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Ética e Responsabilidade Social Empresarial

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Apresentação em tema: "Ética e Responsabilidade Social Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Ética e Responsabilidade Social Empresarial
Prof. Patrícia B. Prezotti Bomfim

2 Responsabilidade Social Empresarial
Para Srour (2000), uma empresa socialmente responsável é aquela que mostra pronta disposição para aceitar as conseqüências de seus atos e apresenta senso de obrigação tanto para com o seu público interno (os seus trabalhadores) quanto para com a comunidade externa. O autor define empresa responsável como aquela em que a sociedade pode confiar, que tem postura ética.

3 Responsabilidade Social Empresarial
Para Oded Grajew, líder empresarial do Instituto Ethos, a RSE envolve a ética em todas as atitudes das organizações e nas relações com seus diversos stakeholders – funcionários, fornecedores, clientes, mercado, governo, meio ambiente e comunidade. Grajew salienta que “ética não é discurso”, deve se traduzir em ação concreta na hora de escolher produtos, processos de fabricação e a política de Recursos Humanos.

4 A nova concepção de Responsabilidade Social
A empresa não pode mais olhar somente para dentro de si, mas necessita de uma visão ampla, assumindo sua parcela de  responsabilidade para com os problemas sociais.

5 Cada vez mais pessoas e empresas preocupam-se com os problemas sociais e ambientais, atingindo um público que envolve acionistas, funcionários, fornecedores em geral, consumidores, comunidades e o próprio governo.

6 Para que uma organização seja realmente Socialmente Responsável é preciso que ela entenda a profundidade da nova realidade. Melo Neto (1999,p.78) enumera sete vetores da Responsabilidade Social de uma empresa: Apoio ao desenvolvimento da comunidade onde atua; Preservação do meio ambiente; Investimento no bem-estar dos funcionários e seus dependentes e num ambiente de trabalho agradável; Comunicações transparentes; Retorno aos acionistas; Sinergia com os parceiros; Satisfação dos clientes e/ou consumidores.

7 Relações de Trabalho e Responsabilidade Social Empresarial
O exercício da responsabilidade social interna focaliza o público-interno da empresa, ou seja, seus empregados. Principais ações desenvolvidas pelas empresas: Investimentos no bem-estar dos empregados e seus dependentes: respeito aos direitos trabalhistas, preservação da privacidade pessoal, liberdade de expressão em defesa dos seus direitos, programas de remuneração e participação nos resultados, assistência médica, social, odontológica, alimentar e de transporte; Investimentos na qualificação dos empregados: programas internos de treinamento e capacitação; programas de financiamento de cursos externos, regulares ou não, realizados por seus funcionários com vistas à sua maior qualificação profissional e/ou obtenção de escolaridade mínima.

8 A responsabilidade social interna
Segundo Vergara e Branco (2001:22), empresa socialmente responsável é sinônimo de empresa “humanizada”, ou seja, “é aquela que está voltada para seus funcionários e/ou para o ambiente, procurando agregar outros valores além de somente a maximização dos lucros e do retorno para os acionistas”. Para os autores, a empresa humanizada realiza ações que promovem a melhoria da qualidade de vida no trabalho, além do cumprimento de suas obrigações trabalhistas. Para Cheibub e Locke (2002:290), uma empresa socialmente responsável, do ponto de vista interno, é uma empresa “boa empregadora”, ou seja, uma empresa que assegura uma atmosfera de justiça nas relações de trabalho, trata seus trabalhadores como pessoas morais, dignas de respeito e consideração e pagam salários que permitam condições de vida razoáveis.

9 Para Srour (2000), uma empresa socialmente responsável é aquela que mostra pronta disposição para aceitar as conseqüências de seus atos e apresenta senso de obrigação tanto para com o seu público interno (os seus trabalhadores) quanto para com a comunidade externa. O autor define empresa responsável como aquela em que a sociedade pode confiar, que tem postura ética.

10 Ética Segundo Motta (1984) ética é como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

11 Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. 

12 Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética
Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética. Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

13 Ética Organizacional Percebe-se que as organizações que estão envolvidas com as ações de responsabilidade social têm apresentado uma visão ética apurada, tornando-se cada vez mais freqüente suas preocupações em relação às atitudes em geral. MAXIMIANO (2000, p. 445) relata que códigos de ética são conjuntos de normas de conduta que oferecem diretrizes para decisões entre o certo e o errado. Ética é a base da responsabilidade social e se expressa por meio dos princípios e valores adotados pela organização. A atuação baseada em princípios éticos elevados e a busca de qualidade nas relações são manifestações da responsabilidade social empresarial. É necessário dar transparência ao negócio, pois é cada vez maior a exigência da adoção de padrões de condutaética que valorizem o ser humano, a sociedade e o meio ambiente.

14 Ética empresarial x indivíduo
A empresa precisa desenvolver internamente pessoas que sejam socialmente responsáveis. Somente contando com pessoas capazes de pensar e agir desta forma, pode-se desenvolver internamente a cultura da responsabilidade social e fazer com que esta transcenda os limites da empresa. O empregado é capaz de contribuir espontaneamente para a organização quando estimulado por iniciativas da empresa que suplantem o campo formal e legislativo ou, em outras palavras, o da relação de troca econômica.

