo que, por pouco que, por muito que.

9  5ª. Condicionais: são aquelas que se caracterizam por transmitir ideias de condição. Exemplos:  Se o filme for ruim, sairei do cinema. Caso tivesse realizado as obras necessárias, não teria perdido a eleição.  São conjunções condicionais: se, salvo se, senão, caso, desde que, exceto se, contanto que, a menos que, sem que, uma vez que, sempre que.

10  6ª. Conformativas: são aquelas que indicam o modo como ocorreu a ação. Exemplos:  Conforme as últimas notícias, o mundo corre risco de uma guerra generalizada. Realizei seus desejos como você me havia sugerido. Escrevi carta burocrática, segundo o estilo oficial estabelece.  São conjunções conformativas: como, conforme, segundo, consoante. 7ª. Finais: são aquelas que indicam o fim ou finalidade à oração principal. Exemplos: É preciso que haja políticos de concepções liberais extremadas para que os conservadores não reduzam os homens a títeres. Antônio Carlos falou baixinho a fim de que não fosse percebida sua revolta.

11  7ª. Finais: são aquelas que indicam finalidade. Exemplos:  É preciso que haja políticos de concepções liberais extremadas para que os conservadores não reduzam os homens a títeres. Antônio Carlos falou baixinho a fim de que não fosse percebida sua revolta.  São conjunções finais: para que, a fim de que, que (para que).

12  8ª. Proporcionais: são aquelas que transmitem ideia de proporcionalidade. Exemplos:  À proporção que o tempo passa, a agonia recrudesce. O barulho de algazarra aumenta à medida que se aproxima das crianças.  São conjunções proporcionais: à medida que, à proporção que, ao passo que.

13  9ª. Temporais: são aquelas que indicam relação de tempo. Exemplos:  Enquanto leio poesia, recupero o equilíbrio emocional. Cada vez que eu penso, te sinto, te vejo...  São conjunções temporais: quando, enquanto, agora que, logo que, desde que, assim que, tanto que, apenas, antes que, até que, sempre que, depois que, cada vez que.

14 EXERCÍCIOS  1- CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES DESTACADAS: a. “Ficou ali, até que as sombras foram tomando conta das coisas”.  b. À proporção que a escavação descia, a unidade ia-se acabando aos poucos. c. Como não sabia falar direito, ia balbuciando expressões complicadas. d. Como estava triste, isolou-se do grupo. e. Tudo saiu conforme havíamos previsto. f. O lavrador volta para casa quando o sol se põe. g. Mentiram para mim, como pude constatar. h. Semeie hoje para que colha bons frutos no amanhã.

15  2. “Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu autossuficiência na produção de bens como papel- imprensa (...)”. A oração grifada no período acima tem valor: a) condicional; b) conclusivo; c) concessivo; d) conformativo; e) causal.

16  4. No período - “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre ideia de proporção. Assinale a opção em que tal ideia NÃO ocorre:  a) quanto mais leio este autor menos o entendo; b) choveu tanto, que não pudemos sair; c) à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior; d) quanto menos vontade, mais negligência; e) quanto mais se lê, mais se aprende.


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