15 Ética empresarial x indivíduo
“Está faltando investir junto ao segmento mais importante:  os colaboradores da empresa. É preciso investir no desenvolvimento da consciência ética junto às pessoas que trabalham na empresa e que são, portanto, as pessoas que a representam. Uma empresa só será realmente ética se contar com o trabalho de pessoas comprometidas com a ética. Afinal, são as decisões e atitudes de cada colaborador que constroem a história e que dão vida à empresa”. Márcia Cristina Gonçalves de Souza

16 Ética empresarial x indivíduo
A concepção pessoal de cada colaborador, pode variar conforme a formação, a cultura, o caráter e as vivências individuais. A ética é flexível, portanto, pode variar conforme a cultura, a origem, a vivência e o ponto de vista de cada indivíduo. Sendo assim, diferentes interpretações de conteúdo e análises de situações cotidianas do trabalho, comumente dão origem a decisões não alinhadas com o ideal de comportamento ético percebido pela direção.

17 Ética empresarial x indivíduo
Atitudes impensadas podem gerar grandes prejuízos, destruir a reputação da empresa e/ou a carreira do empregado. Portanto, é recomendável e justo que as empresas procurem reduzir esse risco dando oportunidade a seus colaboradores de conhecer a cultura corporativa desde o momento da admissão no emprego. Embora seja praticamente impossível controlar a conduta ética de cada colaborador, é fundamental esclarecê-los a respeito da linha de conduta considerada adequada pela empresa. Trata-se, inclusive, de uma atitude de lealdade da administração para com seus colaboradores, já que é justo que eles sejam alertados de forma clara, consistente e contínua sobre os tipos de conduta serão ou não aceitos, impedindo assim que haja erros provocados por desconhecimento, por desinformação e, até mesmo, por ingenuidade.

18 Hoje, é fácil perceber que condutas antiéticas são praticadas no cotidiano das empresas e são aceitas com certa tranquilidade. Práticas desleais, conflitos de interesse, assédio moral e tantas outras condutas equivocadas são percebidas pelas equipes, mas permanecem impunes. Muitas vezes ficam restritas às conversas de corredor porque as pessoas não encontram um canal de denúncias ou não se sentem seguras para fazer essas denúncias.

19 Processo Sócio-Ambiental
As diversas ações de natureza sócio- ambiental (no sentido amplo) que abrangem uma gama enorme de processos nunca deveriam ultrapassar os muros da empresa, antes de terem sido asseguradas, internamente, boas condições de trabalho, quer na área de saúde e segurança, quer no que tange à disponibilização das ferramentas, equipamentos e locais necessários e adequados, assim como na implementação de um ambiente emocionalmente saudável, onde imperam o respeito pelas e entre as pessoas, com lideranças comprometidas com o desenvolvimento de suas equipes, administrando os conflitos de forma positiva, buscando continuamente um ambiente que propicie a troca de idéias, a diversidade e o bom relacionamento. Esse processo refere-se a Gestão do Clima Interno / Qualidade de Vida.

20 A Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social são atualmente condicionadas pela pressão de regulamentações e pela busca de melhor reputação perante a sociedade, que está reconhecendo a responsabilidade ambiental e social como valor permanente, consideradas fatores de avaliação e indicadores de preferência para investidores e consumidores. Os investimentos destinados a Gestão Ambiental e a consciência da Responsabilidade Social pelas empresas são aspectos que fortalecem a imagem positiva das organizações diante dos mercados em que atuam, dos seus colaboradores, concorrentes e fornecedores.

21 A busca da responsabilidade social corporativa tem as seguintes características:
É plural - Empresas não devem satisfações apenas aos seus acionistas. Muito pelo contrário, deve prestar contas aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não-governamental e ambiental e, por fim, às comunidades com que opera. Empresas só têm a ganhar na inclusão de novos parceiros sociais em seus processos decisórios. Um diálogo mais participativo não apenas representa uma mudança de comportamento da empresa, mas também significa maior legitimidade social.

22 A busca da responsabilidade social corporativa tem as seguintes características:
É distributiva - A responsabilidade social nos negócios é um conceito que se aplica a toda a cadeia produtiva. Não somente o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais ou sociais, mas o conceito é de interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como consumidores, empresas também são responsáveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus códigos de ética aos produtos e serviços usados ao longo de seus processos produtivos.

23 A busca da responsabilidade social corporativa tem as seguintes características:
É sustentável - Responsabilidade social anda de mãos dadas com o conceito de desenvolvimento sustentável. Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade, não só garante a não escassez de recursos, mas também amplia o conceito a uma escala mais ampla. O desenvolvimento sustentável não só se refere ao ambiente, mas por via do fortalecimento de parcerias duráveis, promove a imagem da empresa como um todo e por fim leva ao crescimento orientado. Uma postura sustentável é por natureza preventiva e possibilita a prevenção de riscos futuros, como impactos ambientais ou processos judiciais.

24 A busca da responsabilidade social corporativa tem as seguintes características:
É transparente - A globalização traz consigo demandas por transparência. Empresas são gradualmente obrigadas a divulgar sua performance social e ambiental, os impactos de suas atividades e as medidas tomadas para prevenção ou compensação de acidentes. Nesse sentido, empresas serão obrigadas a publicar relatórios anuais, onde sua performance é aferida nas mais diferentes modalidades possíveis. Muitas empresas já o fazem em caráter voluntário, mas muitos prevêem que relatórios sócio-ambientais serão compulsórios num futuro próximo.

25 A função social e ambiental da organização reside em colaborar para o desenvolvimento das pessoas e da comunidade de maneira responsável, pois de nada adianta ser uma ilha de prosperidade no meio de um oceano de pobreza.

26 O processo externo, comumente chamado de Responsabilidade Social, que visa o desenvolvimento da comunidade onde a empresa atua, vem se tornando, também, uma das prioridades do profissional de RH. Entende-se que a sociedade não mais tolerará o egocentrismo de algumas organizações que se constituem em ilhas de excelência cercadas por comunidades carentes, violentas, sem consciência ambiental e sem recursos de qualquer natureza para mudar o status quo. Essas organizações terão que ajudar essas comunidades, de diversas formas, a encontrar mecanismos que possam alavancar seu desenvolvimento sustentável, uma vez que sozinhas elas não terão essa capacidade, ou levarão muito tempo para sair da inércia.

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28 A gestão sócio ambiental é o caminho para as organizações que decidiram assumir responsabilidade social e adotar as melhores práticas para tornar mais sustentáveis seus processos produtivos. As crescentes restrições dos mercados exigentes e as aparentes ameaças da legislação ambiental podem ser fonte de maior competitividade, de inovação, de implementação de novas técnicas de gestão e melhoria de processos, de produtos e serviços. Porém, como é possivel conciliar sustentabilidade econômica com sustentabilidade social e ambiental?

29 "As vezes como seres humanos imperfeitos achamos que tudo é valido para alcançarmos nossos desejos e chegar ao Sucesso".

30 “Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos  filhos... 
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?” Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...

31 Não existe uma receita universal, pronta e completamente eficaz para resolver as questões éticas. Eis algumas estratégias: Não faça nada que não possa assumir em público. Avalie detalhadamente os valores da sua empresa. Certifique-se de eles combinam com os seus. Trabalhe sempre com base em fatos. Não julgue baseando-se em suposições. Avalie os riscos de cada decisão que tomar. Meça, cuidadosamente, as conseqüências do seu ato em relação a todos os envolvidos. Uma empresa ética exige não apenas produtos e serviços de qualidade, mas também de conteúdo ético: recolher impostos, remunerar dignamente, preservar a ecologia, o meio ambiente, interagir com lealdade e participar da comunidade. Trabalhe bem com os temas polêmicos: todas as promessas ao cliente com relação a atendimento e prazos, inclusive as mais informais, devem ser rigorosamente cumpridas. Evite rivalidades. É necessário cultivar boas relações dentro e fora das equipes. Nunca se esqueça que ninguém negocia com empresas, mas com as pessoas das empresas. O caráter da empresa é o caráter que seus empregados têm.

32 Zele pelo bom nome dos colegas. Varra de sua vida a fofoca.
Evite clientelismos, privilégios e deixar vazar informações. Também é ético assegurar-se de que as informações foram claras, completas, transparentes e bem recebidas pelo outro. Planeje suas ausências no ambiente de trabalho, sempre que possível, de modo a permitir fluxo normal das responsabilidades. Demonstre interesse pelo próprio desenvolvimento, participando de reuniões, encontros e eventos de formação, treinamento e desenvolvimento. Seja pontual em termos do horário de trabalho. Observe políticas, normas e procedimentos. Zele pelo bom nome da empresa. Comunique-se, relacione-se, aja de forma irrepreensível, dentro e fora da organização. Aja de modo participativo, compartilhado, de modo que um problema em qualquer ponto da organização seja responsabilidade de todos e de cada um. Tenha moral elevado e contribua para manutenção do clima de trabalho em alto nível. Zele pelo bom nome dos colegas. Varra de sua vida a fofoca. Não se omita. Assuma seus erros. Quando perceber alguma coisa errada, procure ajudar a consertar. Informações confidenciais não devem sair da empresa em hipótese alguma. Sonia Jordão

33 “Ser e manter-se um profissional ético não é fácil de administrar, principalmente para nós brasileiros que fomos criados sob a ética da lei de Gerson, do jeitinho, da vantagem acima de tudo. Socialmente aprendemos que é preciso fazer o correto, mas na informalidade impera a idéia de que não há nada de errado em levar vantagem. Há corruptos em outros lugares do mundo, mas no Brasil pequenos delitos são apoiados e até elogiados por amigos e pela família. Agir eticamente sempre foi e será uma decisão pessoal. Nunca se esqueça, porém, de que esse costuma ser um caminho sem volta. Para o bem ou para o mal”. Sonia Jordão


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